• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 13 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Últimas Notícias

Coreia do Norte faz ação conjunta inédita com rivais do sul

13 de dezembro de 2018
em Últimas Notícias
Tempo de Leitura: 2 mins
0

Emissários dos dois países inspecionaram a demolição e o desarmamento de 22 postos de guarda ao longo da fronteira

Notícias ao Minuto Brasil

Inimigos há 70 anos, militares das Coreias do sul e do norte trocaram cigarros e participaram nesta quarta-feira (12) da primeira missão conjunta desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953).

Emissários dos dois países inspecionaram a demolição e o desarmamento de 22 postos de guarda ao longo da fronteira. A região, chamada de zona desmilitarizada (DMZ), é uma faixa de 4 quilômetros de largura ao longo dos 238 quilômetros de fronteira entre os dois países.

Criada em 1953, é patrulhada por soldados fortemente armados e tem sido palco de conflitos com mortes desde sua criação. Estima-se que há 2 milhões de minas terrestres na área.

Em setembro, os dois países concordaram em demolir os postos de guarda, como parte de um programa para tornar o local uma “zona de paz”. É um ato simbólico, já que restam cerca de 50 postos sul-coreanos e 150 norte-coreanos.

Grupos de sete militares de cada lado atravessaram para o lado rival, foram recebidos por tropas locais, cumprimentaram-se e fizeram a inspeção conjunta, segundo agências de notícias que puderam presenciar a ação.

Os norte-coreanos permitiram que os militares rivais usassem instrumentos parecidos com estetoscópios para verificar se não havia túneis sob os postos de guarda demolidos, segundo o governo sul-coreano.

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, que tem atuado para reduzir as sanções contra a Coreia do Norte, chamou a inspeção conjunta de “um marco na história dos dois países, inimaginável no passado”.

Os dois países continuam tecnicamente em guerra, só um armistício foi assinado em 1953. Ambos os governos, porém, defendem algum grau de aproximação entre as regiões, separadas ao fim da Segunda Guerra Mundial em territórios sob influência da então União Soviética, ao norte, e dos Estados Unidos, ao sul.

A Coreia do Norte propõe uma reunificação no modelo “um Estado, dois governos”, com chefe de Estado e atividades de defesa e diplomacia comuns, mas regimes separados.

Desde o começo deste ano, as duas Coreias têm tomado medidas concretas de aproximação, como a participação conjunta nos Jogos Olímpicos de Inverto, em fevereiro, e três reuniões de cúpula entre os dois governos. Existe a expectativa de que o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, visite a Coreia do Sul para um quarto encontro ainda neste ano, embora analistas considerem baixa essa chance.

Há tratativas para restabelecer o tráfego de trens pelas ferrovias que percorrem cortam a península nas costas leste e oeste. O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, também participou de encontro inédito com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Singapura, em junho.

Notícia Anterior

May vence votação e continua no cargo de primeira-ministra britânica

Próxima Notícia

Torre Eiffel homenageará vítimas de ataque em Estrasburgo

Notícias Relacionadas

Brasil

OEA e missões internacionais credenciadas pelo TSE observam eleições no Brasil

26 de setembro de 2022
Mundo

Georgia Meloni será chefe de governo na Itália

26 de setembro de 2022
Brasil

Comissão de Relações Exteriores do Senado tem nova presidente

20 de setembro de 2022
Próxima Notícia

Torre Eiffel homenageará vítimas de ataque em Estrasburgo

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In