No Cazaquistão, todos os anos, no primeiro domingo de abril, os geólogos do país celebram seu feriado profissional – o Dia do Geólogo. Este feriado foi estabelecido há 10 anos pelo Decreto do Primeiro Presidente da República do Cazaquistão Nursultan Nazarbayev e é dedicado a geólogos, geofísicos, hidrogeólogos, topógrafos, cientistas, perfuradores, técnicos, tunnellers – todos envolvidos no estudo geológico do subsolo.
O Ministro da Ecologia, Geologia e Recursos Naturais Magzum Mirzagaliyev, em entrevista foi publicada no jornal republicano “Liter”, fala sobre a importância de tal dia e o potencial para o desenvolvimento da indústria.
Foto tirada no site do Ministério da Ecologia, Geologia e Recursos Naturais da República do Cazaquistão
Magzum Maratovich, na véspera do Dia do Geólogo, poderia falar para nos sobre a história da formação da indústria geológica no país, seu significado? Como tudo começou?
Claro, falando das origens históricas e do desenvolvimento da indústria geológica, notamos com o mais profundo respeito e gratidão o papel do geólogo, grande cientista e figura política Kanysh Imantayevich Satpayev e seus associados. Este ano, por iniciativa da comunidade geológica, a construção de um monumento a este grande cientista-geólogo na cidade de Nur-Sultan recebeu o apoio da akimat da capital.
Em geral, é difícil superestimar a contribuição de Kanysh Satpayev e seus seguidores – este é o trabalho de uma grande comunidade geológica, que tornou possível criar uma base de recursos minerais única capaz de atender não apenas às necessidades internas do Cazaquistão por vários tipos de minerais, mas também posições de liderança no ranking mundial em termos de reservas de riqueza do subsolo. … Entre os conhecidos veteranos da indústria que deram uma grande contribuição para o desenvolvimento da base de recursos minerais do Cazaquistão, é importante notar cientistas como: Kaidar Abdrakhmanov, Shakhmardan Yessenov, Eduard Aznabaev, Ginayat Bekzhanov, Mukhtar Bakenov, Khalel Bespaev, Abdikappar Dzhakelov, Aryktay Kayupov, Hamza, Victor Nechaev, Adil Nurmanov, Uzakbai Karabalin, Baltabek Kuandykov e muitos outros.
Uma das maiores conquistas do Cazaquistão no século passado foi a criação de uma escola geológica de classe mundial na república em 1956. O primeiro Ministério republicano de Geologia e Proteção das Entranhas foi organizado no Cazaquistão e, somente em 1964, ministérios semelhantes foram criados na Rússia, Ucrânia e Uzbequistão.
Falando sobre a importância da indústria geológica, há que se levar em conta a sua altíssima contribuição para o desenvolvimento da economia nacional, que ocupa uma posição de destaque na economia do país. Por meio do trabalho de engenheiros geológicos, quase todas as jazidas em operação foram descobertas, que em grande parte garantem o desenvolvimento sustentável da economia e o bem-estar material do estado. Basta dizer que muitas cidades cresceram justamente por causa da atividade dos geólogos. Estes são Karagandy, Zhezkazgan, Satpayevsk, Stepnogorsk, Rudny, Zyryanovsk, Ridder, Khromtau, Zhana Uzen e outros.
A riqueza das entranhas, principalmente petróleo e gás, tem permitido ao nosso estado superar com sucesso o período de sua formação.
Além disso, para o desenvolvimento de uma indústria tão importante, tornou-se muito relevante e importante recriar em 2019 pelo Decreto do Presidente do país Kassym-Jomart Tokayev o órgão central estadual da indústria geológica representado pelo Ministério do Meio Ambiente, Geologia e Recursos Naturais. Uma das nossas principais tarefas é o estudo geológico estadual do subsolo e a criação de condições para o reabastecimento da base de recursos minerais da república.
Qual é o potencial do Cazaquistão em termos de reservas minerais hoje?
Se nos anos 90 a principal tarefa do Estado era atrair investimentos para operar empresas e licenciar depósitos desenvolvidos, então foi necessário colocar em circulação depósitos não desenvolvidos, em cuja busca e exploração se investiu dinheiro do orçamento na época soviética, agora a próxima tarefa é abrir um novo local de nascimento.
Apesar do grande número de campos em desenvolvimento, as entranhas do Cazaquistão ainda tem um potencial bastante grande para novas descobertas. Potencialmente promissores para petróleo e gás são a região do Mar de Aral, a depressão de Kostanay, o vale de Turgai e a depressão de Zaisan. As perspectivas da costa do Mar Cáspio são significativas.
Um terço da área da região de Kostanay, um grande território entre o Cazaquistão Central e Oriental, o sul do Cazaquistão adjacente ao Quirguistão, onde o maior depósito de ouro da Ásia Central, Kumtor, está sendo desenvolvido, tem grandes perspectivas de depósitos de ouro.
Novas minas de chumbo-zinco podem ser descobertos no Cazaquistão Central e do Sul, no Rudny Altai, bem como nas áreas de fronteira com a Rússia e a China. Há perspectivas de descoberta de novas jazidas para outros minérios – tungstênio, molibdênio, alumínio, estanho, lítio e metais de terras raras.E, claro, todas essas perspectivas de matérias-primas minerais são estrategicamente importantes para o desenvolvimento futuro bem-sucedido do país.
Com objetivo de fortalecer o potencial mineral e de matérias-primas do país e garantir a base de matéria-prima das empresas em operação, desde 1991, com base nos resultados da exploração geológica, 135 depósitos de hidrocarbonetos, 218 depósitos de minerais sólidos, incluindo ouro, cobre, polimetais, têm foram fornecidos ao Balanço do Estado pela primeira vez, bem como os minérios de ferro, minérios de manganês, etc.
Durante o período da independência, 56,7 trilhões de tenge foram alocados para o uso das entranhas do complexo de recursos minerais, incluindo para exploração geológica – 3,6 trilhões de tenge.
O aumento das reservas aprovadas para os principais tipos de minerais com base nos resultados dos trabalhos de exploração à custa do orçamento do Estado e dos investimentos dos utilizadores do subsolo ascendeu a: ouro – 1,9 mil toneladas; urânio – 468,9 mil toneladas; minério de manganês – 160,7 milhões de toneladas; minério de ferro – 2,9 bilhões de toneladas; petróleo – 2,5 bilhões de toneladas; gás – 506 bilhões de m3; condensado – 277,2 milhões de toneladas.
A tendência pela prioridade de investimentos no aproveitamento do subsolo persiste há muitos anos, enquanto a indústria de óleo e gás lidera – mais de 70%. No setor de mineração, as áreas prioritárias de investimento continuam sendo o aproveitamento do subsolo de carvão, urânio, polimetais, ferro e manganês, cobre e ouro.
A partir de hoje, como resultado de pesquisas geológicas em quase todas as regiões da república, foram identificados objetos promissores para a identificação de minerais. Assim, por exemplo, os recursos estimados de ouro – 12,7 mil toneladas, cobre – 195,3 milhões de toneladas, polimetais – 193,6 milhões de toneladas, minérios de ferro – 12,7 bilhões de toneladas, minérios de cromita – 396 milhões de toneladas, 227,4 milhões de toneladas de bauxita, placers de titânio-zircônio e metais raros.
Além disso, no Cazaquistão, o estudo de bacias sedimentares promissoras de petróleo e gás mal estudadas continua. Em termos de hidrocarbonetos, nossos geólogos identificaram 15 bacias sedimentares. No território de 5 bacias pouco estudadas: Severo-Turgai, Priirtysh, Aral, Syrdarya, Shu-Sarysu, devido ao alto risco, as pesquisas devem ser realizadas à custa do orçamento do Estado.
A fim de estudar a estrutura profunda da Bacia do Cáspio, começaram os trabalhos no projeto da Eurásia. A perfuração de um poço ultra profundo até 15 km de profundidade permitirá estudar o trecho geológico e avaliar o potencial da bacia em termos de prospecção de hidrocarbonetos.
Existe alguma dificuldade em dotar a economia de reservas de matérias-primas minerais?
Sim. Fornecer à economia reservas de matérias-primas minerais é a principal tarefa da indústria geológica. E a complexidade desta tarefa se deve ao fato de que os depósitos mais rentáveis para o desenvolvimento já foram descobertos e bem estudados da superfície, e a busca por novos depósitos em grandes profundidades está se tornando mais trabalhosa e cara.
Apesar da relativa estabilidade do complexo de recursos minerais do Cazaquistão, um dos principais problemas é também o esgotamento de parte significativa do estoque de prospecção criado durante os anos 70-80 do século XX. Isso se manifesta, em primeiro lugar, no desequilíbrio entre a localização dos recursos previstos e o aumento das reservas das categorias industriais.
Tendo em conta as elevadas taxas de desenvolvimento da maioria dos tipos de matérias-primas minerais, surge também a questão da disponibilização de empresas em funcionamento com reservas comprovadas.Você precisa entender que a exploração geológica das estranhas é um processo longo e arriscado.
A situação atual nas indústrias globais de mineração e produção de petróleo permanece instável e as condições do mercado são incertas. No entanto, no longo prazo, a demanda global por recursos aumentará e, no longo prazo, a ameaça de escassez de matérias-primas e recursos hídricos permanece no mundo.
Além disso, os problemas sistêmicos da indústria são um baixo nível de estudo geológico avançado do subsolo (disponível para estudo geológico – 1,25 milhões de km2, avaliado, no nível exigido, apenas 21%), falta de infraestrutura geológica (laboratórios certificados, armazenamento de núcleo, instalações para armazenamento de informação geológica), uma diminuição crítica na provisão de reservas das empresas formadoras de cidades e, como resultado, uma diminuição no nível de produção em muitos grupos de depósitos.
Devido ao nível insuficiente de financiamento governamental, a pesquisa não está sendo realizada na íntegra para estudar horizontes profundos, a fim de avaliar as perspectivas de identificação de depósitos minerais em grandes profundidades e pesquisas científicas (estratigrafia, magmatismo, tectônica, geoquímica) para prever objetos mentirosos. Com isso, a lista de objetos promissores está praticamente esgotada, não há áreas para transferência para uso do subsolo.
Ao mesmo tempo, com o objetivo de identificar novos depósitos, alvos de várias regiões propõem intensificar a exploração geológica nas regiões. A situação é especialmente tensa nas regiões de Kyzylorda, Aktobe, Cazaquistão Oriental, onde a produção é drasticamente reduzida devido ao declínio natural nos “antigos” campos.
Considerando a importância do desenvolvimento da indústria geológica, que tarefas estão planejadas para o futuro?
Muito foi feito, mas ainda há muito trabalho a ser feito. Gostaria de observar que, com a adoção do Código “Sobre as entranhas e uso das entranhas” no Cazaquistão, foram criadas condições para o desenvolvimento do mercado para empresas juniores no campo de exploração e investimento por empresas que possuem tecnologias modernas. O Código está em consonância com as abordagens internacionais na regulamentação da geologia e uso do subsolo – o princípio da primeira aplicação foi introduzido, os termos de concessão do direito de uso do subsolo foram reduzidos, o Programa Estadual de Gestão do Fundo do Subsolo foi adotado, foi assegurado o livre acesso à informação geológica, foi adoptado o Código de Cálculo de Reservas KAZRC, que corresponde ao sistema internacional CRIRSCO.
Além disso, como você sabe, há 10 anos no Cazaquistão, foi criada a JSC National Geological Exploration Company Kazgeology. Desde 2013, a Kazgeology vem demonstrando uma dinâmica de crescimento constante na expansão das atividades, por isso passou de 2 direções para 8. Tarefas importantes foram colocadas diante da empresa. Ela está envolvida na condução sistemática de pesquisas geológicas regionais, na avaliação de recursos previstos e na identificação de depósitos. Ela também está ativamente envolvida na atração de investimentos na indústria de exploração. Hoje, no cenário mundial, a empresa tem uma reputação de parceiro estável e confiável na implementação de trabalhos de exploração geológica em greenfield e brownfield. Em um período de tempo relativamente curto, a Kazgeology atraiu grandes empresas de mineração de classe mundial, como RioTinto (Austrália), Ulmus (Alemanha), YildirimHolding A.Ş. (Turquia), Polymetal (Rússia).
Um grande depósito de chumbo-zinco Dyusembay foi descoberto juntamente com a corporação Kazakhmys, o depósito de cobre Besshoky foi descoberto com o Fundo Ulmus e o depósito de Pribrezhnoye na região de Balkhash foi descoberto com a RioTinto.
Além dos investimentos, os investidores contribuem para a introdução de métodos e tecnologias de exploração avançados, bem como para o treinamento do pessoal do Cazaquistão. No total, a empresa possui 47 projetos de investimentos. Mais de 55 milhões de dólares em investimentos foram atraídos para o Cazaquistão, a cobertura total do território explorado foi de 77 mil km2.
Deve-se destacar que em 19 de março deste ano, nosso ministério, JSC NGK Kazgeology e JSC NC Kazmunaigas assinaram um acordo de cooperação para aumentar a exploração geológica do território do país.
No entanto, os investidores estão interessados em propriedades pré-exploradas. Para tanto, o estado deverá financiar as etapas iniciais de exploração geológica do subsolo, o que aumentará o potencial de investimento dos locais expostos para inclusão no Programa Estadual de Gestão do Fundo do Subsolo.
Que trabalho será realizado para repor a base de recursos minerais?
O Primeiro Presidente do país – Elbasy Nursultan Nazarbayev definiu a tarefa de aumentar a eficiência das indústrias extrativas tradicionais e trazer o Cazaquistão para o mercado de exploração mundial. O Chefe de Estado Kassym-Jomart Tokayev instruiu o Governo a desenvolver um Projeto Nacional para o Desenvolvimento da Indústria de Exploração Geológica 2021-2025, que terá como objetivo realizar estudos geológicos e geofísicos regionais, determinar o potencial potencial de petróleo e gás e aumentar o grau de exploração dos territórios.
Portanto, estamos planejando uma série de atividades para reabastecer a base de recursos minerais. Por exemplo, os estágios iniciais de exploração em áreas pouco exploradas, a análise dos dados geológicos e geofísicos disponíveis, tanto para hidrocarbonetos quanto para minerais sólidos, para determinar os prospectos e a prioridade de pesquisa.
Além disso, está previsto o desenvolvimento de infraestrutura geológica. Para isso, no âmbito do programa “Digital Kazakhstan”, será criado o sistema de informações “National Bank of Mineral Resources”. A base jurídica necessária para isso foi preparada. A utilização do sistema do Banco Nacional de Dados também está estipulada no novo Código de Utilização das Entranhas como ferramenta e plataforma de armazenamento de informações, estabelecendo a comunicação entre os órgãos governamentais e os usuários do subsolo em uma única janela. Com a introdução do sistema, os candidatos terão a oportunidade de obter uma licença de uso do subsolo com base no princípio da primeira aplicação, por meio da seleção de locais em um mapa interativo contendo todos os territórios.
O princípio do sistema baseia-se no conceito de “paperfree”, ou seja, não há necessidade de disponibilização de documentos em papel, o que é garantido pela integração do sistema com bases de dados estatais e pela utilização de modernas ferramentas informáticas. Ao desenvolver o sistema, a experiência mundial de sistemas de banco de dados semelhantes, a saber, Canadá, Austrália, Noruega, Grã-Bretanha, é levada em consideração. O lançamento do sistema está previsto para o ano corrente.
Entre as tarefas estão também a construção de core storages no âmbito de uma parceria público-privada, a criação de um National Geological Survey com base no LLP “RCGI” Kazgeoinform “seguindo o exemplo da Grã-Bretanha.
O objetivo do serviço geológico é sistematizar e trazer materiais geológicos de arquivo em um formato moderno, analisar o conhecimento geológico e geofísico, formar e preparar um conjunto de projetos promissores, apoiar e preencher o Banco de Dados Nacional de Recursos Minerais da República do Cazaquistão, monitorar as obrigações dos usuários do subsolo e muito mais.
E mais uma questão importante é o pessoal qualificado. Como a indústria é fornecida com especialistas competentes? Em geral, há interesse da geração mais jovem em geologia?
Esta é uma importante questão. A geologia, como uma indústria que fornece matérias-primas para a indústria, requer a atenção do estado para melhorar a eficiência e o nível científico e técnico da exploração geológica, para fortalecer o pessoal e a base material da indústria.
Tendo em conta a necessidade de formação de pessoal para a indústria geológica do Cazaquistão, bem como a importância da formação da geração mais jovem, no dia 26 de março, véspera do Dia profissional dos Geólogos, com o apoio do Ministério, em conjunto com a ENU , a “I Olimpíada Geológica Aberta da Cidade” foi realizada na capital. No âmbito da introdução de medidas restritivas devido à ameaça de propagação do vírus COVID19, o concurso decorreu em formato online.
Trata-se de um evento muito importante voltado para a orientação inicial de carreira de escolares, despertando o interesse dos alunos e atraindo a atenção dos escolares para o estudo das ciências geológicas. A Olimpíada teve a participação de alunos de duas dezenas de escolas metropolitanas, crianças de Ust-Kamenogorsk, Pavlodar, Karaganda, Ekibastuz, Zhezkazgan, bem como da vila de Peremetnoe, região do Cazaquistão Ocidental. Os escolares mostraram bons resultados em mineralogia, petrografia, paleontologia. As pontuações mais altas foram obtidas pelos caras que há muitos anos estudam nos círculos de jovens geólogos.
As melhores equipes do Cazaquistão, que participam anualmente de Olimpíadas estrangeiras para jovens geólogos e da Olimpíada Internacional de Geociências (IESO), ganham prêmios. Portanto, temos uma geração digna de futuros geólogos do Cazaquistão crescendo.
Além disso, com o objetivo de popularizar a profissão de geólogo entre os alunos da república, foi inaugurado um Museu Geológico na capital. O museu contém amostras únicas de minerais ornamentais e preciosos, rochas e vestígios paleontológicos.
Entre os únicos estão ouro nativo, esmeralda, ametista, topázio, charoita, madeira petrificada e outras amostras maravilhosas selecionadas das profundezas do Cazaquistão, países da CEI, Europa, África, EUA, Austrália. Dada a presença de um grande número de exposições, este museu está planejado para ser desenvolvido como uma empresa de pesquisa.
Seguindo a 75ª etapa do Plano da Nação para melhorar a infraestrutura geológica, no ano passado, a Kazgeology JSC, juntamente com a empresa australiana ALS, lançou um laboratório geoquímico em Karaganda. O laboratório fornece análises geoquímicas de amostras usando tecnologias avançadas e mais de 20 métodos de pesquisa, cujos resultados serão reconhecidos por instituições financeiras mundiais.
Concluindo, gostaria de observar que a criação de objetos de investimento no Cazaquistão, o desenvolvimento industrial do país e o suporte de vida completo da população com água potável, materiais de construção locais e outros recursos do subsolo dependem do estado da indústria, a sua infraestrutura, a disponibilidade de pessoal profissional, o apoio tecnológico e científico.