• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 27 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Eventos

Brasília celebra o Vesak

por Raquel Pires
24 de maio de 2019
em Eventos
Tempo de Leitura: 5 mins
A A

Fotos: Eliane Loin

O Vesak marca o nascimento, a iluminação e a morte de Buda, sendo o dia mais sagrado dos budistas e bastante celebrado no mês de maio. Nos últimos anos o Templo Shin Buddhist Terra Pura em Brasília tem organizado o evento em homenagem ao Vesak com o apoio de embaixadas de países onde o budismo é praticado ou rico em valores e patrimônio.

Neste ano, a Embaixada da Índia coordenou a celebração do Vesak que ocorreu na última sexta-feira (18), no Templo Shin, na Asa Sul. O homenageado deste ano foi o Sri Lanka, devido ao atentato terrorista ocorrido no último dia 28 de abril. Durante a celebração, autoridades e convidados bateram um grande sino. Após, dentro da Nave do Templo, o Reverendo Monge Sato conduziu a cerimônia com o canto do Shoshinguê seguida de uma meditação silenciosa, e logo depois, acenderam velas, iluminando a palavra “Vesak” na grande mesa, na varanda do Templo.

No evento, o embaixador da Índia, Ashok Das compartilhou com os presentes um pouco sobre a influência indiana no Budismo, já que a Índia é considerada o berço do budismo e herança espiritual do país. “Os sacerdotes e acadêmicos indianos viajaram para o exterior e espalharam o budismo amplamente: através do Tibete e da China e depois para o Japão, e por todo o Sudeste Asiático através do Sri Lanka. O budismo tibetano, em particular, espalhou-se para o norte, para o Tibete e a China, enquanto a escola de budismo Theravada foi promovida no sul da Ásia e em todo o sudeste da Ásia”, relembrou.

IMG_0129 IMG_0136

Segundo o embaixador, embora o budismo tenha declinado na Índia após os séculos V e VI, seus princípios formam os valores centrais da política externa indiana, o que favoreceu uma base tranquila, mas flexível, para os antigos elos culturais da Índia com países do sul, sudeste e leste da Ásia. “Há mais de 8 milhões de budistas praticantes na Índia. Apesar do fato de sermos anfitriões de uma população relativamente pequena de budistas, a Índia pode reivindicar legitimidade na promoção da diplomacia budista por várias razões”, de acordo com Ashok Das.

O governo da Índia está incentivando o turismo de circuito que conecta locais religiosos budistas como Kushinagar, Sarnath, Nalanda, Bodhgaya, Rajgir, entre outros, conforme detalhou o embaixador. Ele relembrou que após a Independência da Índia em 1952, sob a liderança de Jawaharlal Nehru, a Índia sediou a Conferência Internacional Budista em Sanchi, na qual participaram mais de 3.000 freiras, monges e historiadores budistas. Na época, esse era um dos maiores encontros de pregadores e seguidores budistas do mundo.

O budismo oferece alguns métodos muito simples e eficazes para combater nossos problemas atuais, frisou o embaixador da Índia. Para ele, o budismo tem um papel a desempenhar em nossa vida. “É nossa responsabilidade compartilhar nosso pensamento, conhecimento e experiência, com o maior número possível, para que todos nós possamos ver que a mensagem do Buda continua a alcançar a humanidade em todos os cantos do mundo”.

Esse pensamento também foi partilhado pelo Embaixador do Sri Lanka H.E. M.M. Jaffeer, que afirmou que independentemente dos credos religiosos e dos países de onde nós viemos, o dia de Vesak “oferece a todos uma oportunidade de refletir sobre a relevância contínua dos ensinamentos de Buda e o caminho que precisamos nos adaptar para enfrentar desafios sem precedentes no mundo contemporâneo”.

IMG_0100 IMG_0156

O embaixador do Sri Lanka frisou que atualmente muitos países do mundo, incluindo o próprio Sri Lanka, enfrentam cada vez mais desafios complexos que vão desde questões de desenvolvimento econômico até ameaças de terrorismo. O Sri Lanka passou por um atentado terrorista no último 21 de abril, domingo de Páscoa, o que foi comentado pelo embaixador durante a celebração do Vesak.

“Uma hedionda atrocidade terrorista foi cometida em meu país naquele dia, em que centenas de pessoas perderam suas vidas, enquanto muitos ficaram gravemente feridos. Somos gratos as autoridades e ao povo brasileiro, à comunidade internacional, aos meus colegas diplomatas por expressarem sua condenação sem reservas contra este terrível ato e expressarem sua solidariedade e apoio ao nosso povo”, declarou o diplomata.

Segundo o embaixador, o Sri Lanka, juntamente com o budismo e outras tradições religiosas, coexistiram pacificamente durante séculos, o que de acordo com H.E. M.M. Jaffeer, são os ideais mais valorizados da cultura e civilização budista. “Acreditamos firmemente que a violência sob qualquer forma, sob qualquer circunstância, é absolutamente contra o ensinamento de Lorde Buda, que é igualmente aceito por todas as outras religiões”, finalizou.

História – Vesak ou Dia do Buda é o festival budista mais importante e é celebrado anualmente na lua cheia do antigo mês lunar de Vesakha, que costuma acontecer em maio ou no início de junho. Em Vesak, os budistas comemoram o nascimento do Buda, Siddhattha Gotama, sua iluminação com a idade de 35 anos, quando ele se tornou o Buda e sua “passagem” final para o Nirvana aos 80 anos, não mais para renascer. As escrituras budistas relatam que cada um desses três eventos significativos ocorreu em uma lua cheia do mês lunar indiano de Vesakha. Em 1999, a UNGA declarou 10 de maio como Vesak.

Siddhartha Gautama, nasceu no quinto século a.C. em Lumbini (na antiga Índia e no moderno Nepal). Um dia, dominado pela curiosidade, o príncipe Sidarta pediu a um viajante que o levasse a uma série de passeios pelo campo. Nessas viagens, ele ficou chocado com a visão de um homem idoso, depois um homem doente e depois um cadáver. Finalmente, ele viu um asceta errante. O viajante explicou que o asceta era alguém que havia renunciado ao mundo e buscado a libertação do medo da morte e do sofrimento. Esses encontros de mudança de vida se tornariam conhecidos no budismo como as Quatro Vistas Passadas. Ele percebeu então que não podia mais se contentar em viver a vida de um príncipe. Naquela mesma noite, ele deixou o palácio, raspou a cabeça e trocou as roupas reais por um manto de mendigo. Ele começou sua busca pela iluminação.

Após sua iluminação sob uma árvore Bodhi (Bodhi Tree (bodhi significa “desperto”), ele foi ao Parque dos Cervos em Isipatana, localizado no estado de Uttar Pradesh, na Índia, onde encontrou os cinco companheiros que o abandonaram e pregaram. Seu primeiro sermão para eles, o Senhor Buda, viajou incansavelmente por todas as áreas do norte da Índia e do Nepal, Buda entrou no Parinirvana como um reformador ético e um racionalista, Buda tentou o seu melhor para varrer a casta, o ritual, superstições e privilégios de todos os tipos.

 

 

Tags: BudismoEmbaixada da ÍndiaEmbaixada do Sri LankaPazTemplo Shin de BrasíliaVesak
Notícia Anterior

Filme Esloveno

Próxima Notícia

Balé Nacional da China em Brasília

Notícias Relacionadas

Eventos

Dia da África: Brasil amplia agenda de integração com o continente

26 de maio de 2026
Eventos

Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Brasília

25 de maio de 2026
Eventos

Escola militar promove a “Feira das Nações 2026”

25 de maio de 2026
Próxima Notícia
O Embaixador Li Jinzhang

Balé Nacional da China em Brasília

Please login to join discussion

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Embaixador do Japão é condecorado em Goiás - Nog Embaixador do Japão é condecorado em Goiás -

Noguchi Yasushi recebe medalha da assembleia legislativa do estado

O embaixador Noguchi Yasushi foi agraciado, no último sábado (23/5), com a Medalha de Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), a mais alta honraria concedida pela casa.

A medalha foi entregue pelas mãos do Deputado Estadual Delegado Eduardo Prado, autor da proposta da homenagem. O tributo é um reconhecimento da ALEGO às relevantes missões internacionais realizadas pelo embaixador e sua expressiva atuação no fortalecimento das relações bilaterais entre Japão e Brasil.

Na mesma cerimônia, a ALEGO também concedeu a medalha de mérito à Ricardo Shimabukuro, presidente da Associação Nipo Brasileira de Goiás (ANBG), além de prestar homenagem a 120 pessoas ligadas à entidade, que completa 70 an...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embaixador-do-japao-e-condecorado-em-goias/

#ALEGRO #Câmara #Condecoração #Goiás #Japão #legislativa #Medalha #NoguchiYasushi
Embrapa Agroenergia, 20 anos de ciência para a bio Embrapa Agroenergia, 20 anos de ciência para a bioeconomia -

Avançam as interfaces da produção agropecuária com outros setores da economia, exigindo novas abordagens científicas, maior integração de conhecimentos e arranjos institucionais mais complexos 

Maurício Antônio Lopes — pesquisador e ex-presidente da Embrapa

A trajetória da pesquisa agropecuária no Brasil é, em grande medida, uma história de sucesso construída a partir do enfrentamento aos desafios agronômicos típicos dos sistemas de produção vegetal e animal. Ao longo de décadas, ganhos expressivos de produtividade e eficiência foram alcançados com base no domínio de fatores como solo, clima, genética e manejo. Esse processo estruturou uma agricultura altamente competitiva em ambientes tropicais e projetou o Brasil como referência internacional em agricultura tropical, com contribuição relevante para a segurança alimen...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embrapa-agroenergia-20-anos-de-ciencia-para-a-bioeconomia/

#agroenergia #agropecuária #Bioeconomia #Ciência #Economia #Embrapa #MaurícioAntônioLopes
Brasil e Líbano ampliam trocas comerciais - No a Brasil e Líbano ampliam trocas comerciais -

No acumulado deste ano, tanto exportações quanto importações estão em crescimento em relação a 2025. Corrente de comércio soma US$ 171 milhões.

Exportações e importações do Brasil com o Líbano registram expansão entre janeiro e abril deste ano em comparação com o mesmo período de 2025. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) organizados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, nos quatro primeiros meses do ano, o Brasil exportou US$ 170,8 milhões ao Líbano, em alta de 8,1% na comparação com os quatro primeiros meses do ano passado.

As importações somam US$ 842 milhões, em alta de 39,2%. O saldo é superavitário ao Brasil em US$ 169,9 milhões e a corrente de comércio soma US$ 171,6 milhões.

Os principais prod...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/brasil-e-libano-ampliam-trocas-comerciais/

#Brasil #comércio #Exportação #importação #Líbano
Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na pecuária com o Brasil -

Embaixador Bolat Nussupov se reúne em ministério para negociar implementação prática de acordo bilateral

O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, e o Secretário de Cooperação Ministério de Agricultura e Pecuária, Augusto Billy, se reuniram, nesta terça-feira (26), tendo como ponto principal do encontro as negociações da implementação prática do Memorando de Entendimento e Cooperação na área de agricultura e pecuária. O documento foi assinado em 11 de maio deste ano em Astana, entre o Ministério da Agricultura do Cazaquistão e o Ministério Federal da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Nussopov e Billy discutiram as possibilidades de criação, entre os dois países, de um Grupo de Trabalho conjunto, composto por representantes dos ministérios e órgãos competentes de ambos os países, bem como de associaçõe...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/cazaquistao-discute-questoes-de-cooperacao-nas-areas-da-agricultura-e-da-pecuaria/

#Agricultura #BolatNussupov #Brasil #Cazaquistão #Embaixador #ministério #Pecuária #secretário
Dia da África: Brasil amplia agenda de integração Dia da África: Brasil amplia agenda de integração com o continente -

País faz acordos com Angola, Nigéria, Moçambique e África do Sul

Esta segunda-feira (25) marca o Dia da África, continente com o qual o Brasil tem intensificado as relações no atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O movimento faz parte de um esforço para diversificar os parceiros comerciais, além de reforçar laços culturais, diplomáticos, científicos e históricos com os africanos.

Lula fez sete viagens à África na atual gestão, sendo duas à África do Sul, além de Angola, São Tomé e Príncipe, Egito, Etiópia e Moçambique. Nos últimos três anos, o Brasil tem firmado acordos com países africanos em áreas como agricultura, aviação civil, defesa, saúde, educação, turismo, entre outros.

Pelo outro lado, Lula recebeu neste mandato, em Brasília, seis chefes de Es...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/dia-da-africa-brasil-amplia-agenda-de-integracao-com-o-continente/

#África #ÁfricadoSul #Angola #Brasil #integração #LuizInácioLuladaSilva #Lula #Moçambique
Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Brasília -

Embaixadora Maria Laura da Rocha preside evento onde se discutiu a expansão de parcerias em diversos setores. O investimento russo acumulado no Brasil atingiu aproximadamente US$ 2 bilhões

Embaixadora Maria Laura da Rocha, e o Ministro Maksim Reshetnikov

A Secretária-Geral das Relações Exteriores do Brasil, Maria Laura da Rocha, e o Ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maksim Reshetnikov presidiram, nesta segund...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/comissao-brasil-russia-realiza-sessao-plenaria-em-brasilia/

#Brasil #Brasília #COMISSÃO #MaksimReshetnikov #MariaLauradaRocha #ministro #plenária #Rússia
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In