Em toda a África, os governos inclusivos da Zâmbia tomaram a iniciativa de aumentar a participação das mulheres na governança e em outros órgãos de tomada de decisão. A Zâmbia fez progressos no sentido de aumentar a representação das mulheres em cargos de tomada de decisão, um movimento que é altamente elogiado por muitas partes interessadas.
As mulheres na Zâmbia continuaram a desempenhar um papel importante, particularmente quando se trata de participação na tomada de decisões nos setores público e privado, e o governo da Zâmbia tem apoiado mulheres que desejam estar à altura e ocupar cargos mais elevados que também incluem políticos escritórios.
O governo da Zâmbia permitiu que as mulheres ocupassem cargos influentes que auxiliam no funcionamento da economia. O Dia Internacional da Mulher deste ano está sendo comemorado com o tema “Mulheres na Liderança: Alcançando um futuro igual em um mundo COVID -19”, o tema deve ser lembrado a todos mulher lá fora, que eles podem fazer a diferença em todos os níveis da vida, mesmo quando o mundo está lutando com a pandemia do CoronaVirus.
O Dia Internacional da Mulher deve comemorar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres com o foco global nas áreas que requerem mais ações. Deve haver oportunidades para amplificar as vozes das mulheres em contextos onde elas geralmente não são ouvidas. Na realidade, o desequilíbrio de gênero contribui para a falta de políticas e operações que reflitam com precisão as necessidades de uma gama diversificada de mulheres; embora isso esteja melhorando, a taxa é extremamente lenta.
O Dia Internacional da Mulher deve, portanto, fornecer o espaço tão necessário para garantir que as vozes das mulheres sejam ouvidas, celebradas e construir oportunidades duradouras e melhorar seu envolvimento em todos os níveis.
Na Zâmbia, a participação de homens e mulheres em cargos públicos e governação, desde a reintrodução da política multipartidária e da democracia em 1991, o Governo tem dado muitos passos para aumentar a participação das mulheres na política e outras esferas da vida. Um exemplo é a criação do Ministério de Gênero e Desenvolvimento Infantil. Além disso, tem havido um aumento no número de Organizações Não Governamentais que foram formadas para defender a causa das mulheres na Zâmbia.
As mulheres devem começar identificando qualquer preconceito inconsciente e barreiras à progressão e encontrando soluções positivas que ajudem a construir locais de trabalho amigáveis para as pessoas que apoiem ambos os sexos para prosperar. O início da exploração do pipeline de talentos deve começar por acreditar que você pode fazer isso.
Feliz Dia Internacional da Mulher!
Alfreda Kansembe Mwamba é mbaixador da Zâmbia no Brasil