Uma parceria voltada ao desenvolvimento social, econômico e cultural de jovens e adolescentes atendidos pelo projeto social do bloco afro foi firmada, no dia 05, entre a Embaixada da Costa do Marfim, a prefeitura de Salvador, e o grupo Olodum. O trato foi estabelecido durante encontro que contou com as presenças da vice-prefeita Ana Paula Matos, do embaixador da Costa do Marfim no Brasil, Mamadou Lamine Kanté, e do diretor presidente da Casa do Olodum, João Jorge Rodrigues.
Em nota, a prefeitura destacou a intenção de estreitar mais os laços entre os governos soteropolitano e costa marfinense e as similaridades entre a cidade e o país com relação a raízes culturais, identidade do povo negro e a cultura agrícola.
Um dos pontos debatidos pela parceria é o investimento no intercâmbio com jovens africanos para que ganhem fluência na língua portuguesa, e o ensino do francês para crianças e adolescentes soteropolitanos. Outra ideia discutida foi a implantação da Casa da Costa do Marfim no Centro Histórico da capital baiana.
“A ideia é que essa troca produza desenvolvimento econômico para Costa do Marfim e para Salvador. E essa Casa no Pelourinho passa a ser um portal, como é, por exemplo, a Casa do Benin. Será um local com alta capacidade de impulsionar a cultura”, vislumbrou o diretor do Olodum, João Jorge.
Também participaram da reunião o chefe de Gabinete da Vice-prefeitura, Francisco Elde Júnior; o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, João Victor Queiroz; e o conselheiro consultivo do Olodum, Luiz Fernandes Perssega.
Com informações do UOL