Assim como as embaixadas da Bélgica e dos Estados Unidos, que suspenderam as entrevistas para concessão de vistos, a Embaixada da França em Brasília informa a limitação drástica de serviços a partir desta terça-feira (17/03) por causa do novo coronavírus. A emissão de todos os tipos de vistos está suspensa pelo governo francês no mundo inteiro. A medida vale também para os pedidos já feitos e para os quais havia hora marcada.
O consulado francês no Setor de Embaixadas Sul só funciona com agendamento prévio. No local, a temperatura corporal dos visitantes é controlada na entrada. Independentemente da nacionalidade, quem apresentar sintomas característicos do Covid-19 (tosse, corrimento nasal, dificuldades respiratórias, febre) não pode entrar.
Já estão provisoriamente suspensos os serviços constantes na lista abaixo (a qual poderá ser acrescida de outras atividades), exceto em caso de urgência:
Inscrição presencial no Registro dos Franceses Estabelecidos Fora da França;
Declaração de eventos de caráter civil (reconhecimentos, nascimentos, casamentos, falecimentos);
Pedido de nacionalidade francesa;
Emissão de certificado de habilitação para casamento;
Assinatura de atestados de vida;
Pedido de emissão de certificados/atestados diversos;
Esta decisão refere-se a todos os pedidos de visto (vistos Schengen de curta duração, vistos de longa duração para a França, vistos para os territórios ultramarinos franceses). A suspensão também se aplica às solicitações já feitas e àquelas com atendimento agendado.
https://france-visas.gouv.fr/web/france-visas/information-coronavirus