Movimento Democrático obteve 32,3% dos votos; republicanos ficaram em segundo lugar com 21,6% dos votos
Conforme indicado pelas pesquisas, a coligação do recém-eleito presidente Emmanuel Macron conseguirá uma larga maioria na Assembleia Nacional. As primeiras pesquisas de boca de urna das eleições legislativas na França, realizadas neste domingo (11), indicam uma forte vantagem do partido ‘En Marche!’, em relação aos outros partidos políticos franceses. A aliança entre o partido Em Marcha! – criado por Macron – e o partido de centro direita Movimento Democrático obteve 32,3% dos votos. A coligação do partido Os Republicanos ficou em segundo lugar com 21,6% dos votos. Já a Frente Nacional de Marine Le Pen atingiu 13,5%.
Este foi apenas o primeiro turno das eleições legislativas francesas, ainda há mais uma rodada de votações prevista para o próximo domingo, dia 18 de junho. Entretanto, segundo a agência de notícias AFP, Macron está prestes a conseguir uma das mais expressivas maiorias parlamentares dos últimos 60 anos.
Neste cenário, as projeções indicam que a coligação de Macron deve obter entre 400 e 445 cadeiras, enquanto Os Republicanos devem ficar com algo entre 70 e 130 cadeiras. Já a Frente Nacional tem uma projeção estimada entre uma e 10 cadeiras. Ao todo, são 577 cargos na Assembleia Nacional em disputa. “A França está de volta”, afirmou em tom triunfante o primeiro-ministro Edouard Philippe.
Por enquanto, a maior derrota dessa eleição é a do Partido Socialista do ex-presidente François Hollande — a agremiação perdeu 200 cadeiras. Resultados preliminares das eleições parlamentares na França: 1º turno
A República Em Marcha! (LREM): 32,12%
Os Republicanos – UDI (LR-UDI): 21,59%
Frente Nacional (FN): 13,54
França Insubmissa (FI): 10,92
Partido Socialista e seus aliados (PS): 9,48
Europa – Ecologia – Os Verdes (EELV): 4,17
Partido Comunista Francês (PCF): 2,75
Outros: 5,43
(Sputnik Brasil).