No anúncio diziam 112 rótulos de vinhos para degustação à vontade, mas registro aqui que haviam mais vinhos por lá e todos importados pela Del Maipo.
Para harmonizar, o buffet de antepastos à vontade, com muitas opções de frios, embutidos, pães, pastas e vários queijos. E o buffet de quentes muito apetitoso contava com Paella de frutos do mar, vários risotos, massas recheadas, filé mignon e peixes nobres.
Então, vamos falar dos vinhos que vieram da Argentina, Chile, Espanha, França, Itália, Portugal e do Uruguai. Como é impossível conhecer todos os vinhos disponíveis, registrarei aqui só os que degustei:
Do Chile, vinho Casas Del Maipo Gran Reserva Cabernet Sauvignon, com 14% de álcool, elegantíssimo que apresenta aromas de tostado e de condimentos; avelulado e equilibrado na boca. Vinho Pirca Gran Reserva Syrah do Maule Valley/Chile com 14,5% de álcool que recebeu 90 pontos no Descorchados e medalha de Ouro do concurso Mundial de Bruxelas.
Da Espanha, destaque para o Yllera Vendimia Nocturna Verdejo da DO Rueda/Espanha com 13% álcool.
De Portugal, além do Porto “Fim de Século Tawny”, a Coleção 1808 que já degustei em evento no Bistrô Piantas e na Universidade Católica de Brasília para os alunos do curso de gastronomia. Todos perfeitos!
Da Itália, destaque para o Ater Primitivo de Manduria DOP, da Puglia/Itália que ganhou medalha de Prata no concurso mundial de Bruxelas. Da outra uva italiana que aprecio, a Negroamaro, degustei o aveludado vinho Nireus, com excelente final de boca. Ahhh e o clássico Amarone Brunelli Della Valpolicella Clássico DOCG.
Da Argentina, destaque para o vinho Selection Grand Reserve Blend 2014 do Marcelo Pelleriti e o vinho Malacara Malbec 2016. Elegante, macio que harmonizou muito bem com os embutidos.
Da França, vinhos de Bordeaux, Borgonha, Provence, Beaujolais Nouveau e outros. Destaco aqui o clássico Chardonnay da Maison André Goichot 2016. Perfeito vinho que harmonizou com os queijos.
Do Uruguai degustei o Toscanini Classic Merlot 2017 de cor rubi brilhante, estruturado.
Para finalizar a noite, haviam licores e o vinho espumante argentino Sol fa Soul Moscato Sweet para harmonizar com os doces da Confreira Amigas do Vinho Valquíria Campos.
Todos os vinhos são vendidos em Brasília e a maioria deles estão lá no restaurante Ticiana Werner (201 sul).
Noite agradável, embalada pela voz aveludada da Rosana Brown com sua banda afinadíssima.