Embora o Reino Unido ainda não consiga quebrar o impasse Brexit, as autoridades do Reino Unido começaram a emitir passaportes que não possuem mais a menção, a designação da UE. Uma mudança simbólica diversamente apreciada em todo o país.
Murielle Delcroix – RFI
Para sua surpresa, Peter e seu companheiro receberam há poucos dias dois novos passaportes sempre bordô, mas um com a menção “União Europeia” e o outro sem. O casal, no entanto, enviou o pedido de renovação no mesmo dia, enquanto a data Brexit ainda estava marcada para 29 de março.
Para explicar esta anomalia, o Ministério do Interior disse que os novos passaportes foram em circulação em 30 de março, mas versões mais antigas continuam a ser emitido por algum tempo até quantidades durar.
Mas como Brexit, essa retirada simbólica provocou reações epidérmicas e muito diferentes nas redes sociais. Aqueles que votaram para sair estão encantados e sentem que recuperaram sua identidade britânica. Eles também estão ansiosos para ver as versões navais dos passaportes antigos chegarem antes do final do ano antes da entrada do país no bloco europeu.
Por outro lado, os opositores do Brexit estão desanimados pelo fato de que os passaportes não devem mudar enquanto o Reino Unido continuar sendo um membro da UE. Um internauta escreve: ” Meu novo passaporte ainda está marcado EU e isso é bom. Acho que ainda estaremos debatendo o Brexit quando expirar em 2029. “