Com faixas dizendo “Europa Branca” ou “Sangue Limpo”, muitos cantaram palavras de ordem como “Deus, honra, país” ou “Glória aos nossos heróis”.
Cerca de 60 mil pessoas manifestaram-se neste sábado em Varsóvia, marcando o Dia da Independência na Polónia, numa enorme marcha que atraiu ainda figuras de extrema-direita de outros países.Ouviram-se apelos a uma Polónia “pura”, a uma Europa “que será branca, ou então desabitada”, e, segundo o jornal Politico, palavras de ordem contra refugiados, muçulmanos, judeus, e homossexuais.
A marcha foi classificada pela emissora pública TVP como “uma grande marcha de patriotas” em que os polacos expressaram o seu amor pelo país.O ministro do Interior, Mariusz Blaszczak, disse que estava “orgulhoso” de ver tantos polacos participar numa celebração do dia da Independência.
Uma contra-manifestação de um grupo anti-fascista foi mantida separada pela polícia, mas ainda assim um grupo de homens da manifestação maior ainda agrediram várias mulheres que entoavam slogans anti-fascistas.