• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
domingo, 10 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Comércio Exterior

Cazaquistão e Brasil: nova dinâmica de cooperação

por Embassy News
10 de maio de 2026
em Comércio Exterior
Tempo de Leitura: 4 mins
A A

Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, realizará, nesta segunda-feira (11), sua primeira visita oficial ao país asiático.

O Embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, segundo o correspondente da Kazinform, informou que laços fortes unem o Cazaquistão e o Brasil , seu o principal parceiro na América do Sul e a maior economia do continente.Em 2023, o Cazaquistão e o Brasil celebraram os 30 anos do estabelecimento das relações diplomáticas. Em suas mensagens de congratulação por ocasião da data, os líderes dos dois países, Kassym-Jomart Tokayev e Luiz Inácio Lula da Silva, destacaram o caráter progressivo das relações bilaterais cazaque-brasileiras.

Segundo o diplomata, o Brasil ocupa o primeiro lugar entre os países da América Latina e do Caribe em volume de comércio bilateral com o Cazaquistão. Atualmente, o intercâmbio comercial entre os dois países é de 296 milhões de dólares. As exportações do Cazaquistão para o Brasil incluem enxofre, ferroligas, produtos siderúrgicos e urânio. Já as importações abrangem açúcar, tabaco em bruto, café, pneus, motores e equipamentos industriais.

Segundo o embaixador, há grande demanda no Brasil por fertilizantes, que podem se tornar um novo nicho da cooperação comercial entre os países. — O Cazaquistão atribui grande importância prática ao desenvolvimento da cooperação com o Brasil nas áreas de pecuária e complexo agroindustrial. A pecuária no Brasil é um setor altamente desenvolvido, que constitui a base do complexo agroindustrial do país. A experiência e as capacidades do Brasil nesse setor podem ser amplamente aproveitadas no Cazaquistão — destacou Bolat Nussupov. De modo geral, ao final de 2025, o comércio no setor agroindustrial entre os dois países alcançou cerca de 90 milhões de dólares, o que representa um aumento de 10% em relação a 2024.

De acordo com o embaixador, “a cooperação em investimentos entre nossos Estados se fortaleceu após a criação do Conselho Empresarial Cazaquistão-Brasil em 2021. Desde então, já foram realizadas três reuniões alternadamente nos dois países, e a quarta está prevista para ocorrer até o final de 2026 na cidade de Konaev”.

Segundo B. Nussupov, foram estabelecidos contatos com importantes instituições brasileiras, incluindo a Embrapa, a CNI, a CNC e a ABDI. Também merece destaque o lançamento, em 2023, pela empresa brasileira WEG, de um projeto para abertura de um “Service Hub” em Almaty, bem como a cooperação em investimentos com as empresas brasileiras Savanna Sementes e Copacol — importantes atores do setor agroindustrial brasileiro.

Além disso, o Cazaquistão e o Brasil estão interessados em ampliar a cooperação nas áreas de engenharia mecânica e tecnologia da informação. Devido à estrutura federativa do Brasil, a cooperação regional representa um grande interesse prático. Como destacou o diplomata, um passo importante nessa direção foi a assinatura de Memorandos de Parceria entre a Região de Karaganda e o estado brasileiro da Bahia em 2022; entre a Região de Almaty e o estado do Rio Grande do Sul em 2024; e entre a Região do Cazaquistão Oriental e o estado de Santa Catarina em 2025, dando início a intercâmbios práticos de experiências nas áreas de agricultura e administração regional.

 Também estabelecemos relações de parceria com a CNM — uma plataforma influente que reúne os interesses das autoridades regionais de todo o país — observou o embaixador. A cooperação entre o Cazaquistão e o Brasil vai muito além da agenda bilateral — os países desenvolvem consistentemente a interação em plataformas internacionais. Nas Nações Unidas, na AIEA e no âmbito da parceria do BRICS, nossos países demonstram abordagens semelhantes em questões-chave da agenda global — do desenvolvimento sustentável à não proliferação de armas nucleares.

 Também apoiamos uns aos outros em questões ambientais. A participação da delegação do Cazaquistão, liderada pelo Ministro da Ecologia, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas COP30, realizada em Belém em novembro de 2025, bem como a realização de uma série de negociações bilaterais e multilaterais no âmbito do evento, demonstra a convergência de posições entre nossos países nesse segmento e o interesse em ampliar a cooperação — enfatizou o embaixador.

Os laços culturais entre o Cazaquistão e o Brasil também estão se fortalecendo. Em 2023, foi inaugurado em Rio de Janeiro o primeiro busto de Abai Kunanbayuly na América do Sul. Também foram realizados concertos dos músicos clássicos cazaques “Forte Trio”, Amir Tebenikhin e Aiken Aitbay em conjunto com a orquestra sinfônica Claudio Santoro, além do projeto musical “QazaqBossaNova”, da conhecida cantora do gênero brasileiro Polina Khanym. O interesse pela cultura cazaque cresce continuamente, inclusive graças à popularidade de Dimash Qudaibergen.

Desde 2022, funciona no Brasil a Grupo de Amizade “Brasil-Cazaquistão”, liderada pelo conhecido político brasileiro e ex-senador Ulysses Riedel. O fórum de amizade realiza regularmente eventos culturais e educativos, reunindo pessoas de diferentes esferas da vida pública.O Brasil é o quinto maior país do mundo em território, com uma população de 215 milhões de habitantes. As grandes distâncias entre cidades e regiões, assim como sua estrutura federativa, tornam necessária a presença de representantes próprios nos estados brasileiros.

Nesse contexto, no âmbito de suas atribuições funcionais, a Embaixada do Cazaquistão continua expandindo sistematicamente os laços diplomáticos, econômicos e culturais com os estados brasileiros por meio de cônsules honorários em grandes capitais estatais como São Paulo, Florianópolis, Curitiba, Salvador, Manaus e Belém. De modo geral, deve-se constatar que, apesar da distância geográfica entre os dois países, nossas nações fortalecem e ampliam de maneira consistente e direcionada a cooperação bilateral.

Fonte: Embaixada do Cazaquistão

Tags: BrasilCazaquistãoCooperação andinadinâmicaKassym-Jomart TokayevKazinformLulaMauro Vieira
Notícia Anterior

Etiópia dá “pontapé Inicial” ao maior aeroporto da África

Próxima Notícia

Empresários argentinos participam de missão comercial ao MT

Notícias Relacionadas

Comércio Exterior

Empresários argentinos participam de missão comercial ao MT

10 de maio de 2026
Destinação dos lotes foi realizada com assinatura de acordo
Comércio Exterior

Bahrein destina áreas para produção agrícola no Brasil

6 de maio de 2026
Comércio Exterior

Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em minerais críticos

5 de maio de 2026
Próxima Notícia

Empresários argentinos participam de missão comercial ao MT

Please login to join discussion

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Etiópia dá “pontapé Inicial” ao maior aeroporto da Etiópia dá “pontapé Inicial” ao maior aeroporto da África -

Mega-Aeroporto Internacional de Bishoftu vai ligar a África ao resto do mundo com um luxo e rapidez nunca vistos em solo africano

A Ethiopian Airlines começou a construção do maior aeroporto da África, aproximadamente 40 km ao sul da capital etíope, Addis Ababa, em Bishoftu. As obras US$ 6 bilhões já foram iniciadas e irá atender 100 milhões de passageiros. O aeroporto atenderá a Ethiopian Airlines e foi projetado pela Zaha Hadid Architects para se tornar um hub global com forte foco em conexões.

O Mega-Aeroporto Internacional de Bishoftu, com inauguração da fase 1 prevista para 2030, com capacidade para 110 milhões de passageiros, quase quatro vezes a capacidade do atual Aeroporto Internacional Bole, e investimento de US$ 12,5 bilhões. Situado próximo a Adis Abeba, este projeto de classe mundial fortalece a parceria com o Brasil ...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#AddisAbaba #aeroporto #África #Bishoftu #EthiopinAirlines #Etiópia #obras
Embaixadores e Câmara Árabe discutem projetos - Embaixadores e Câmara Árabe discutem projetos -

Conselho dos Embaixadores Árabes e Câmara de Comércio Árabe Brasileira avaliam iniciativas para engajar a comunidade árabe no Brasil, além de realização de eventos.

A Câmara de Comércio Árabe Brasileira apresentou as atividades realizadas em 2025 pela instituição na quinta-feira (7), na Embaixada do Marrocos, em Brasília. Na ocasião, diplomatas de 16 países árabes e o chefe da missão da Liga Árabe no Brasil, Ibrahim Alzeben, discutiram sobre iniciativas e eventos para promover o diálogo e engajar a comunidade árabe no País.

De acordo com o vice-presidente de Relações Internacionais e secretário-geral da Câmara Árabe, Mohamad Orra Mourad, depois que o presidente da instituição, William Adib Dib Junior, apresentou o relatório de atividades de 2025, os diplomatas fizeram propostas à instituição.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Embaixador da Belarus destaca papel histórico e co Embaixador da Belarus destaca papel histórico e contemporâneo das mulheres bielorrussas -

Em encontro com jornalistas, Andrey Andreyev lembrou da importante participação feminina no país em diferentes setores

Embaixador Andrey Andreyev 

O embaixador da Belarus, Andrey Andreyev, reuniu-se nesta sexta-feira com 12 jornalistas em um encontro promovido pela Embaixada da República da Belarus para apresentar reflexões sobre o papel das mulheres bielorrussas na história, na sociedade contemporânea e nas relações internacionais.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Embaixador do Cazaquistão é recebido no Ministério Embaixador do Cazaquistão é recebido no Ministério da Agricultura -

Bolat Nussupov avalia visita de missão cazaque e a participação do Brasil em mesa-redonda em Astana na próxima segunda-feira (11).

O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, visitou o Ministério da Agricultura do Brasil, onde participou de uma reunião, dia 06, com o Secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Renato de Alcântara Rua. No encontro, foi avaliada positivamente os resultados da visita da delegação de produtores rurais do Cazaquistão, liderada pelo Vice-Ministro da Agricultura Amangali Berdalin, durante a qual foram apresentadas 14 empresas do setor agroindustrial do Cazaquistão.

Foram discutidas ainda alguns aspectos do Memorando de Cooperação na área de pecuária entre o Ministério da Agricultura da República do Cazaquistão e o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Brasil suspende exigência de visto para chineses a Brasil suspende exigência de visto para chineses até dezembro -

Medida entra em vigor na próxima segunda-feira (11) e vale para viagens de até 30 dias. Decisão foi tomada em reciprocidade à China, que suspendeu o visto para brasileiros em junho de 2025

O Brasil dispensará a exigência de visto para cidadãos chineses a partir do dia 11 de maio de 2026. O anúncio foi feito pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin nesta quinta-feira (7), durante o Salão do Turismo, realizado em Fortaleza, no Ceará. Medida vale por viagens de até 30 dias, não prorrogáveis, e se aplica também a viagens de negócios, turismo, atividades artísticas ou esportivas e tem prazo até 31 de dezembro deste ano..

O governo brasileiro dá continuidade a iniciativas anteriores de facilitação de mobilidade, como a implementação do visto eletrônico para cidadãos chineses ao Brasil. A decisão segue o princípio da recipr...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Alkimin #Brasil #China #decisão #exigência #suspensão #visto
Embaixador de Chipre se reúne com o senador Carlos Embaixador de Chipre se reúne com o senador Carlos Viana -

Vasilios Philippou apresentou as prioridades do seu país e sublinhou a importância da diplomacia parlamentar

O embaixador da República de Chipre no Brasil, Vasilios Philippou, reuniu-se hoje, 07 de maio, com o Senador Federal Carlos Alberto Dias Viana, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Chipre. O encontro sublinhou a importância da diplomacia parlamentar como pilar essencial para o estreitamento das relações entre as duas nações. Durante a reunião, o embaixador apresentou as prioridades e os resultados alcançados pela Presidência de Chipre no Conselho da União Europeia. O senador Viana, por sua vez, enalteceu a atuação da embaixada e reafirmou o compromisso do Grupo Parlamentar em promover uma agenda de cooperação cada vez mais sólida e diversificada.
...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#CarlosAlbertoDiasViana #embaixdador #senador #VasiliosPhilippou
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In