O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (10) que os recentes testes de armas da Coreia do Norte não constituem uma ruptura na relação de “confiança” com Pyongyang.
“Não considero que foi uma ruptura da confiança. Em algum ponto poderá ser, mas neste momento, não”, disse Trump em entrevista ao site especializado Politico.
A Coreia do Norte testou nesta semana projéteis que, segundo o regime de Kim Jong-un, são de longo alcance. Dias antes, os militares norte-coreanos haviam feito outro teste balístico, que acredita-se ter sido com armas de alcance menor.
Na quinta-feira, Trump disse não acreditar que a Coreia do Norte esteja pronta para negociar com os norte-americanos
“Estamos olhando para isso de maneira muito séria agora. Eles eram mísseis menores, de alcance médio. Ninguém está feliz, mas estamos olhando bem e veremos. A relação continua”, disse, na ocasião.
Desgaste entre Kim e Trump
As relações entre os dois países piorou depois que a segunda cúpula entre os dois países, em fevereiro, terminou sem acordo. Os dois lados disseram que as condições propostas por ambos os líderes não eram suficientes para a assinatura de um tratado.
Os EUA dizem que só vão retirar as sanções impostas à Coreia do Norte quando o país desmantelar todo o programa nuclear. O regime de Kim, no entanto, não se satisfez com as condições.