Primeiro Vice-Ministro cazaque se reúne com vários representantes do governo brasileiro em sua sexta consulta política. Na agenda de Kairat Umarov relações bilaterais, economia, eleições e projetos internacionais.
O Primeiro Vice-Ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Kairat Umarov, visitou o Brasil, na última semana, onde manteve encontro com o também chanceler Eduardo Paes Saboia. Os dois debateram aspectos atuais das relações bilaterais, da agenda global, bem como da interação multilateral em questões de apoio mútuo a iniciativas e candidatos no âmbito de organizações internacionais.
Os chanceleres falaram da alta dinâmica e intensidade das agendas de política externa dos presidentes do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, e do Brasil, Lula da Silva, voltadas para a solução de problemas internacionais prementes, manifestou-se interesse em coordenar os esforços dos países do sul global. Eles enfatizaram a importância de organizar visitas cruzadas nos mais altos e altos níveis, fortalecer a diplomacia parlamentar e intensificar a cooperação comercial e de investimento com o envolvimento das capacidades do Conselho Empresarial Cazaquistão-Brasil. Para dar um novo impulso ao diálogo político e à cooperação econômica.
O vice-chanceler esteve reunido com o assessor da Presidência da República para Assuntos Internacionais do Embaixador Audo Faleiro, diretor do departamento de assuntos internacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Frederico Lamego, diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) Embaixador Ruy Pereira, Cônsules Honorários do Cazaquistão e candidatos no Brasil, além da Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Silvia Maria Fonseca Massruha. Além disso, a convite do lado brasileiro, Kairat Umarov palestrou na Mesa Redonda, dedicada pela primeira vez à Ásia Central, na Academia Diplomática de Rio Branco do Itamaraty
O Brasil é a maior economia da América Latina. O país ocupa o quinto lugar no mundo em termos de território (8,5 milhões de km²) e o sexto em população (207 milhões de pessoas). Segundo o FMI, o PIB nominal do Brasil em 2023 foi de 2,2 trilhões de dólares, fazendo com que o país se tornasse a 9ª economia do mundo.
O PIB per capita foi de US$ 11 mil, um aumento de 2,04% em relação a 2022. Os setores chave da economia brasileira são engenharia mecânica, automotivo, mineração, agricultura, manufatura, energia renovável e serviços.
O primeiro Vice-Ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão Kairat Omarov reuniu-se com o embaixador Ruy Pereira, diretor da Agência Brasil de Cooperação Internacional (ABC), durante uma visita de trabalho ao Brasil. O diplomata apresentou os resultados frutuosos do sistema Cazaquistão (RDC) de ajuda oficial ao desenvolvimento, bem como a experiência de ajuda ao desenvolvimento nos países da Ásia Central e no Afeganistão.
Uruguai – No Uruguai, Kairat Umarov debate cooperação comercial e de investimento com empresários e fala da abertura de um consulado em Montevideo.
Durante sua visita de trabalho ao Uruguai, o vice-chanceler participou da mesa redonda “Cazaquistão-Uruguai: oportunidades de investimento e comércio” para representantes de círculos empresariais e associações econômicas no Uruguai.
Em seu discurso, Umaro visitou o escritório proposto para o primeiro Consulado Honorário do Cazaquistão em Montevidéu. falou sobre o atual desenvolvimento econômico do Cazaquistão e as reformas sociais e econômicas realizadas pelos líderes do país, a fim de aumentar o desempenho econômico e o bem-estar da população. Foi dada especial ênfase à abertura da economia cazaque ao investimento estrangeiro, cujos volumes estão a apresentar uma dinâmica crescente.
O diplomata cazaque pediu à comunidade empresarial uruguaia que expanda o comércio e crie joint ventures, levando em conta todas as vantagens da legislação de investimento do nosso país e a localização geográfica conveniente do Cazaquistão para a localização da produção e a promoção de produtos uruguaios em grandes mercados vizinhos.
Os presidentes das empresas uruguaias apresentaram suas empresas e compartilharam planos para sua entrada no mercado cazaque. No final da mesa-redonda, as partes acordaram em prosseguir o diálogo e realizar uma conferência económica conjunta sob a forma de um fórum empresarial. Se discutiu a cooperação com organizações econômicas regionais da América do Sul.
ALADI/ OLADE – Na capital uruguaia, o primeiro vice-ministro também se reuniu com a presidente da Câmara dos Representantes do Parlamento uruguaio, Ana María Olivera, que expressou seu apoio à criação de um grupo parlamentar de amizade “Uruguai-Cazaquistão” no Parlamento uruguaio, liderado pelo senador Marcos Methol Sastre.
Em Montevideo, Umarov, manteve negociações com o Secretário Executivo Adjunto da Organização Latino-Americana de Energia (OLADE), Fitzgerald Cantero Piali, bem como com o Secretário-Geral Adjunto da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), Benjamín Blanco
Numa reunião com a autoridade OLADE, organização com 27 estados membros da América Latina e Caribe, Kairat Umarov apresentou ao seu interlocutor a moderna política energética do Cazaquistão e o potencial do sector dos transportes e logística da região. As partes discutiram questões-chave da interação comercial, econômica e energética entre o Cazaquistão e os países latino-americanos, bem como a proposta ao nosso país de aderir à Organização como observador.
Na ALADI, o diplomata cazaque apresentou ao interlocutor o desenvolvimento atual do Cazaquistão, bem como o clima de investimento em nosso país. Nesse contexto, as partes destacaram a importância prática do Memorando de Cooperação entre a UEE e o Mercosul, assinado em 2018 para as duas regiões.