Evento também comemora os 49 anos das relações diplomáticas entre os dois países. Um dos destaques foi a apresentação do Olodum e do grupo de artes marciais Wushu Palazzo.
No plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, foi realizada, nesta quinta-feira (17), sessão solene em comemoração ao Dia Nacional da Imigração Chinesa. A data faz parte do calendário oficial do país desde 2018. O autor da proposta foi o deputado federal Fausto Pinato, que preside as Frentes Parlamentares Brasil-China e BRICS (Brasil, Rússia, Índia e África do Sul). A amizade dos dois povos foi celebrada, destacando-se a longa história da imigração chinesa no país. Em 2023, completam-se ainda os 123 anos da chegada dos primeiros imigrantes chineses ao Brasil e os 30 anos de amizade parlamentar dos dois países.
O evento foi realizado pelo Instituto Sociocultural Brasil/China – Ibrachina. Em seu discurso, o presidente da entidade, Thomas Law, ressaltou a importância do intercâmbio sino-brasileiro, nas áreas da educação, pesquisa e inovação, bem como o impacto dos eventos já realizados esse ano na promoção da amizade Brasil-China. “Tivemos a declaração conjunta emitida após a viagem do presidente Lula à China, o simpósio sobre a COSBAN na OAB, e a carta de cooperação jurídica entre a OAB e a China Law Society. Continuemos trabalhando juntos, rumo ao futuro compartilhado”, disse.
Thomas Law destacou também a Declaração conjunta de cooperação Brasil/China, países que possuem muitas pautas em comum e que ao estudar os 49 pontos da Declaração, vê o aprofundamento dessas relações nas áreas de sustentabilidade, energia limpa, combate às mudanças climáticas e ainda sobre a importância do intercâmbio Cultural e dos esportes, além da pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de Educação. “Vemos a integração das duas culturas neste evento; a brasileira, através do Olodum da Bahia e a chinesa através das artes marciais”, afirmou Law. O dirigente da Ibrachina anunciou, em entrevista, a ida de missões empresariais para a China onde irão participar de duas feiras internacionais.
A mesa de honra foi composta ainda pelos deputados federais Vander Loubet e Carlos Zarattini, vice-presidentes das Frentes Parlamentares Brasil/China e BRICS; Jin Hongjun, ministro da Embaixada da China; embaixador Pedro Murilo Ortega Terra, representando o Ministério das Relações Exteriores; e João Jorge Rodrigues, presidente da Fundação Palmares.
Jin Hongjun avaliou que o evento na Câmara “é muito importante para a comunidade chinesa. Apesar de não ser tão grande frente à população do Brasil, os chineses dão sua contribuição do ponto de vista econômico e cultural”. Ele também destacou a amizade entre o governo brasileiro e o chinês, que estão escrevendo “uma nova página do relacionamento entre os países, em cooperação, rumo a um amanhã ainda mais brilhante”.
Na ocasião, foi entregue a Thomas Law, como representante da comunidade chinesa, uma cópia da pintura do artista Thiago Silva, que simboliza a conexão sociocultural sino-brasileira. O quadro original foi doado à Câmara dos Deputados, onde ficará em exposição.
Projeto de lei – O Deputado Federal Fausto Pinato (PP/SP), que preside as Frentes Parlamentares Brasil-China e BRICS, apresentou o Projeto de Lei 8212/17, que comemora oficialmente o Dia Nacional da Imigração Chinesa, em 15 de agosto. Os países já possuem 43 anos de relações diplomáticas. “A data é um grande reconhecimento para toda a comunidade chinesa que ajudou e ajuda, todos os dias, a construir a história do nosso país”, disse Pinato, que é ainda o coordenador na Câmara da Frente Parlamentar Brasil-China. A cerimônia reuniu deputados, autoridades, diplomatas brasileiros e chineses, empresários além de muitos convidados.