A Embaixada da Espanha no Líbano içou nesta sexta-feira (17) a bandeira arco-íris que representa o grupo LGTBI por causa do Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, em um país que mantém uma lei para punir as relações “contra a natureza”, usada para perseguir e discriminar homossexuais.
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Não importa quem você é ou quem ama: a justiça e a proteção devem ser aplicados a todos”, afirmou hoje a embaixada espanhola na sua conta oficial do Twitter, mostrando a bandeira arco-íris ondeando junto à espanhola.
“Mas no mundo todo, as lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais (LGBTI) enfrentam discriminação e violência”, acrescentou o texto.
O Líbano, da mesma forma que muitos países no mundo, mantém uma lei que criminaliza as relações “contra a natureza”, que foi usada durante anos para perseguir grupos vulneráveis no país, como as mulheres transgênero, homossexuais e inclusive refugiados sírios, segundo denunciaram várias ONGs.