• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
segunda-feira, 25 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Mundo

Cuba admitirá a propriedade privada em sua Constituição

por Embassy News
19 de julho de 2018
em Mundo
Tempo de Leitura: 4 mins
A A
O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel

Anteprojeto de reforma reconhece “papel do mercado”, mas reafirma os princípios socialistas

El Pais

O regime cubano se prepara para assentar juridicamente sua lenta transição para um modelo de socialismo de partido único aberto ao mercado. A imprensa oficial divulgou um resumo do anteprojeto de reforma constitucional em que “se acrescenta o reconhecimento do papel do mercado e de novas formas de propriedade, entre elas a privada”, mas se reafirma que em Cuba o sistema econômico “mantém como princípios essenciais a propriedade socialista de todo o povo sobre os meios fundamentais de produção”.

A reforma vem sendo elaborada a portas fechadas há vários anos, num grupo de trabalho comandado pelo general Raúl Castro, que em abril cedeu a presidência a Miguel Díaz-Canel, mas continua ocupando o cargo de secretário geral do Partido Comunista de Cuba, órgão máximo de poder do Estado, segundo uma determinação constitucional que não variará depois da reforma. Outras novidades antecipadas serão a criação do cargo de primeiro-ministro – atualmente, o presidente é chefe do Conselho de Estado e de Ministros –, a limitação dos mandatos a um máximo de duas legislaturas (10 anos) e a ratificação no texto fundamental “da importância do investimento estrangeiro para o desenvolvimento econômico do país, com as devidas garantias”.

O anteprojeto, qualificado pela imprensa oficial como uma “reforma total” – em 1992 e 2002 houve revisões pontuais – consta de 224 artigos, que não foram publicados na íntegra e serão debatidos entre sábado e segunda-feira na Assembleia Nacional (Parlamento unicameral). Os deputados então votarão a convocação de uma consulta popular prévia à sua ratificação final. Até agora, não foi fixado prazo para o processo, mas se espera que termine ainda neste ano.

O conceito de propriedade privada foi eliminado na Constituição de 1976, que tinha como molde as Constituições do bloco soviético, embora na prática já estivesse proscrita depois da chamada Ofensiva Revolucionária de 1968, com a qual Fidel Castro impôs o golpe definitivo a qualquer fresta de capitalismo e radicalizou sua aposta no modelo comunista. Nos retoques constitucionais de 1992 – forçados pela crise decorrente da queda da URSS – reconheceu-se, como remendo para a inoperância da economia estatal, o trabalho por conta própria, figura impulsionada por Raúl Castro desde que substituiu Fidel na presidência, em 2008. Em Cuba (11 milhões de habitantes), há atualmente cerca de 600.000 trabalhadores autônomos – 13% da força de trabalho. Em 2010 eram 150.000. Na terça-feira passada, o Governo anunciou que a partir de dezembro voltará a conceder licenças de trabalho por conta própria. Há cerca de um ano o Governo havia parado de entregar essas autorizações, na prática congelando o crescente setor privado, que injeta vitalidade na economia com negócios particulares como restaurantes, táxis, pensões e salões de beleza. Junto com o desbloqueio aos novos negócios chegam também restrições: cada cidadão poderá ter uma só empresa, e os restaurantes, por exemplo, não poderão servir mais de 50 pessoas.

Demanda sem responder

“O que ocorreu dos anos noventa é que se deixou de estigmatizar a propriedade privada. E o que ocorre agora é que ela é legitimada, recebe a marca institucional para dizer: ‘Isto veio para ficar’. Significa admitir que se volta a antes de 1976; não com a intenção de restabelecer o modelo econômico prévio à Revolução de 1959, mas sim com o propósito de adaptar o país à realidade”, considera Arturo López-Levy, professor da Universidade do Texas, que acredita que este passo poderia estabelecer as bases para maiores inquietudes econômicas, sociais e políticas no futuro. “É uma reforma que vai expor demandas por outras reformas”, acrescenta.

O cientista político Michael J. Bustamante, da Universidade Internacional da Flórida, afirma: “Há demandas que ficam sem ser respondidas. No terreno econômico, o setor autônomo vem reivindicando que seus negócios sejam reconhecidos sob a figura das pequenas e médias empresas, e não parece que a reforma em princípio irá satisfazê-los. E observa-se a contradição sem resolver que se reconheça o papel do mercado e da propriedade privada, mas se mantenha em primeiro lugar o planejamento central da economia”.

Para o historiador Rafael Rojas, a reforma em marcha “vai dar regime jurídico a algo que já existe: um regime socialista que se abre minimamente a um setor não estatal da economia e da sociedade, mas sob um controle hegemônico do Estado”. Rojas adverte que, até a aprovação e publicação do novo texto constitucional, “não se pode medir a profundidade da mudança”, e se pergunta se a personalidade jurídica de organizações não governamentais e associações civis também será reconhecida. “Isso abriria um caminho para a expressão dos cidadãos”, afirma. Aponta, entretanto, que não há indícios dessa tendência.

Em seu discurso no sábado à União de Jornalistas de Cuba, o presidente Díaz-Canel, de 58 anos, não mostrava disposição de abrir mão, por exemplo, do controle sobre a imprensa: “Por mais que chovam tentativas de nos devolver ao passado de sensacionalismo e imprensa privada sob máscaras novas, nem os meios públicos cubanos nem seus jornalistas estão à venda”. “Não acuso injustamente”, continuou o presidente, “aponto a guerra aberta travada contra nós por veículos que, sob o guarda-chuva de tempos melhores nas sempre frágeis relações com o poderoso vizinho que nos despreza [os EUA], foram escalando o ataque contra aquilo que nos une – o Partido – e o que nos defende – nossa imprensa –, desqualificando continuamente a ambos e tratando de fraturar e separar o que vem de uma mesma raiz e cresce em um mesmo tronco”.

O mais inesperado no anteprojeto de reforma foi, segundo analistas, a proposta de criação do cargo de primeiro-ministro, e suas implicações ainda são uma incógnita. O jornal Granma, órgão oficial do Partido Comunista, limitou-se a precisar que o presidente será chefe de Estado, e o primeiro-ministro dirigirá o Conselho de ministros. O analista Carlos Alberto Montaner aponta uma tentativa de “fragmentar a autoridade”, uma “engenharia administrativa” para criar “equilíbrios de poder” entre diferentes setores do regime, dado o esgotamento do modelo de poder unitário em torno de figuras históricas de liderança como Fidel Castro (1926-2016) e Raúl Castro, de 87 anos.

Notícia Anterior

Setor de resorts brasileiro espera retomada no mercado internacional

Próxima Notícia

Turismo na Rússia: o que você não pode perder ao visitar o país-sede da Copa

Notícias Relacionadas

Mundo

Ucranianos celebram Dia Internacional da Vyshyvanka

24 de maio de 2026
Mundo

Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão e Talibã

12 de maio de 2026
Mundo

Comemorado o Dia da Língua Portuguesa

11 de maio de 2026
Próxima Notícia

Turismo na Rússia: o que você não pode perder ao visitar o país-sede da Copa

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Dia Nacional do Café: Brasil lidera produção globa Dia Nacional do Café: Brasil lidera produção global e fortalece sua imagem no mercado mundial -

Maior produtor e exportador do planeta, o Brasil transforma tradição, inovação e sustentabilidade em vantagens competitivas, consolidando sua posição como protagonista da cadeia cafeeira internacional, Café é hoje instrumento de diplomacia econômica.

Celebrado em 24 de maio, o Dia Nacional do Café é uma oportunidade para reconhecer a importância econômica, social e cultural de uma das bebidas mais consumidas no mundo. Mais do que um hábito diário compartilhado por bilhões de pessoas, o café movimenta uma cadeia produtiva global que gera milhões de empregos, impulsiona o comércio internacional e conecta produtores e consumidores em diferentes continentes.

Nesse cenário, o Brasil ocupa posição de destaque absoluto. O país é há mais de um século o maior produtor e exportador de café do mundo, respondendo por cerca de um terço da pr...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/dia-nacional-do-cafe-brasil-lidera-producao-global-e-fortalece-sua-imagem-no-mercado-mundial/

#Brasil #casfé #Dia #Diplomacia #Economia #mercadoprodução #Nacional
Marcos regulatórios do setor de navegação unem Bra Marcos regulatórios do setor de navegação unem Brasil e Chipre -

Embaixador. Vasilios Philippou reúne-se com a Presidente do CMI, Ann Fenech, em Cúpula Marítima Internacional, no Rio, para discutir a descarbonização do setor de navegação 

À margem do Colóquio e Assembleia Geral do CMI, que ocorre atualmente no Rio de Janeiro, o embaixador do Chipre no Brasil, Vasilios Philippou, manteve, no dia 13 de maio, um encontro de alto nível com a Ann Fenech, Presidente do Comité Maritime International (CMI).

A reunião, realizada no Hotel Windsor Barra, focou na unificação do direito marítimo internacional e na importância estratégica da Convenção de Pequim sobre a Venda Judicial de Navios. O embaixador Philippou e a Presidente Fenech também discutiram marcos regulatórios para a descarbonização do setor de navegação — uma prioridade para Chipre, que detém um dos registros marítimos mais influentes do ...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/marcos-regulatorios-do-setor-de-navegacao-unem-brasil-e-chipre/

#AnnFenech #Brail #Chipre #Embaixador #Maritime #Marítma #VasiliosPhilippou
Ucranianos celebram Dia Internacional da Vyshyvank Ucranianos celebram Dia Internacional da Vyshyvanka -

Em Brasília, diplomatas da embaixada da Ucrânia vestiram suas camisas bordadas típicas do país.

O Dia Internacional da Vyshyvanka é celebrado anualmente na terceira quinta-feira de maio. A data homenageia a tradicional camisa bordada ucraniana, um importante símbolo de identidade cultural, resistência e união do povo ucraniano. As vestimentas representam um dos maiores símbolos da cultura nacional da Ucrânia, tendo como objetivo preservar as tradições culturais do país.

Funcionários da embaixada da Ucrânia no Brasil participaram das celebrações vestindo diferentes modelos de camisas bordadas, demonstrando a diversidade e a riqueza do vestuário tradicional ucraniano. As vyshyvankas apresentam diferentes estilos, cores e desenhos, que variam de acordo com a região de origem e refletem características culturais locais.
Embaixada argentina abre as portas para estudantes Embaixada argentina abre as portas para estudantes -

Alunos da Escola Classe 308 Sul conhecem um pouco da história e da cultura do país

O embaixador da Argentina, Guillermo Daniel Raimondi, recebeu estudantes da Escola Classe 308 Sul, pelo Programa Embaixada de Portas Abertas (Pepa), nesta quinta-feira (21). Os alunos foram acompanhados pela Secretaria de Relações Internacionais do DF.

No programa, os alunos foram apresentados à embaixada, e conheceram mais sobre a história, os costumes, a cultura e a gastronomia argentina. Durante a visita, flno Setor de Embaixadas Sul, eles tiveram o passaporte do Pepa - um dos símbolos do programa - carimbado pela embaixada.

O Pepa é um programa da Secretaria de Relações Internacionais do Governo do DF que proporciona experiência aos estudantes das escolas públicas do DF em visitas às embaixadas acreditadas...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embaixada-argentina-abre-as-portas-para-estudantes/

#Cultura #Embaixada #Escola #estudantes #GuillermoDanielRaimondi #Pepa #Portas
Cônsules suecos realizam encontro em Brasília - Cônsules suecos realizam encontro em Brasília -

Embaixadora Karin Wallensteen abre a conferência de alinhamento institucional e fortalecimento da atuação consular sueca no Brasil

A embaixada da Suécia no Brasil sediou, nos dias 21 e 22 de maio, a Conferência dos Cônsules Honorários da Suécia em Brasília, reunindo representantes de sete Consulados para dois dias de diálogo, alinhamento institucional e fortalecimento da atuação consular sueca no país.

 A conferência foi aberta pela embaixadora Karin Wallensteen, seguida pelo Primeio Secretário Lars Bergeå, com uma introdução à programação e uma rodada de apresentação dos participantes de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus com a equipe da embaixada. Um dos momentos especiais do primeiro dia foi a cerimônia de nomeação de Eliane Morais Kunz, como a futura nova Cônsul Honorária da ...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/consules-suecos-realizam-encontro-em-brasilia/

#Conferência #Cônsules #Embaixada #Embaixadora #encontro #KarinWallensteen #Suécia
Nepal e Brasil debatem ampliação da cooperação agr Nepal e Brasil debatem ampliação da cooperação agrícola -

Embaixador Nirmal Raj Kafle participa de reunião no Itamaraty para discutir o cenário atual e o fortalecimento das parcerias no setor

O embaixador do Nepal no Brasil, Nirmal Raj Kafle, reuniu-se, nesta sexta-feira (22), no Ministério das Relações Exteriores para discutir o fortalecimento da cooperação agrícola entre Nepal e Brasil.

Durante o encontro, representantes dos dois países trocaram opiniões sobre o cenário atual do comércio bilateral de produtos agrícolas e debateram estratégias para ampliar as relações comerciais no setor. As partes também destacaram a importância do intercâmbio de tecnologias agrícolas e da troca de boas práticas voltadas ao desenvolvimento da produção rural.

O embaixador Kafle agradeceu ao governo brasileiro pela cooperação prestada na área ...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/nepal-e-brasil-debatem-ampliacao-da-cooperacao-agricola/

#Agrícola #Brasil #Cooperação #Embaixador #ministério #Nepal #NirmalRajKafle #TejendraRegmi
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In