Após Kremlin confirmar reunião, Donald Trump cancela encontro com Vladimir Putin no G20. Motivo é a escalada da crise entre Rússia e Ucrânia na Crimeia. Segundo presidente dos EUA, militares ucranianos ainda não foram devolvidos ao país.
Por G1
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou nesta quinta-feira (29) o encontro marcado com o russo Vladimir Putin. O motivo, segundo o norte-americano, é a continuidade da crise entre Rússia e Ucrânia na região da Crimeia.
Pelo Twitter, Trump justificou o cancelamento porque os militares e os navios ucranianos ainda não foram soltos pela Rússia. “Baseado no fato de que os navios e os marinheiros [ucranianos] não retornaram da Rússia para a Ucrânia, eu decidi que seria melhor a todas as partes envolvidas cancelar o encontro anteriormente agendado na Argentina com o presidente Vladimir Putin. Espero ter um importante encontro novamente assim que a situação seja resolvida”, tuitou Trump.
Os dois chefes de estado tinham uma reunião marcada em Buenos Aires, Argentina, durante a cúpula do G20. Trump havia ameaçado cancelar o compromisso em entrevista ao jornal “The Washington Post”, na terça-feira. No entanto, Putin confirmou, nesta quinta, que o encontro ocorreria.
Segundo a agência russa Interfax, Putin não recebeu nenhum comunicado oficial sobre o cancelamento da reunião. Um porta-voz disse que o presidente da Rússia só soube da posição de Trump “pelo Twitter e pela imprensa”.
Ainda de acordo com a Interfax, o porta-voz do Kremlin disse que Putin estava a caminho da Argentina nesta tarde e “terá algumas horas a mais para encontros úteis” por causa do cancelamento.