O objetivo é que a cooperação cultural contribua de modo significativo para o fortalecimento das relações de amizade e entendimento mútuo.
O texto do acordo de cooperação cultural firmado por Brasil e Croácia em 2023, foi aprovado nesta quarta-feira, 14, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados. O parecer favorável é do deputado Márcio Marinho (REPUBLICANOS-BA).
De acordo com o deputado, “as ações de cooperação serão efetivadas por meio do incentivo ao intercâmbio de experiências nas áreas do empreendedorismo cultural, da língua e da literatura, da música, do audiovisual, das artes cênicas, além da promoção de contatos diretos entre museus e bibliotecas públicas nacionais”, explicou.
Brasil e Croácia adotaram como modelo para este acordo, a Convenção da Unesco para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, da qual os dois países são partes. Este instrumento é reconhecido como o melhor e mais atual regramento para as práticas internacionais de cooperação cultural.
Marinho lembrou que Brasil e Croácia estabeleceram relações diplomáticas em 23 de dezembro de 1992 e que, desde então, têm se apoiado em diversas ocasiões, em temas relacionados à agenda multilateral, com destaque para a manifestação da Croácia em defesa da aspiração brasileira de ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Assessoria de Imprensa – CREDN