• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 7 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Eventos

Conhecendo  Belarus e seu potencial

por Liz Elaine
12 de dezembro de 2021
em Eventos, Slide Home
Tempo de Leitura: 3 mins
A A

As relações Brasil-Belarus, segurança alimentar, situação migratória na fronteira Belarus-União Europeia, reforma constitucional, sanções comerciais e oportunidades de redução do uso de combustíveis fósseis. Esses foram alguns dos temas abordados pelo embaixador da Belarus no Brasil Sergey Lukashevich durante encontro com membros da Associação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores da área internacional e Diplomática, ABRAJINTER, na sexta-feira (10), na sede da embaixada. Apesar da distância geográfica, o Brasil é um dos principais parceiros econômicos de Belarus figurando entre os dez mais importantes e o comércio bilateral promete ser ainda mais promissor em 2022.

Lukashevich falou de temas sensíveis para cerca de 30 jornalistas e comunicadores como a situação na fronteira bielorrusso-polonesa e os refugiados, que continua bastante complicada, assim como na fronteira com a Lituânia. Os dois países são membros da União Europeia que juntamente com EUA e Reino Unido impõem sanções ao país.  “O caos atual na fronteira não é culpa da Belarus, mas o Ocidente está persistentemente tentando convencer o mundo e o público europeu do oposto… Os fatos mostram que não é Belarus que instrumentaliza os imigrantes, como se afirma na alta tribuna da União Europeia e em alguns países”, Afirmou o embaixador. Segundo ele, o governo bielorrusso já gastou mais de 20 milhões de dólares para ajudar os refugiados.

Sergey Lukashevich comentou sobre a Implementação das sanções contra a Belarus, uma pressão diplomática que nos últimos meses vem tomando proporções sem precedentes dos países ocidentais. Tudo começou em maior depois que um avião da Ryanair pousou na capital  Minsk por decisão do comandante devido a um relatório de um dispositivo explosivo a bordo. Desde então UE e EUA impuseram embargo aos voos para Belarus. Segundo o diplomata, o governo bielorusso tem repetidamente declarado que está pronto para retomar os contatos bilaterais com os países ocidentais e é favor ao diálogo. “A aplicação de restrições unilaterais é uma violação flagrante do direito internacional e causa danos irreparáveis a todo o sistema de relações internacionais, aumentando o potencial de conflito e hostilidade nas relações interestaduais”, disse o embaixador.

O embaixador Lukashevich destacou os avanços socioeconômicos de seu país, e também sobre o fortalecimento das relações multilaterais com o Brasil. Neste ano de 2021, Belarus obteve aumento de sua produção industrial em aproximadamente 8%, e aumento das exportações em 32%, com a invejável taxa de desemprego de 3,9%, uma das menores taxas de toda a comunidade internacional. De acordo com o diplomata, 70% da frota aérea de Belarus foi fornecida pela brasileira Embraer, em contrapartida, 25% dos fertilizantes à base potássio utilizados no agronegócio brasileiro são provenientes de Belarus, um dos três principais fornecedores para o Brasil

Os fertilizantes bielorrussos também estão sofrendo restrições e, de acordo com o embaixador Lukashevich, “são meramente uma tentativa da União Europeia e os Estados Unidos de competir usando métodos proibidos: contra Belarus como concorrente na produção de fertilizante de potássio, contra o Brasil como concorrente na produção de alimentos e contra a China como principal concorrente dos EUA no mundo”. De acordo com o diplomata, Belarus é o parceiro confiável do Brasil no fornecimento desse produto e conhece as especificidades do cultivo de e venda de soja, milho, café e cana-de-açúcar. Uma posição clara do Brasil sobre as sanções da UE em relação ao produto no contexto da segurança alimentar, a seu ver,  ajudaria a dissuadi-los a tomar medidas irrefletidas.

Os produtos brasileiros que mais despertam interesse, considerando o mercado interno consumidor de 10 milhões de habitantes, são os bens de primeira necessidade como carnes, frutas, legumes, chocolate, castanhas, queijo, frutas e legumes congelados e mistura de legumes. “A parceria Brasil e Belarus é crescente e apresenta excelentes oportunidades de investimento”, acredita o embaixador Lukashevich.

 

A jornalista Fabiana Ceyhan, presidente dea Abrajinter e o embaixador Sergey Lukashevich

 

Tags: ABRAJINTERBelarusjornalistasSergey Lukashevich
Notícia Anterior

Bolsonaro concede condecoração a embaixador do Peru

Próxima Notícia

O empoderamento feminino nos Emirados Árabes Unidos

Notícias Relacionadas

Eventos

Forças armadas tailandesa comemoram seu dia

1 de maio de 2026
Eventos

Embaixador discursa sobre relação Geórgia-Brasil

1 de maio de 2026
Eventos

Dia do Azerbaijão é celebrado em Brasília

27 de abril de 2026
Próxima Notícia

O empoderamento feminino nos Emirados Árabes Unidos

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Brasileiros no exterior: Governo reduz pela metade Brasileiros no exterior: Governo reduz pela metade taxa de passaporte -

A medida foi divulgada nesta terça-feira (05), em comunicado do Itamaraty

A partir de 1º de junho de 2026, brasileiros que vivem no exterior terão acesso a passaportes com custo reduzido em 50 por cento. A medida, publicada pela Portaria MRE nº 664/2026, equipara as taxas consulares aos valores cobrados no Brasil.

O governo destacou que a iniciativa beneficia especialmente famílias binacionais e crianças nascidas fora do Brasil, facilitando a regularização de documentos essenciais ao exercício dos direitos dos cidadãos brasileiros no mundo.

A redução também pretende aproximar o preço da emissão no exterior aos valores cobrados em território nacional. Hoje, o custo da obtenção de um passaporte no Brasil varia de R$ 257,25 a R$ 514,50.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em mine Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em minerais críticos -

Evento realizado na sede da ApexBrasil reuniu especialistas, diplomatas e representantes dos dois governos para debater parcerias estratégicas no setor. Representando a Embaixada do Reino Unido, participou a ministra conselheira Sarah Clegg

O Brasil tem ampliado sua atuação no debate global sobre minerais críticos, insumos essenciais para a transição energética e o desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse contexto, o país avança na construção de uma política nacional para o setor e busca fortalecer parcerias internacionais.

Foi com esse objetivo que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) sediou, no dia 29 de abril, a Mesa Redonda de Especialistas em Minerais Críticos Reino Unido–Brasil, encontro de alto nível que reuniu representantes de governos, setor produtivo, instituições finance...

🔗 Link Completo da Matéria:

https://embassynews.info/brasil-e-reino-unido-avancam-na-cooperacao-em-minerais-criticos/

#Apex #Brasil #Cooperação #críticos #exportações #LaudemirMuller #minerais #reinounido #SarahClegg
Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE na indústria sustentável e transição energética -

Estado vem se consolidando como um parceiro estratégico da União Europeia no avanço da indústria sustentável, da transição energética e da inovação tecnológica, em um momento de fortalecimento das relações bilaterais após a entrada em vigor provisória do acordo entre o Mercosul e o bloco europeu, em 1º de maio.

Entre os dias 4 e 6 de maio, o estado recebeu uma delegação de adidos comerciais europeus no âmbito do programa “Conhecendo a Indústria”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A iniciativa tem como objetivo apresentar o potencial produtivo e tecnológico brasileiro, além de ampliar a cooperação econômica e atrair investimentos estrangeiros.

Um dos principais pontos da agenda foi a visita ao SENAI Cimatec, em Salvador, considerado um dos mais avançados centros de inovação industrial...

🔗 Link Completo da Matéria:

https://embassynews.info/bahia-se-posiciona-como-parceira-estrategica-da-ue-na-industria-sustentavel-e-transicao-energetica/

#Bahia #delegação #energia #Europeia #Indústria #MERCOSUL #UE #União
‘Era necessária’: embaixador lamenta impacto e apo ‘Era necessária’: embaixador lamenta impacto e aponta vantagens na nova lei de cidadania -

Diplomata diz que reforma da cidadania italiana era necessária e aponta vantagens

O embaixador Alessandro Cortese comentou a nova lei da cidadania italiana durante entrevista ao JR Entrevista, da TV Record, na última sexta-feira (30). Ele abordou a decisão da Corte Constitucional relacionada ao decreto-lei nº 36/2025, convertido na lei nº 74/2025, e destacou pontos que, segundo ele, podem beneficiar ítalo-descendentes.

Ao tratar da validade da norma, o embaixador afirmou que a legislação já está em vigor.

“A verdade é que a Corte Suprema Italiana já tem uma decisão. Disse que tudo era legítimo, tudo é correto. Então a lei, a nova lei sobre a cidadania é operante agora, em vigor”, disse em entrevista.

Ele também mencionou ...

Link completo da matéria:

https://embassynews.info/era-necessaria-embaixador-lamenta-impacto-e-aponta-vantagens-na-nova-lei-de-cidadania

#AlessandroCortese #cidadania #Embaixador #impacto #iTália #Lei #necessária #vantgens
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In