O Dia da Amazônia é celebrado anualmente no dia 5 de setembro, e foi criada com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta. O dia escolhido faz referência a 5 de setembro de 1850, quando D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas).
O maior bioma do Brasil, possui aproximadamente sete milhões de quilômetros quadrados, distribuídos em nove países da América do Sul, e é o habitat de inúmeras espécies de seres vivos. Estima-se que existam cerca de 40 mil espécies de plantas, milhões de diferentes insetos e cerca de 400 mamíferos. Apesar de o Ministério do Meio Ambiente afirmar que nos últimos dez anos o desmatamento caiu, a Amazônia ainda tem vivido intensa destruição.
Atualmente, mais do que nunca, a Amazônia se encontra em destaque internacional devido as queimadas recentes na região e a comoção do mundo inteiro a esse fato. Hoje, a preocupação supera a comemoração, tendo em vista que a floresta amazônica atualmente está ameaçada pelos constantes desmatamentos ilegais e queimadas constantes.
O crescimento do desmatamento e dos incêndios florestais na Amazônia pode ocasionar um colapso ecológico com consequências globais. Para evitar isso, um conjunto de organizações amazônicas lançou nesta quinta-feira, o fundo digital Friends of the Amazon, onde pessoas ou instituições em qualquer lugar do mundo podem fazer doações para a conservação da região.
Gerido por um grupo de instituições parcerias, entre elas a Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA), a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia) e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o fundo visa captar recursos para investir em programas e projetos a longo prazo – tanto de conservação como desenvolvimento sustentável.
Os recursos arrecadados do fundo deverão ser utilizados com base em projetos bem-sucedidos e já aplicados na Amazônia e que alcançaram resultados positivos na redução do desmatamento e na erradicação da pobreza, com o propósito final de evitar uma catástrofe ambiental na região.
Transparência e tecnologia blockchain
Desenvolvido com a tecnologia da Welight, um instituto de inovação socioambiental, em parceria com a IBM, o fundo deverá funcionar por meio de uma plataforma de doações online, em que a gestão financeira fica sob responsabilidade do conjunto de instituições reconhecidas já mencionadas.
O fundo e todo o seu ecossistema deverá ser gerido nesta plataforma colaborativa e descentralizada em blockchain, isto é, os recursos serão rastreados e associados diretamente à indicadores de resultados, aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a evidências de impacto na área de atuação.
Saiba como doar
Lançado oficialmente nesta quinta, 5 de setembro, Dia da Amazônia, o fundo Friends of the Amazon possui um site oficial, onde é possível fazer doações e participar da nova estratégia de conservação da região.
Por meio do fundo, os doadores vão poder se juntar à coalizão de parceiros e aderir a outros tipos de colaboração. Para participar é necessário preencher um formulário no site e enviar para o endereço eletrônico weare@friendsoftheamazon.fund. Também será possível acessar a plataforma de doações por e-commerce e via QRcode.