• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 16 abril , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Brasil

CNA: Brasil será maior agro do mundo em 2035

por Embassy News
10 de dezembro de 2023
em Brasil
Tempo de Leitura: 4 mins
A A

Setor agrícola representou o Brasil no dia da Alimentação e Agricultura na COP28. Gedeão Pereira, da CNA, falou sobre os desafios de conciliar a segurança alimentar e energética com a segurança climática.

“O Brasil será o maior produtor de alimentos do mundo em 2035”, disse o segundo vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gedeão Pereira, no dia da Alimentação e Agricultura na COP28 em Dubai. Pereira, que é presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), falou à ANBA sobre o painel que tratou dos desafios de conciliar a segurança alimentar e energética com a segurança climática.

“Nunca teve na história da humanidade um crescimento agrícola dessa magnitude, de em 26 anos um país passar de importador a maior exportador mundial, e daqui uns anos, o Brasil será o maior produtor”, declarou. Ele lembrou que a CNA tem escritórios em Dubai, Shangai e Singapura para fazer a promoção de produtos brasileiros como frutas, castanhas e cafés especiais.

Pereira afirmou que, entre os diferentes tipos de energias renováveis discutidos, o Brasil tem a energia mais limpa do mundo, com hidrelétrica e grandes investimentos em eólica e fotovoltaica, além do biocombustível etanol proveniente da cana-de-açúcar e, agora, com investimentos no etanol de milho.

“Temos esta enorme agricultura usando apenas 22% do território nacional. A agricultura brasileira exercita a melhor tecnologia disponível no mundo hoje, porque, se ela consegue ser uma das maiores agriculturas do mundo em 22% do território, ela não está destruindo a Amazônia, são outras causas, garimpo ilegal, madeireiras ilegais. Então vemos a agricultura com muito equilíbrio ambiental”, declarou.

Pereira afirmou que a Amazônia não é sustentável, a não ser no ambiental. “O que é sustentabilidade? Um tripé, econômico, social e ambiental. Falta o econômico e o social. Temos que descobrir uma maneira de desenvolver as pessoas que vivem na Amazônia, não posso aceitar ter 30 milhões de pobres na Amazônia”, disse.

E de que formas isso poderia ser feito? “O nosso código florestal diz que eu posso desmatar uma parte, por exemplo, mantendo 80%, tenho que seguir isso. Não topamos o ilegal, mas o legal, porque as pessoas têm que viver, fazer uma boa pecuária, uma boa agricultura, e se desenvolver humanamente, e não ficar marginalizados”, declarou.

Exploração de petróleo na Amazônia

Gedeão Pereira acredita que é preciso explorar as fontes de petróleo e gás da Amazônia. “Tem que explorar, porque se tem um país com diversas fontes energéticas, o petróleo é mais uma delas, e a humanidade ainda não pode abrir mão do uso do petróleo porque não tem uma tecnologia que pode substituí-lo em todos os níveis. É riqueza”, declarou.

“Qual combustível que vou usar no trator para produzir o alimento?”, questionou, informando que hoje, todo o maquinário agrícola do Brasil e do mundo é movido a diesel. “E agora, uma parte já é movida a biodiesel, que é 10% de óleo de soja. O etanol não tem produção suficiente”, disse.

Plano da FAO

Painéis sobre o agro e a transição energética ocorreram no espaço da CNA na COP28

Durante o dia da Alimentação e Agricultura na COP28 a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) lançou um plano (roadmap, em inglês) que visa alinhar os sistemas alimentares com os objetivos de 1,5°C e fome zero. Os sistemas alimentares contribuem com um terço das emissões globais de gases de efeito estufa, enquanto as mudanças climáticas levaram mais 122 milhões de pessoas à situação de fome desde 2019.

Segundo analistas do clima, o plano da FAO é um primeiro passo importante que estabelece metas e prazos para 10 áreas, entre elas, mudanças climáticas, biodiversidade, dietas saudáveis e produção sustentável.

Mas o plano também foi criticado por ser insuficiente. Especialistas apontam que ele não dá a devida atenção à natureza, não recomenda reduções significativas no consumo de carne e laticínios em países ricos e não aborda as desigualdades de poder no sistema alimentar.

Fonte: ANBA/ Bruna Garcia

Notícia Anterior

Azerbaijão será o anfitrião da próxima Cimeira do Clima em 2024  

Próxima Notícia

Alemanha financia projetos de descarbonização no Brasil

Notícias Relacionadas

Brasil

Embaixador do Líbano discute combate à fome e ajuda humanitária no MDS

16 de abril de 2026
Brasil

Embaixador do Sudão debate segurança alimentar e inclusão social

15 de abril de 2026
Brasil

Brasil leva experiência de acolhimento de migrantes à Itália

15 de abril de 2026
Próxima Notícia

Alemanha financia projetos de descarbonização no Brasil

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Post do Instagram 17853929589631895 Post do Instagram 17853929589631895
Post do Instagram 18523781110069486 Post do Instagram 18523781110069486
A milonga uruguaia animou a festa nacional do Urug A milonga uruguaia animou a festa nacional do Uruguai em Brasília. A reportagem você vai poder ler na Embassy
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In