Ao menos 19 pessoas morreram e 14 ficaram feridas na província colombiana de Cauca, onde oito casas foram atingidas. Presidente Iván Duque viajou para a região
Por G1
Ao menos 19 pessoas morreram e 14 ficaram feridas após deslizamentos de terra na província colombiana de Cauca, no sudoeste do país, disse a agência de combate a desastres do país neste domingo (21).
Ao menos oito casas foram danificadas e parte da rodovia Pan-Americana está bloqueada devido aos deslizamentos, de acordo com a Reuters.
As autoridades temem que os 14 desaparecidos tenham morrido, disse à France Presse o chefe dos bombeiros da cidade de Popayán, Juan Carlos Gañán. “Nossa solidariedade aos parentes das vítimas do deslizamento ocorrido esta madrugada em Rosas, Cauca, devido às fortes chuvas”, escreveu o presidente colombiano, Iván Duque, no Twitter.
O presidente viajou para o local e anunciou ajuda aos desabrigados, cujo número não parou de aumentar ao longo do dia.
Deslizamentos são comuns na montanhosa Colômbia, especialmente durante a temporada de chuvas e em áreas onde casas informais e precárias e estreitas estradas são construídas sobre encostas desmatadas dos Andes.
O país vem enfrentando a primeira estação chuvosa do ano há mais de um mês, e a Unidade Nacional de Gerenciamento de Risco de Desastres emitiu alertar para a região andina (centro), bem como para os litorais do Caribe e do Pacífico.
Entre 1 e 21 de abril, 27 pessoas morreram em deslizamentos de terra e tempestades, segundo a agência.