Cerca de 1,5 mil participantes reunidos na Cidade do Cabo a partir deste domingo, discutindo a importância das estatísticas para o desenvolvimento; mais de 100 países não registram nascimentos e mortes de forma adequada.
Leda Letra, da ONU News em Nova Iorque.
De acordo com o Departamento de Estatísticas das Nações Unidas, mais de 100 países não fazem uma contagem adequada de nascimentos e de mortes. No mundo todo, o nascimento de uma entre quatro crianças menores de cinco anos nunca foi registrado.
Em relação a estatísticas sobre questões de gênero, apenas 41% dos países produzem de forma regular estatísticas sobre violência a mulheres. Já 77 nações não têm um banco de dados sobre pobreza.
Recursos – Esses são alguns dos desafios discutidos no primeiro Fórum Mundial de Dados da ONU, que começou neste domingo na Cidade do Cabo, na África do Sul.
O encontro reúne até o dia 18 cerca de 1,5 mil participantes, com o objetivo de aumentar o apoio político e os recursos necessários para ampliar a capacidade dos países em registrar estatísticas.
O subsecretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais afirma que este primeiro fórum de dados acontece em um “momento crucial”. Em entrevista à ONU News, Wu Hongbo falou sobre a ligação entre estatísticas e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Agenda 2030 – Segundo Wu Hongbo, ao planejar criação de empregos, expansão de cidades ou melhorias na educação, seria um “desastre” não saber de fato quantas pessoas existem no país ou nas cidades.
O subsecretário-geral da ONU explica que isso mostra a importância dos dados e das informações exatas para a implementação da Agenda 2030.
Plano de Ação – No primeiro dia do fórum, foi lançado o Plano de Ação Global da Cidade do Cabo para Dados de Desenvolvimento Sustentável. O plano exige um compromisso de governos, líderes políticos e comunidade internacional para ações em seis áreas estratégicas.
As medidas devem ser tomadas no campo da coordenação e liderança; inovação e modernização de sistemas nacionais de estatísticas; disseminação de dados sobre desenvolvimento sustentável; construção de parcerias e mobilização de recursos.