Em 21 de fevereiro, o Brasil celebra o “Dia do Imigrante Italiano”, instituído pelo Congresso Nacional com a Lei 11.687 de 2 de junho de 2008. Uma homenagem pela qual estamos particularmente gratos, mas também muito orgulhosos. Sentimentos que este ano se unem com o pesar de não poder celebrar presencialmente este dia no Congresso, como nos anos anteriores.
A comemoração diz respeito, em particular, à expedição de Pietro Tabacchi que chegou ao estado do Espírito Santo em 21 de fevereiro de 1874, marcando simbolicamente o início do processo de imigração italiana para o Brasil.
Os italianos primeiro, e depois os ítalo-brasileiros -estes últimos hoje estimados em cerca de 32 milhões- deram uma contribuição fundamental para o desenvolvimento do Brasil, em todos os setores. Superada uma difícil fase inicial, representam agora uma Comunidade fundamental na vida do Brasil – política, econômica, científico-cultural e social – motivo de orgulho para dois países unidos por laços fraternos de amizade e intensa colaboração, em todos os campos.
A Embaixada da Itália em Brasília expressa seus melhores votos à Comunidade italiana e ítalo-brasileira e a todos os amigos brasileiros, numa perspectiva de maior consolidação e ampliação das já profundas e sinceras relações bilaterais.
Viva o Brasil, viva a Itália!
Lives
Amanhã live comemorando o dia do imigrante italiano no Brasil, contando histórias e fatos curiosos sobre a imigração italiana e sua importância para a história do nosso País!
17:30 no canal Italica
Venha comemorar neste domingo, 21/02 o Dia Nacional do Imigrante Italiano, às 16h ao vivo no youtube. Na ocasião, Pierangelo Campodonico, diretor do Galata Museo del Mare de Genova e Paolo Masini, Presidente do Comitê Diretivo do MEI, apresentarão com exclusividade para o público brasileiro, o novo Museu Nacional da Emigração Italiana, sediado em Genova.Participarão ao vivo, para comentar o evento: Silvia Alciati (CGIE Brasil) e Cilmar Franceschetto (Arquivo Público do Estado do Espirito Santo).Ás 16h45 haverá uma homenagem especial com o vídeo: “Relatos afetivos, fragmentos da memória”, realizado especialmente para esta data por Kátia Lombardi, fotógrafa e professora da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).O evento será transmitido no youtube e facebook.Realização: Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, Ponte entre Culturas, Museo Nazionale dell’Emigrazione Italiana.Apoio institucional: Ambasciata d’Italia a Brasilia / Embaixada da Itália em Brasília e Consolato Generale d’Italia Rio de Janeiro.Mu.MA Istituzione Musei del Mare e delle Migrazioni