O Senado aprovou, no dia 01 de junho, a nomeação de Pedro Luiz Dalcero para chefiar a embaixada brasileira em São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe, país da África Central que tem o português como língua oficial. A aprovação será comunicada à Presidência da República. Ele ingressou na carreira diplomática em 1996 e atualmente exerce o cargo de ministro-conselheiro na Representação Especial junto à Conferência do Desarmamento em Genebra.
Já Ademar Seabra da Cruz Junior será o novo embaixador para Moçambique Essuatíni e Madagascar. O diplomata iniciou a carreira no Itamaraty em 1991, onde atuou como chefe da divisão de ciência e tecnologia. Foi assessor especial do MInistério da Ciência, Tecnologia e Inovação e coordenador-geral de procedimentos disciplinares da Corregedoria do Serviço Exterior. Fora do país, atuou nas representações do Brasil em Lima (Peru), Montevidéu (Uruguai), Toronto (Canadá) e Varsóvia (Polônia).
No dia 11 de maio a CRE do Senado aprovou as indicações de Sérgio Eugênio de Risios Bath para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Arábia Saudita e, cumulativamente, na República do Iêmen. Sérgio Eugênio de Risios Bath entrou na carreira diplomática em 1980. No exterior, atuou na missão junto à então Comunidade Econômica Europeia (CEE), em Bruxelas; na embaixada em Bogotá, na embaixada em Washington, como conselheiro,; e no consulado-geral em Sydney, como cônsul-geral, de 2018 até o presente momento.
Ainda no dia 11, a comissão aprovou a indicação de Jandyr Ferreira dos Santos para chefiar a embaixada brasileira na Etiópia. Diplomata assumirá também as representações do Brasil no Djibouti e no Sudão do Sul. Jandyr nasceu em 1975, em Coimbra (Portugal), filho de pais brasileiros. Formado em economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Santos iniciou sua carreira diplomática no ano 2000. Já trabalhou na embaixada brasileira de Buenos Aires, na Argentina; de Nova Delhi, na Índia; e na de Beirute, no Líbano.
Vera Lucia Campetti é a nova embaixadora do Brasil em Antígua e Barbuda.Seu nome também foi aprovado no dia 11 de maio pela CRE do Senado. Campetti é a atual embaixadora do Brasil em Barbados, desde 2019, e vai acumular os cargos. Antes disso, foi cônsul-geral na Guiana Francesa (2014-2019). Ela também atuou como conselheiras nas embaixadas na Coreia do Sul e no Paraguai, além de cônsul-geral adjunta em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Fonte: Agência Senado