• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 27 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Diplomacia

Cazaquistão e Brasil: Perspectivas de Cooperação em diversas áreas

por Embassy News
13 de maio de 2024
em Diplomacia
Tempo de Leitura: 6 mins
A A

Primeiro Vice-Ministro cazaque se reúne com vários representantes do governo brasileiro em sua sexta consulta política. Na agenda de Kairat Umarov relações bilaterais, economia, eleições e projetos internacionais.

O chanceler Kairat Umarov e o embaixador Bolat Nussupov

O Primeiro Vice-Ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Kairat Umarov, visitou o Brasil, na última semana, onde manteve encontro com o também chanceler Eduardo Paes Saboia. Os dois debateram aspectos atuais das relações bilaterais, da agenda global, bem como da interação multilateral em questões de apoio mútuo a iniciativas e candidatos no âmbito de organizações internacionais.

Os chanceleres falaram da alta dinâmica e intensidade das agendas de política externa dos presidentes do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, e do Brasil, Lula da Silva, voltadas para a solução de problemas internacionais prementes, manifestou-se interesse em coordenar os esforços dos países do sul global. Eles enfatizaram a importância de organizar visitas cruzadas nos mais altos e altos níveis, fortalecer a diplomacia parlamentar e intensificar a cooperação comercial e de investimento com o envolvimento das capacidades do Conselho Empresarial Cazaquistão-Brasil. Para dar um novo impulso ao diálogo político e à cooperação econômica.

Congresso – Em Brasília, Kairat Umarov manteve reuniões com membros do grupo parlamentar de amizade Cazaquistão-Brasil, liderado pelo senador Esperidião Amin e pelo deputado Claudio Cajado. Além disso, a convite do lado brasileiro, Kairat Umarov palestrou na Mesa Redonda, dedicada pela primeira vez à Ásia Central, na Academia Diplomática de Rio Branco do Itamaraty.

 

O Primeiro Vice-Ministro se reuniu ainda com Cônsules Honorários do Cazaquistão e candidatos no Brasil na sede da Embaixada cazaque em Brasília. Em seus discursos, eles apresentaram seus estados e compartilharam sua visão de estabelecer cooperação comercial, econômica, cultural e humanitária com Cazaquistão.
Embaixador Audo Faleiro e o chanceler Kairat Umarov

O vice-chanceler esteve reunido com o assessor da Presidência da República para Assuntos Internacionais do Embaixador Audo Faleiro, diretor do departamento de assuntos internacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Frederico Lamego, diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) Embaixador Ruy Pereira, Cônsules Honorários do Cazaquistão e candidatos no Brasil, além da Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Silvia Maria Fonseca Massruha. Além disso, a convite do lado brasileiro, Kairat Umarov palestrou na Mesa Redonda, dedicada pela primeira vez à Ásia Central, na Academia Diplomática de Rio Branco do Itamaraty

O Brasil é a maior economia da América Latina. O país ocupa o quinto lugar no mundo em termos de território (8,5 milhões de km²) e o sexto em população (207 milhões de pessoas). Segundo o FMI, o PIB nominal do Brasil em 2023 foi de 2,2 trilhões de dólares, fazendo com que o país se tornasse a 9ª economia do mundo.

O PIB per capita foi de US$ 11 mil, um aumento de 2,04% em relação a 2022. Os setores chave da economia brasileira são engenharia mecânica, automotivo, mineração, agricultura, manufatura, energia renovável e serviços.

O primeiro Vice-Ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão Kairat Omarov reuniu-se com o embaixador Ruy Pereira, diretor da Agência Brasil de Cooperação Internacional (ABC), durante uma visita de trabalho ao Brasil. O diplomata apresentou os resultados frutuosos do sistema Cazaquistão (RDC) de ajuda oficial ao desenvolvimento, bem como a experiência de ajuda ao desenvolvimento nos países da Ásia Central e no Afeganistão.

No Uruguai, sob a co-presidência do Primeiro Vice-Ministro das Relações Exteriores da República do Cazaquistão, Kairat Umarov, e do Vice-Ministro das Relações Exteriores da República Oriental do Uruguai, Nicolás Albertoni Gómez, foi realizada a primeira ronda de consultas políticas Cazaque-uruguaias.

Uruguai – No Uruguai, Kairat Umarov debate cooperação comercial e de investimento com empresários e fala da abertura de um consulado em Montevideo.

Durante sua visita de trabalho ao Uruguai, o vice-chanceler participou da mesa redonda “Cazaquistão-Uruguai: oportunidades de investimento e comércio” para representantes de círculos empresariais e associações econômicas no Uruguai.

Em seu discurso, Umaro visitou o escritório proposto para o primeiro Consulado Honorário do Cazaquistão em Montevidéu.  falou sobre o atual desenvolvimento econômico do Cazaquistão e as reformas sociais e econômicas realizadas pelos líderes do país, a fim de aumentar o desempenho econômico e o bem-estar da população. Foi dada especial ênfase à abertura da economia cazaque ao investimento estrangeiro, cujos volumes estão a apresentar uma dinâmica crescente.

O diplomata cazaque pediu à comunidade empresarial uruguaia que expanda o comércio e crie joint ventures, levando em conta todas as vantagens da legislação de investimento do nosso país e a localização geográfica conveniente do Cazaquistão para a localização da produção e a promoção de produtos uruguaios em grandes mercados vizinhos.

Os presidentes das empresas uruguaias apresentaram suas empresas e compartilharam planos para sua entrada no mercado cazaque. No final da mesa-redonda, as partes acordaram em prosseguir o diálogo e realizar uma conferência económica conjunta sob a forma de um fórum empresarial. Se discutiu a cooperação com organizações econômicas regionais da América do Sul.

ALADI/ OLADE – Na capital uruguaia, o primeiro vice-ministro também se reuniu com a presidente da Câmara dos Representantes do Parlamento uruguaio, Ana María Olivera, que expressou seu apoio à criação de um grupo parlamentar de amizade “Uruguai-Cazaquistão” no Parlamento uruguaio, liderado pelo senador Marcos Methol Sastre.

Em Montevideo, Umarov, manteve negociações com o Secretário Executivo Adjunto da Organização Latino-Americana de Energia (OLADE), Fitzgerald Cantero Piali, bem como com o Secretário-Geral Adjunto da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), Benjamín Blanco

Numa reunião com a autoridade OLADE, organização com 27 estados membros da América Latina e Caribe, Kairat Umarov apresentou ao seu interlocutor a moderna política energética do Cazaquistão e o potencial do sector dos transportes e logística da região. As partes discutiram questões-chave da interação comercial, econômica e energética entre o Cazaquistão e os países latino-americanos, bem como a proposta ao nosso país de aderir à Organização como observador.

Na ALADI, o diplomata cazaque apresentou ao interlocutor o desenvolvimento atual do Cazaquistão, bem como o clima de investimento em nosso país. Nesse contexto, as partes destacaram a importância prática do Memorando de Cooperação entre a UEE e o Mercosul, assinado em 2018 para as duas regiões.

Notícia Anterior

Embaixada da Turquia promove concerto gratuito

Próxima Notícia

Ativista indígena brasileiro recebe homenagem da França

Notícias Relacionadas

Diplomacia

Issa Kort recebe boas-vindas como novo embaixador do Chile

25 de maio de 2026
Diplomacia

Cônsules suecos realizam encontro em Brasília

23 de maio de 2026
Diplomacia

Porto Alegre ganha nova sede do Consulado Geral da Itália

22 de maio de 2026
Próxima Notícia

Ativista indígena brasileiro recebe homenagem da França

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Embaixador do Japão é condecorado em Goiás - Nog Embaixador do Japão é condecorado em Goiás -

Noguchi Yasushi recebe medalha da assembleia legislativa do estado

O embaixador Noguchi Yasushi foi agraciado, no último sábado (23/5), com a Medalha de Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), a mais alta honraria concedida pela casa.

A medalha foi entregue pelas mãos do Deputado Estadual Delegado Eduardo Prado, autor da proposta da homenagem. O tributo é um reconhecimento da ALEGO às relevantes missões internacionais realizadas pelo embaixador e sua expressiva atuação no fortalecimento das relações bilaterais entre Japão e Brasil.

Na mesma cerimônia, a ALEGO também concedeu a medalha de mérito à Ricardo Shimabukuro, presidente da Associação Nipo Brasileira de Goiás (ANBG), além de prestar homenagem a 120 pessoas ligadas à entidade, que completa 70 an...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embaixador-do-japao-e-condecorado-em-goias/

#ALEGRO #Câmara #Condecoração #Goiás #Japão #legislativa #Medalha #NoguchiYasushi
Embrapa Agroenergia, 20 anos de ciência para a bio Embrapa Agroenergia, 20 anos de ciência para a bioeconomia -

Avançam as interfaces da produção agropecuária com outros setores da economia, exigindo novas abordagens científicas, maior integração de conhecimentos e arranjos institucionais mais complexos 

Maurício Antônio Lopes — pesquisador e ex-presidente da Embrapa

A trajetória da pesquisa agropecuária no Brasil é, em grande medida, uma história de sucesso construída a partir do enfrentamento aos desafios agronômicos típicos dos sistemas de produção vegetal e animal. Ao longo de décadas, ganhos expressivos de produtividade e eficiência foram alcançados com base no domínio de fatores como solo, clima, genética e manejo. Esse processo estruturou uma agricultura altamente competitiva em ambientes tropicais e projetou o Brasil como referência internacional em agricultura tropical, com contribuição relevante para a segurança alimen...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embrapa-agroenergia-20-anos-de-ciencia-para-a-bioeconomia/

#agroenergia #agropecuária #Bioeconomia #Ciência #Economia #Embrapa #MaurícioAntônioLopes
Brasil e Líbano ampliam trocas comerciais - No a Brasil e Líbano ampliam trocas comerciais -

No acumulado deste ano, tanto exportações quanto importações estão em crescimento em relação a 2025. Corrente de comércio soma US$ 171 milhões.

Exportações e importações do Brasil com o Líbano registram expansão entre janeiro e abril deste ano em comparação com o mesmo período de 2025. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) organizados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, nos quatro primeiros meses do ano, o Brasil exportou US$ 170,8 milhões ao Líbano, em alta de 8,1% na comparação com os quatro primeiros meses do ano passado.

As importações somam US$ 842 milhões, em alta de 39,2%. O saldo é superavitário ao Brasil em US$ 169,9 milhões e a corrente de comércio soma US$ 171,6 milhões.

Os principais prod...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/brasil-e-libano-ampliam-trocas-comerciais/

#Brasil #comércio #Exportação #importação #Líbano
Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na pecuária com o Brasil -

Embaixador Bolat Nussupov se reúne em ministério para negociar implementação prática de acordo bilateral

O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, e o Secretário de Cooperação Ministério de Agricultura e Pecuária, Augusto Billy, se reuniram, nesta terça-feira (26), tendo como ponto principal do encontro as negociações da implementação prática do Memorando de Entendimento e Cooperação na área de agricultura e pecuária. O documento foi assinado em 11 de maio deste ano em Astana, entre o Ministério da Agricultura do Cazaquistão e o Ministério Federal da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Nussopov e Billy discutiram as possibilidades de criação, entre os dois países, de um Grupo de Trabalho conjunto, composto por representantes dos ministérios e órgãos competentes de ambos os países, bem como de associaçõe...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/cazaquistao-discute-questoes-de-cooperacao-nas-areas-da-agricultura-e-da-pecuaria/

#Agricultura #BolatNussupov #Brasil #Cazaquistão #Embaixador #ministério #Pecuária #secretário
Dia da África: Brasil amplia agenda de integração Dia da África: Brasil amplia agenda de integração com o continente -

País faz acordos com Angola, Nigéria, Moçambique e África do Sul

Esta segunda-feira (25) marca o Dia da África, continente com o qual o Brasil tem intensificado as relações no atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O movimento faz parte de um esforço para diversificar os parceiros comerciais, além de reforçar laços culturais, diplomáticos, científicos e históricos com os africanos.

Lula fez sete viagens à África na atual gestão, sendo duas à África do Sul, além de Angola, São Tomé e Príncipe, Egito, Etiópia e Moçambique. Nos últimos três anos, o Brasil tem firmado acordos com países africanos em áreas como agricultura, aviação civil, defesa, saúde, educação, turismo, entre outros.

Pelo outro lado, Lula recebeu neste mandato, em Brasília, seis chefes de Es...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/dia-da-africa-brasil-amplia-agenda-de-integracao-com-o-continente/

#África #ÁfricadoSul #Angola #Brasil #integração #LuizInácioLuladaSilva #Lula #Moçambique
Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Brasília -

Embaixadora Maria Laura da Rocha preside evento onde se discutiu a expansão de parcerias em diversos setores. O investimento russo acumulado no Brasil atingiu aproximadamente US$ 2 bilhões

Embaixadora Maria Laura da Rocha, e o Ministro Maksim Reshetnikov

A Secretária-Geral das Relações Exteriores do Brasil, Maria Laura da Rocha, e o Ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maksim Reshetnikov presidiram, nesta segund...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/comissao-brasil-russia-realiza-sessao-plenaria-em-brasilia/

#Brasil #Brasília #COMISSÃO #MaksimReshetnikov #MariaLauradaRocha #ministro #plenária #Rússia
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In