A iniciativa foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, com o apoio do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos no Brasil.
O governo brasileiro fez uma doação humanitária de 50 mil dólares para apoiar a Argélia no enfrentamento à COVID-19 em campos de refugiados Sahrawi. Uma cerimônia simbólica de entrega da doação brasileira aconteceu no final de dezembro. A iniciativa foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, com o apoio do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos no Brasil.
Implementada pela embaixada brasileira em Argel, a doação foi usada na compra de materiais de limpeza e higienização para as escolas primárias e creches que funcionam dentro dos campos, para produzir materiais informativos sobre a COVID-19 e também para apoiar os enfermeiros que atuam na implementação dos protocolos sanitários dentro dos campos. Os recursos também foram usados em obras de reconstrução de três escolas danificadas durante uma tempestade de areia em setembro de 2020, na construção de um centro de isolamento para casos de COVID-19 e na reforma do hospital no campo de Awserd.