No dia 26 de setembro de 2024, em Genebra, o Cazaquistão consolidou sua posição entre os três principais países da Ásia Central e do Sul no prestigiado Índice Global de Inovação (Global Innovation Index) da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO), subindo para o 78º lugar.
Desde 2007, o índice avalia 133 países em 80 indicadores, refletindo a importância da inovação para o crescimento econômico e industrial. Este avanço confirma o sucesso das reformas em curso no Cazaquistão e a sua crescente reputação no cenário global, além de atrair novos investimentos.
Os avanços notáveis do Cazaquistão incluem a entrada no Top 30 em indicadores como “Governo Online” (8º lugar), “Modelos Úteis por Origem/PIB” (10º lugar), “Participação Eletrónica” (15º lugar) e “Relação Alunos/Professores no Ensino Secundário” (16º lugar).
Este reconhecimento é fruto do esforço conjunto do Escritório de Projetos, liderado pela assessora presidencial para Ciência e Inovação, Kunsulu Zakarya.
No dia 4 de outubro de 2024, o Cazaquistão será o anfitrião da primeira Cerimónia Regional de Apresentação do Relatório do Índice Global de Inovação para a Ásia, com o apoio da WIPO, reforçando a posição do país como um importante centro de inovação na região.