• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 27 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Destaque 3

Tensão no Oriente Médio

por Liz Elaine
13 de maio de 2021
em Destaque 3, Mundo
Tempo de Leitura: 6 mins
A A

ONU, União Europeia e Rússia exigem redução das tensões entre Israel e Hamas, em meio à escalada do conflito. Joe Biden conversa com Netanyahu e reforça “apoio inabalável”. Bolsonaro diz que lançamento de foguetes palestinos é “injustificável”

Uma operação de assassinatos seletivos contra dois comandantes militares do Hamas, na Cidade de Gaza e em Khan Yunis, elevou ainda mais a tensão no Oriente Médio. Como resposta à morte de Bassem Issam, chefe da rede cibernética e da brigada do Hamas na capital da Faixa de Gaza, e de Jamaa Tahla, especialista no desenvolvimento de foguetes, o movimento fundamentalista islâmico intensificou os ataques contra Israel. O agravamento da crise e o risco de uma “guerra em larga escala” mobilizaram a comunidade internacional para buscar uma saída diplomática. No entanto, os esforços pela paz se esbarram na posição dos Estados Unidos, que bloquearam uma declaração do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que defendia a desescalada do conflito.

Por meio do Twitter, o presidente Jair Bolsonaro pronunciou-se sobre o conflito, na noite de ontem. “É absolutamente injustificável o lançamento indiscriminado de foguetes contra o território israelense. A ofensiva provocada por militantes que controlam a Faixa de Gaza e a reação israelense já deixaram mortos e feridos de ambos os lados”, escreveu. O presidente expressou condolências às famílias das vítimas e conclamou o “fim imediato de todos os ataques contra Israel”, além de manifestar apoio “aos esforços em andamento para reduzir a tensão em Gaza”.

Até o fechamento desta edição, a intensificação da violência no Oriente Médio tinha deixado 71 mortos: cinco civis israelenses — incluindo um menino de cinco anos, o pai e a irmã —, um soldado das Forças de Defesa de Israel (IDF) e 65 palestinos, entre eles 16 crianças. Os governos do Egito e do Catar negociam uma distensão imediata entre o Hamas e o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O presidente dos EUA, Joe Biden, telefonou ontem para Netanyahu e condenou os ataques do Hamas. “Ele transmitiu o apoio inabalável à segurança de Israel e ao legítimo direito de Israel de defender a si mesmo ao seu povo”, afirmou um comunicado da Casa Branca. Biden também transmitiu ao premiê o incentivo para que os israelenses encontrem um caminho para restaurar uma calma sustentável.

A ONU e a União Europeia (UE) exortaram as duas partes a evitarem as mortes de civis e a fazerem “tudo o que for possível para prevenir um conflito mais amplo”. Por sua vez, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, defendeu que Israel receba “uma lição forte e dissuasiva”. A declaração foi dada durante telefonema para o colega russo, Vladimir Putin. Ao mesmo tempo, os dois líderes somaram-se ao pedido por uma “desescalada”. O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, acusou Israel de ultrapassar todas as linhas vermelhas. Uma proposta de cessar-fogo bilateral apresentada pelo Hamas foi rejeitada de forma unânime pelo gabinete de Netanyahu. O premiê reforçou que os assassinatos seletivos de comandantes do Hamas são “apenas o começo”.

Consequências – Para Richard Falk, professor de relação internacional da Universidade de Princeton e ex-relator especial da ONU para a Palestina Ocupada (2008-2014), a tensão no Oriente Médio envolve potenciais consequências que podem, inclusive, se sobrepor até certo ponto. “Em primeiro lugar, existe o risco de uma violência ainda maior, com danos desproporcionais à Faixa de Gaza. Em segundo lugar, é possível a deflagração de uma terceira intifada (levante palestino), dotada de várias formas de resistência árabe, pelo menos enquanto Israel continuar com o seu plano de expulsar famílias palestinas do bairro de Sheikh Jarrah, em Jerusalém Oriental”, afirmou à reportagem.

As IDF divulgaram que cerca de 1,5 mil foguetes palestinos foram lançados contra Israel desde a segunda-feira. Um deles matou um menino de 5 anos, ao perfurar o mamad (quarto seguro) na residência da família, em Sderot. Na fronteira com Gaza, um soldado judeu foi morto por um míssil antitanque. No vilarejo de Dhamas, perto da cidade de Lod (centro de Israel), Khalil Awad, 52 anos, e a filha Nadine morreram atingidos por um foguete. Na noite de ontem, a metrópole costeira de Tel Aviv voltou a ser alvo de uma barragem de artefatos disparados a partir da Faixa de Gaza. “Agora, é 1h10 (19h10 de ontem em Brasília) e as sirenes antiaéreas começaram a soar. Isso significa que os foguetes estão a caminho. Nós acabamos de escutar a explosão deles no ar”, contou ao Correio o israelense Ittay Guram, 19 anos, que trabalha como garçom em Jaffa, cidade portuária que se confunde com Tel Aviv. “Não tenho medo, porque sei que Israel tem um bom sistema de defesa. Mas acho que ninguém merece viver isso.”

“Túmulos”- Morador da Cidade de Gaza, o jornalista e advogado Amer Alqadiry, 33 anos, estava confinado, em casa, com mais 15 pessoas. “Nossos dias são cheios de medo e de terror. Não existe lugar seguro na Faixa de Gaza, e os cidadãos não sabem como se proteger”, desabafou ao Correio. “Eles se escondem em suas casas, que se transformaram em caixas da morte e em túmulos, nos quais podem ser enterrados durante os bombardeios. As fumaças dos foguetes cobrem o céu. Enfrentei três guerras aqui. Nunca vi nada como agora” Segundo ele, a situação no enclave palestino é “apavorante”. “Estamos sob ataques aéreos com grandes mísseis da guerra de ocupação, em locais aleatórios.”

Os bombardeios sobre a Faixa de Gaza incitaram uma onda de tentativas de linchamentos entre árabes e judeus em diversas cidades de Israel. Em Lod, as autoridades impuseram toque de recolher, depois de violentos protestos. Segundo o jornal The Jerusalem Post, 374 pessoas foram detidas pelas forças policiais em diferentes localidades. “O linchamento jamais se justifica. Nós retomaremos o controle das cidades”, prometeu Netanyahu.

Brasileiros em meio ao fogo cruzado

A professora Huda Al Assar, 55 anos, mora em um apartamento de três quartos com o filho e o neto, de 1 ano e 8 meses, na cidade de Deir Al Balah, no centro da Faixa de Gaza. Ela se considera brasileira de coração: mudou-se dos Emirados Árabes para o Brasil, aos 24 anos, acompanhada dos quatro filhos, na condição de refugiados. A família morou por 14 anos no Brasil e conquistou a residência permanente. Ela obteve CPF e identidade e deu entrada com os papéis requerendo a naturalização, mas mudou-se novamente para a Faixa de Gaza, em 2006, antes do fim do processo. Na terça-feira, ela perdeu dois alunos em um bombardeio — os irmãos Munther, 17 anos, e Manar, 16.

“Infelizmente, não conseguimos ter paz como gostaríamos. Eu e meus filhos morávamos no Brasil e sabemos o que é viver em paz”, afirmou. “Por aqui, não temos como nos proteger. Se vou morrer, então que seja dentro de minha casa. Não há para onde ir. Quando começam os bombardeios, tudo o que fazemos é orar. Nós aguardamos a morte”, desabafou.

Segundo Huda, os caças F-16 israelenses lançam bombas que perfuram o solo. “Quando a gente esquece uma janela fechada, ela explode. Sempre deixamos janelas e portas um pouco abertas. As casas que são mais antigas caem com a propagação do som da bomba”, afirmou. Na terça-feira, os bombardeios no centro de Gaza foram tão intensos que o neto de Huda não conseguiu dormir. “As luzes das bombas davam a ideia de que tudo ao redor pegava fogo. As crianças estão traumatizadas.”

Apenas 4km separam Gaza do kibutz Zikim, no sul de Israel, onde há oito anos vive a odontopediatra e professora pernambucana Gisela Berenstein Ajzman, 52 — antes, ela, o marido e os quatro filhos moraram durante 17 anos em Ashkelon. “A situação por aqui é insuportável e insustentável. Há duas décadas, recebemos foguetes. Durante as noites, temos que nos refugiar no mamad, o quarto de segurança”, lamentou. “Quando as crianças vão para a escola, têm que descer do ônibus e se jogar no chão. Minha filha, de 11 anos, está em tratamento psicológico. Ela tem medo de tomar banho sozinha.”

De acordo com Gisela, nos últimos 20 anos, qualquer coisa que incomode o movimento fundamentalista islâmico Hamas é motivo para ataques ao sul de Israel. “Nesta semana, eu tinha acabado de entrar no banho e tocou a sirene antiaérea. Onde moro, tenho 15 segundos para chegar ao quarto de segurança. A gente sai do jeito que dá, enrolado na toalha, de calcinha, pelado”, relatou. “Quando escutamos um chiado, sabemos que é o Domo de Ferro (escudo antimísseis) e já saímos correndo. Na intercepção do foguete, a casa toda treme.”

Em 2014, Gisela enfrentou um pesadelo: houve uma tentativa de invasão, pelo mar, ao kibutz, por parte de militantes palestinos. Avisada por telefone pelo sobrinho, ela pegou uma peixeira e a escondeu sob a cama. “Na noite passada, não conseguimos dormir, por causa do barulho dos bombardeios.” Na terça-feira, um foguete do Hamas caiu sobre a casa do amigo da filha, em um kibutz vizinho. Ontem, outra residência, a apenas 1km de onde ela estava, foi alvejada. “Eles caem em todos os lugares.”

Notícia Anterior

Potencial energético

Próxima Notícia

Brasil e Alemanha debatem comércio bilateral

Notícias Relacionadas

Mundo

Ucranianos celebram Dia Internacional da Vyshyvanka

24 de maio de 2026
Mundo

Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão e Talibã

12 de maio de 2026
Mundo

Comemorado o Dia da Língua Portuguesa

11 de maio de 2026
Próxima Notícia

Brasil e Alemanha debatem comércio bilateral

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Embaixador do Japão é condecorado em Goiás - Nog Embaixador do Japão é condecorado em Goiás -

Noguchi Yasushi recebe medalha da assembleia legislativa do estado

O embaixador Noguchi Yasushi foi agraciado, no último sábado (23/5), com a Medalha de Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), a mais alta honraria concedida pela casa.

A medalha foi entregue pelas mãos do Deputado Estadual Delegado Eduardo Prado, autor da proposta da homenagem. O tributo é um reconhecimento da ALEGO às relevantes missões internacionais realizadas pelo embaixador e sua expressiva atuação no fortalecimento das relações bilaterais entre Japão e Brasil.

Na mesma cerimônia, a ALEGO também concedeu a medalha de mérito à Ricardo Shimabukuro, presidente da Associação Nipo Brasileira de Goiás (ANBG), além de prestar homenagem a 120 pessoas ligadas à entidade, que completa 70 an...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embaixador-do-japao-e-condecorado-em-goias/

#ALEGRO #Câmara #Condecoração #Goiás #Japão #legislativa #Medalha #NoguchiYasushi
Embrapa Agroenergia, 20 anos de ciência para a bio Embrapa Agroenergia, 20 anos de ciência para a bioeconomia -

Avançam as interfaces da produção agropecuária com outros setores da economia, exigindo novas abordagens científicas, maior integração de conhecimentos e arranjos institucionais mais complexos 

Maurício Antônio Lopes — pesquisador e ex-presidente da Embrapa

A trajetória da pesquisa agropecuária no Brasil é, em grande medida, uma história de sucesso construída a partir do enfrentamento aos desafios agronômicos típicos dos sistemas de produção vegetal e animal. Ao longo de décadas, ganhos expressivos de produtividade e eficiência foram alcançados com base no domínio de fatores como solo, clima, genética e manejo. Esse processo estruturou uma agricultura altamente competitiva em ambientes tropicais e projetou o Brasil como referência internacional em agricultura tropical, com contribuição relevante para a segurança alimen...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embrapa-agroenergia-20-anos-de-ciencia-para-a-bioeconomia/

#agroenergia #agropecuária #Bioeconomia #Ciência #Economia #Embrapa #MaurícioAntônioLopes
Brasil e Líbano ampliam trocas comerciais - No a Brasil e Líbano ampliam trocas comerciais -

No acumulado deste ano, tanto exportações quanto importações estão em crescimento em relação a 2025. Corrente de comércio soma US$ 171 milhões.

Exportações e importações do Brasil com o Líbano registram expansão entre janeiro e abril deste ano em comparação com o mesmo período de 2025. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) organizados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, nos quatro primeiros meses do ano, o Brasil exportou US$ 170,8 milhões ao Líbano, em alta de 8,1% na comparação com os quatro primeiros meses do ano passado.

As importações somam US$ 842 milhões, em alta de 39,2%. O saldo é superavitário ao Brasil em US$ 169,9 milhões e a corrente de comércio soma US$ 171,6 milhões.

Os principais prod...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/brasil-e-libano-ampliam-trocas-comerciais/

#Brasil #comércio #Exportação #importação #Líbano
Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na pecuária com o Brasil -

Embaixador Bolat Nussupov se reúne em ministério para negociar implementação prática de acordo bilateral

O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, e o Secretário de Cooperação Ministério de Agricultura e Pecuária, Augusto Billy, se reuniram, nesta terça-feira (26), tendo como ponto principal do encontro as negociações da implementação prática do Memorando de Entendimento e Cooperação na área de agricultura e pecuária. O documento foi assinado em 11 de maio deste ano em Astana, entre o Ministério da Agricultura do Cazaquistão e o Ministério Federal da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Nussopov e Billy discutiram as possibilidades de criação, entre os dois países, de um Grupo de Trabalho conjunto, composto por representantes dos ministérios e órgãos competentes de ambos os países, bem como de associaçõe...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/cazaquistao-discute-questoes-de-cooperacao-nas-areas-da-agricultura-e-da-pecuaria/

#Agricultura #BolatNussupov #Brasil #Cazaquistão #Embaixador #ministério #Pecuária #secretário
Dia da África: Brasil amplia agenda de integração Dia da África: Brasil amplia agenda de integração com o continente -

País faz acordos com Angola, Nigéria, Moçambique e África do Sul

Esta segunda-feira (25) marca o Dia da África, continente com o qual o Brasil tem intensificado as relações no atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O movimento faz parte de um esforço para diversificar os parceiros comerciais, além de reforçar laços culturais, diplomáticos, científicos e históricos com os africanos.

Lula fez sete viagens à África na atual gestão, sendo duas à África do Sul, além de Angola, São Tomé e Príncipe, Egito, Etiópia e Moçambique. Nos últimos três anos, o Brasil tem firmado acordos com países africanos em áreas como agricultura, aviação civil, defesa, saúde, educação, turismo, entre outros.

Pelo outro lado, Lula recebeu neste mandato, em Brasília, seis chefes de Es...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/dia-da-africa-brasil-amplia-agenda-de-integracao-com-o-continente/

#África #ÁfricadoSul #Angola #Brasil #integração #LuizInácioLuladaSilva #Lula #Moçambique
Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Brasília -

Embaixadora Maria Laura da Rocha preside evento onde se discutiu a expansão de parcerias em diversos setores. O investimento russo acumulado no Brasil atingiu aproximadamente US$ 2 bilhões

Embaixadora Maria Laura da Rocha, e o Ministro Maksim Reshetnikov

A Secretária-Geral das Relações Exteriores do Brasil, Maria Laura da Rocha, e o Ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maksim Reshetnikov presidiram, nesta segund...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/comissao-brasil-russia-realiza-sessao-plenaria-em-brasilia/

#Brasil #Brasília #COMISSÃO #MaksimReshetnikov #MariaLauradaRocha #ministro #plenária #Rússia
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In