• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 27 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Eventos

Dia internacional contra a corrupção

por Liz Elaine
11 de dezembro de 2019
em Eventos
Tempo de Leitura: 4 mins
A A

 Súsan Faria

 A data de 09 de dezembro é lembrada como Dia Internacional Contra a Corrupção. Para marcar essa ocasião, os embaixadores da Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia convidaram jornalistas e parceiros no Brasil para um café da manhã, oportunidade em que explicaram sobre o assunto nos países Nórdicos. Os diplomatas também expuseram o trabalho que desenvolvem em prol do combate à corrupção e pela transparência em conjunto com a sociedade e o governo do Brasil, por meio do projeto Diálogos Nórdicos. O encontro se realizou na sede da embaixada da Dinamarca, em Brasília.

Há três anos nasceu Os Diálogos Nórdicos, conceito plurianual, a cada ano focado em um tema.  Em 2018, foi igualdade dos gêneros; este ano, transparência; e em 2020, será a sustentabilidade. “São temas que refletem nossos valores e também necessidades que existem no Brasil”, explicou o embaixador da Dinamarca, Nicolai Prytz. Segundo ele, são muitas explicações para definir porque o índice de corrupção é tão baixo e a transparência é tão grande nos países nórdicos. A seu ver, tem muito a ver com a história, a antropologia, a sociologia na região. “Para mim, o que é central é a confiança, o tipo de contrato existente entre os cidadãos e entre a população e as instituições. Uma cultura que foi fomentando ao longo do tempo”, disse.

Nicolai Prytz afirmou que é importante compartilhar conhecimentos e experiências de seu país com os brasileiros, mas que não desconhece o fato de a Dinamarca ter apenas 5,6 milhões de habitantes, bem diferente dos mais de 200 milhões de pessoas do Brasil. “Podemos inspirar”, comentou.

Na opinião do embaixador da Noruega, Nils Martin Gunneng, confiança é a palavra-chave. “Em Oslo, temos uma Secretaria para cuidar desse tema. Temos um web site onde se vê todos os números relativos a petróleo. A Lei é válida para todos”, explicou, lembrando que mesmo assim há problemas de corrupção em pequena escala. Afirmou que o governo federal da Noruega interage com os governos municipais para que denunciem corrupção e no sentido de que ética que se deve seguir. “Se alguma empresa norueguesa estiver fazendo algo ilegal no Brasil, ela vai ser processada na Noruega. Não se pode fazer diferente aqui do que se faz lá”, explicou.

Já o embaixador da Finlândia, Jouko Leinonen, lembrou que seu país é considerado o mais feliz do mundo e destacou a importância dos ombudsmen e de se ter dados para se provar o que se faz. Afirmou que os finlandeses confiam no governo, no legislativo, na polícia, na justiça, nas autoridades e na mídia, inclusive. Depois de Singapura, os finlandeses são os que mais confiam na polícia. “É importante educar e formar a população, em todos as escolas há leitura das mídias, com visão crítica”. Disse que os dados financeiros e de fiscalização chegam às pessoas. “É normal, todos os anos, chegam os dados das pessoas públicas, o que ganharam no ano”.

Recém-chegada ao Brasil, a embaixadora da Suécia, Johanna Brismar Skoog, destacou as similaridades entre os países nórdicos e a importância ali da transparência, da democracia e das condições de oportunidades. Na avaliação da coordenadora da Unidade de Governança e Paz do Programa das nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Moema Freire, a corrupção é barreira para o desenvolvimento. “O Pnud apoia e dissemina boas práticas de transparência”, disse, lembrando que o volume de recursos que vai para a corrupção supera o destinado ao desenvolvimento.

O Pnud desenvolveu – junto com os países nórdicos – concurso para realização de um game virtual que promove cultura da integridade. O game será lançado no próximo dia 13 e março próximo o jogo será público, como educação e mudança de cultura. “É uma nova fronteira onde podemos atuar”, explicou Moema Freire.

Também presente ao encontro na embaixada da Dinamarca, o diretor Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão, entidade com mais de 30 anos de existência e hoje presente em 110 países.  Segundo ele, os desafios vêm muito da radicalização das disputas políticas e da polarização exacerbada, que o tema corrupção provoca no Brasil. Contudo, explicou que a sociedade brasileira acredita na luta contra a corrupção e está engajada no tema, “com potencial gigantesco e duradouro no combate à corrupção”. Já os níveis de confiança dos brasileiros nas instituições  – de acordo com pesquisas analisadas – estão entre os mais baixos. “Temos uma população altamente mobilizada no combate à corrupção, mas que acredita cada vez menos nos papéis das instituições. Uma combinação perigosa, que proporciona soluções autoritárias, populistas para o combate no setor”, comentou.

 A data – O Dia Internacional Contra a Corrupção remete à data em que o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em 2003, na cidade mexicana de Mérida. Os países nórdicos compartilham valores, como a confiança, a equidade e a abertura ao diálogo, que estão associados com melhor segurança pública e baixos níveis de corrupção tanto no setor privado quanto no público. A região – que tem um passado relativamente pacífico dentro do contexto europeu – está no patamar mais alto de confiança no mundo.

Na Dinamarca, existe desde 2011 o Festival de Democracia (Folkemoedet), anualmente, em meados de junho, na ilha de Bornholm, no mar Báltico. Por quatro dias, mais de 100 mil dinamarqueses (populares, políticos, formadores de opinião, coluntários de ONGs e empresários) se reúnem para discutir e aprender mais sobre política e democracia.

Notícia Anterior

Planetário de Brasília

Próxima Notícia

Catar em festa

Notícias Relacionadas

Eventos

Dia da África: Brasil amplia agenda de integração com o continente

26 de maio de 2026
Eventos

Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Brasília

25 de maio de 2026
Eventos

Escola militar promove a “Feira das Nações 2026”

25 de maio de 2026
Próxima Notícia

Catar em festa

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Embaixador do Japão é condecorado em Goiás - Nog Embaixador do Japão é condecorado em Goiás -

Noguchi Yasushi recebe medalha da assembleia legislativa do estado

O embaixador Noguchi Yasushi foi agraciado, no último sábado (23/5), com a Medalha de Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), a mais alta honraria concedida pela casa.

A medalha foi entregue pelas mãos do Deputado Estadual Delegado Eduardo Prado, autor da proposta da homenagem. O tributo é um reconhecimento da ALEGO às relevantes missões internacionais realizadas pelo embaixador e sua expressiva atuação no fortalecimento das relações bilaterais entre Japão e Brasil.

Na mesma cerimônia, a ALEGO também concedeu a medalha de mérito à Ricardo Shimabukuro, presidente da Associação Nipo Brasileira de Goiás (ANBG), além de prestar homenagem a 120 pessoas ligadas à entidade, que completa 70 an...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embaixador-do-japao-e-condecorado-em-goias/

#ALEGRO #Câmara #Condecoração #Goiás #Japão #legislativa #Medalha #NoguchiYasushi
Embrapa Agroenergia, 20 anos de ciência para a bio Embrapa Agroenergia, 20 anos de ciência para a bioeconomia -

Avançam as interfaces da produção agropecuária com outros setores da economia, exigindo novas abordagens científicas, maior integração de conhecimentos e arranjos institucionais mais complexos 

Maurício Antônio Lopes — pesquisador e ex-presidente da Embrapa

A trajetória da pesquisa agropecuária no Brasil é, em grande medida, uma história de sucesso construída a partir do enfrentamento aos desafios agronômicos típicos dos sistemas de produção vegetal e animal. Ao longo de décadas, ganhos expressivos de produtividade e eficiência foram alcançados com base no domínio de fatores como solo, clima, genética e manejo. Esse processo estruturou uma agricultura altamente competitiva em ambientes tropicais e projetou o Brasil como referência internacional em agricultura tropical, com contribuição relevante para a segurança alimen...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embrapa-agroenergia-20-anos-de-ciencia-para-a-bioeconomia/

#agroenergia #agropecuária #Bioeconomia #Ciência #Economia #Embrapa #MaurícioAntônioLopes
Brasil e Líbano ampliam trocas comerciais - No a Brasil e Líbano ampliam trocas comerciais -

No acumulado deste ano, tanto exportações quanto importações estão em crescimento em relação a 2025. Corrente de comércio soma US$ 171 milhões.

Exportações e importações do Brasil com o Líbano registram expansão entre janeiro e abril deste ano em comparação com o mesmo período de 2025. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) organizados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, nos quatro primeiros meses do ano, o Brasil exportou US$ 170,8 milhões ao Líbano, em alta de 8,1% na comparação com os quatro primeiros meses do ano passado.

As importações somam US$ 842 milhões, em alta de 39,2%. O saldo é superavitário ao Brasil em US$ 169,9 milhões e a corrente de comércio soma US$ 171,6 milhões.

Os principais prod...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/brasil-e-libano-ampliam-trocas-comerciais/

#Brasil #comércio #Exportação #importação #Líbano
Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na pecuária com o Brasil -

Embaixador Bolat Nussupov se reúne em ministério para negociar implementação prática de acordo bilateral

O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, e o Secretário de Cooperação Ministério de Agricultura e Pecuária, Augusto Billy, se reuniram, nesta terça-feira (26), tendo como ponto principal do encontro as negociações da implementação prática do Memorando de Entendimento e Cooperação na área de agricultura e pecuária. O documento foi assinado em 11 de maio deste ano em Astana, entre o Ministério da Agricultura do Cazaquistão e o Ministério Federal da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Nussopov e Billy discutiram as possibilidades de criação, entre os dois países, de um Grupo de Trabalho conjunto, composto por representantes dos ministérios e órgãos competentes de ambos os países, bem como de associaçõe...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/cazaquistao-discute-questoes-de-cooperacao-nas-areas-da-agricultura-e-da-pecuaria/

#Agricultura #BolatNussupov #Brasil #Cazaquistão #Embaixador #ministério #Pecuária #secretário
Dia da África: Brasil amplia agenda de integração Dia da África: Brasil amplia agenda de integração com o continente -

País faz acordos com Angola, Nigéria, Moçambique e África do Sul

Esta segunda-feira (25) marca o Dia da África, continente com o qual o Brasil tem intensificado as relações no atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O movimento faz parte de um esforço para diversificar os parceiros comerciais, além de reforçar laços culturais, diplomáticos, científicos e históricos com os africanos.

Lula fez sete viagens à África na atual gestão, sendo duas à África do Sul, além de Angola, São Tomé e Príncipe, Egito, Etiópia e Moçambique. Nos últimos três anos, o Brasil tem firmado acordos com países africanos em áreas como agricultura, aviação civil, defesa, saúde, educação, turismo, entre outros.

Pelo outro lado, Lula recebeu neste mandato, em Brasília, seis chefes de Es...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/dia-da-africa-brasil-amplia-agenda-de-integracao-com-o-continente/

#África #ÁfricadoSul #Angola #Brasil #integração #LuizInácioLuladaSilva #Lula #Moçambique
Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Brasília -

Embaixadora Maria Laura da Rocha preside evento onde se discutiu a expansão de parcerias em diversos setores. O investimento russo acumulado no Brasil atingiu aproximadamente US$ 2 bilhões

Embaixadora Maria Laura da Rocha, e o Ministro Maksim Reshetnikov

A Secretária-Geral das Relações Exteriores do Brasil, Maria Laura da Rocha, e o Ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maksim Reshetnikov presidiram, nesta segund...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/comissao-brasil-russia-realiza-sessao-plenaria-em-brasilia/

#Brasil #Brasília #COMISSÃO #MaksimReshetnikov #MariaLauradaRocha #ministro #plenária #Rússia
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In