• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 26 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Brasil

Chipre e Bahia buscam parceria na educação superior

por Liz Elaine
18 de março de 2026
em Brasil
Tempo de Leitura: 3 mins
A A

Embaixador Vasilios Philippou discute oportunidades bilaterais na UNEB

O embaixador Vasilios Philippou e a reitora Adriana dos Santos Lima

O Embaixador do Chipre no Brasil, Vasilios Philippou, reuniu-se hoje, 18 de março, com a Reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Adriana dos Santos Marmori Lima. Durante o encontro, debateram oportunidades e trocas de impressões no sentido de haver perspectivas de colaboração acadêmica e científica entre instituições de ensino superior da Bahia e da República de Chipre.

Na visita, abordaram, entre outros pontos, iniciativas voltadas à cooperação internacional, à mobilidade de estudantes e docentes, bem como ao incentivo a projetos conjuntos de pesquisa em áreas estratégicas de interesse comum.

Na ocasião, foi apresentado um rascunho de Acordo de Cooperação entre a University of Cyprus e a UNEB, com o objetivo de estabelecer um marco institucional para a colaboração nas áreas de ensino e pesquisa. O instrumento prevê iniciativas como a realização de pesquisas conjuntas, intercâmbio de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação, troca de materiais e publicações acadêmicas, coorganização de seminários, conferências e eventos científicos, além do desenvolvimento de programas conjuntos, incluindo cursos de curta duração e eventuais duplos diplomas.

A visita reforça a disposição das partes em ampliar o diálogo institucional e estreitar os laços acadêmicos, contribuindo para o avanço da cooperação entre a UNEB e instituições de ensino superior da República de Chipre, no âmbito da educação, da ciência e da inovação.

Isabela Silva Suarez e o embaixador Vasilios Philippou

Associação Comercial da Bahia

Em sua agenda na Bahia, o embaixador Vasilios Philippou, no dia 17 de março, visitou ainda a Associação Comercial da Bahia (ACB). Lá foi recebido pela presidente da entidade, Isabela Silva Suarez. O encontro teve como propósito fundamental o estreitamento das relações institucionais e a prospecção de parcerias estratégicas entre o país europeu e o setor produtivo baiano. Durante a reunião, foram discutidos temas de cooperação mútua e a identificação de setores prioritários para o intercâmbio comercial e de investimentos.

O diálogo focou em aproximar o empresariado baiano das oportunidades oferecidas por Chipre, consolidando o país como uma porta de entrada estratégica para o mercado da União Europeia. Foram apresentadas as potencialidades de Salvador e do estado da Bahia como polos de atração de capital estrangeiro, em consonância com o papel da ACB na defesa do desenvolvimento econômico regional.

Na ocasião, foi apresentada uma proposta de Memorando de Entendimento (MoU) entre a Invest Cyprus e a Associação Comercial da Bahia, com o intuito de reforçar os laços

institucionais entre as duas entidades. O instrumento proposto contempla:

• Intercâmbio de Dados: Estabelecimento de marcos para a troca de dados úteis entre os mercados.

• Conexão Empresarial: Fomento à conexão entre atores empresariais de ambos os lados.

• Eventos e Missões: Estímulo ao envio de delegações comerciais e a organização de seminários conjuntos.

• Expansão Internacional: Oferecimento de orientação estratégica para empresas que buscam expandir suas operações e crescer no exterior.

“A visita reforça o compromisso de ambas as partes em construir uma agenda estruturada que conecte o ecossistema de negócios da Bahia às vantagens competitivas oferecidas pela República de Chipre no Mediterrâneo”, afirmou o embaixador.

Tags: Adriana dos Santos Marmori LimaBahiaChipreEducaçãoEmbaixadorParceriasuperiorUNEBuniversidadeVasilios Philippou
Notícia Anterior

Guerra: Mauro Vieira defende multilateralismo, mas crítica papel da ONU

Próxima Notícia

Embaixador do Japão faz doação de livros para a ESD

Notícias Relacionadas

Brasil

Brasil e Itália assinam acordo científico em defesa da biodiversidade

25 de maio de 2026
Brasil

Embaixador do México palestra sobre diplomacia científica em universidade do Ceará

25 de maio de 2026
Brasil

Dia Nacional do Café: Brasil lidera produção global e fortalece sua imagem no mercado mundial

24 de maio de 2026
Próxima Notícia

Embaixador do Japão faz doação de livros para a ESD

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Brasília -

Embaixadora Maria Laura da Rocha preside evento onde se discutiu a expansão de parcerias em diversos setores. O investimento russo acumulado no Brasil atingiu aproximadamente US$ 2 bilhões

Embaixadora Maria Laura da Rocha, e o Ministro Maksim Reshetnikov

A Secretária-Geral das Relações Exteriores do Brasil, Maria Laura da Rocha, e o Ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maksim Reshetnikov presidiram, nesta segund...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/comissao-brasil-russia-realiza-sessao-plenaria-em-brasilia/

#Brasil #Brasília #COMISSÃO #MaksimReshetnikov #MariaLauradaRocha #ministro #plenária #Rússia
Escola militar promove a “Feira das Nações 2026” - Escola militar promove a “Feira das Nações 2026” -

Embaixadores e representantes de embaixadas participaram do evento de divulgação cultural de nações 

O Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar do Distrito Federal promoveu, no dia 22 de maio, a tradicional Feira das Nações 2026, reunindo representantes diplomáticos e culturais da Croácia, Panamá, Vietnã, Bolívia, Rússia, Japão, Haiti, Angola e Cabo Verde, em uma atividade marcada pelo protagonismo estudantil, integração cultural e valorização do conhecimento. Sob a supervisão da Tenente-Coronel Sellani, alunos, professores e colaboradores transformaram o espaço escolar em um ambiente de imersão histórica, cultural e gastronômica, reforçando o compromisso institucional da PMDF com a formação cidadã e a ampliação de horizontes educacionais. 

Ao destacar a dedicação dos estudantes, a Tenente-Coronel Sellani ressa...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/escola-militar-promove-a-feira-das-nacoes-2026/

#colégio #diplomatas #Embaixador #Escola #Feira #milatar #Nações #Sellani #Tiradentes
CLDF recebe Exposição Africana em comemoração ao D CLDF recebe Exposição Africana em comemoração ao Dia da África 2026 -

Imagens, obras de arte, objetos culturais, artesanatos e bandeiras, entre outros poderão ser visitadas até 29 de maio,

A Exposição de Arte do Dia da África 2026 é uma iniciativa do Conselho Curador de Cultura da CLDF em parceria com representações diplomáticas africanas sediadas no Brasil. A mostra integra as atividades comemorativas do Dia da África, celebrado anualmente em 25 de maio.

A mostra reúne imagens, obras de arte, objetos culturais, artesanatos, bandeiras e outros elementos representativos das tradições; paisagens e expressões artísticas de diferentes nações africanas, de forma a valorizar a diversidade cultural do continente africano e destacar as contribuições históricas, artísticas e culturais dos países participantes.

Esta é a segunda vez que as missões diplomática...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/cldf-recebe-exposicao-africana-em-comemoracao-ao-dia-da-africa-2026/

#África #Câmara #CLDF #Comemoração #Exposição #legislativa
Brasil e Itália assinam acordo científico em defes Brasil e Itália assinam acordo científico em defesa da biodiversidade -

Instituto Chico Mendes e CNR reforçaram cooperação ambiental

Os presidentes do Conselho Nacional de Pesquisa na Itália (CNR), Andrea Lenzi, e do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires, assinaram, na presença do embaixador Alessandro Cortese, o Acordo de cooperação científica sobre a conservação da biodiversidade”.

A parceria, em celebração ao 9º Dia da Pesquisa Italiana no Mundo, foi firmada, nesta segunda-feira (25), na embaixada da Itália em Brasília durante o "Seminário Internacional CNR-ICMBio: Bases Científicas para a Cooperação Técnica", organizado pelo adido científico da embaixada, Fabio Naro.

O evento, que reuniu pesquisadores das duas instituições, evidenciou convergências em questões estratégicas como a proteçã...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/brasil-e-italia-assinam-acordo-cientifico-em-defesa-da-biodiversidade/

#Acordo #AlessandroCortese #Biodiversidade #Brasil #ChicoMendes #CNR #defesa #FabioNaro #ICMBio #Instituto #iTália #MauroOliveiraPires
Embaixador do México palestra sobre diplomacia cie Embaixador do México palestra sobre diplomacia científica em universidade do Ceará -

Carlos García de Alba conversou com a comunidade acadêmica da Unifor

O embaixador do México no Brasil, Carlos García de Alba, ministrou palestra com o tema "Diplomacia científica e acadêmica entre o México e o Brasil" (Foto: Ares Soares)

O embaixador do México no Brasil, Carlos García de Alba, participou, no dia 21 de maio, da Semana de Internacionalização, no auditório da Universidade de Fortaleza (Unifor). Foi destaque do evento sua palestra. O encontro, com o tema "Diplomacia cien...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embaixador-do-mexico-palestra-sobre-diplomacia-cientifica-em-universidade-do-ceara/

#CarlosGarcíadeAlba #Ceará #Embaixador #Fortaleza #RandalPompeu #unifor #universidade
Dia Nacional do Café: Brasil lidera produção globa Dia Nacional do Café: Brasil lidera produção global e fortalece sua imagem no mercado mundial -

Maior produtor e exportador do planeta, o Brasil transforma tradição, inovação e sustentabilidade em vantagens competitivas, consolidando sua posição como protagonista da cadeia cafeeira internacional, Café é hoje instrumento de diplomacia econômica.

Celebrado em 24 de maio, o Dia Nacional do Café é uma oportunidade para reconhecer a importância econômica, social e cultural de uma das bebidas mais consumidas no mundo. Mais do que um hábito diário compartilhado por bilhões de pessoas, o café movimenta uma cadeia produtiva global que gera milhões de empregos, impulsiona o comércio internacional e conecta produtores e consumidores em diferentes continentes.

Nesse cenário, o Brasil ocupa posição de destaque absoluto. O país é há mais de um século o maior produtor e exportador de café do mundo, respondendo por cerca de um terço da pr...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/dia-nacional-do-cafe-brasil-lidera-producao-global-e-fortalece-sua-imagem-no-mercado-mundial/

#Brasil #casfé #Dia #Diplomacia #Economia #mercadoprodução #Nacional
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In