Na próxima terça-feira (10), Campinas recebe a terceira edição da oficina para a inserção laboral de migrantes em situação de vulnerabilidade realizada pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).
A capacitação tem como objetivo a implementação de políticas para migrantes em situação de vulnerabilidade no setor privado, esclarecendo mitos e dúvidas sobre o processo de contratação, prestação de assistência e documentação. As inscrições, além de gratuitas, podem ser realizadas em formulário online.
Com as oficinas, a OIM e seus parceiros pretendem auxiliar o setor privado no desenvolvimento de ações e políticas corporativas para a contratação de migrantes e refugiados.
O intuito é promover a valorização da troca de conhecimentos e a interculturalidade. A atividade contribui ainda para apoiar o processo de interiorização e integração dos venezuelanos que se encontram em Roraima.
“Contratar imigrantes e refugiados representa para as empresas ganho em diversidade, convivência com o diferente, dedicação e mão de obra qualificada. E, além de enriquecer a cultura corporativa, a empresa ganha também em melhoria de sua imagem ao demonstrar estar preocupada com as causas sociais”, ressalta o diretor de Direitos Humanos da prefeitura de Campinas, Fábio Custódio.
A série de oficinas promovidas pela OIM já passou por Boa Vista, Curitiba, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro. A escolha de Campinas para receber a próxima capacitação ocorre em reconhecimento de seu protagonismo como polo tecnológico em desenvolvimento e que atrai variedade de profissionais, principalmente especializados.
A cidade é também o segundo município paulista que mais recebeu migrantes nas últimas décadas. Dessa forma, pretende-se incentivar a inovação e aumento do desempenho com a contratação local de imigrantes.
Esta edição conta com o apoio financeiro do governo da Holanda e é executava em parceria com a Integra Diversidade, o Observatório das Migrações em São Paulo, a Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos da Prefeitura de Campinas, e o “Núcleo de Estudos de População Elza Berquó”, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O conteúdo das capacitações foi desenvolvido no ano de 2018 com financiamento do IOM Development Fund.
Serviço
Oficina para inserção de migrantes em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho brasileiro
Data: 10 de setembro de 2019, terça-feira
Horário: 8h30 às 12h
Local: Cefortepe Campinas – Centro de Formação Tecnológica e Pesquisa Educacional “Prof. Milton de Almeida Santos”. Rua Emílio Ribas, 880 – bairro Cambuí, Campinas (SP).
Inscrições: http://bit.ly/OficinaMigranteCampinas