Além do Brasil, viajantes de países como EUA, Israel, Albânia e Emirados Árabes também serão afetados se medida for aprovada.
Os países-membros da União Europeia (UE) assinaram nesta sexta-feira (9) um acordo para instaurar um novo procedimento de segurança a viajantes de países isentos de vistos, como é o caso dos brasileiros. Se a medida for aprovada, cidadãos de países como o Brasil, Estados Unidos, Israel, Albânia e Emirados Árabes Unidos terão de preencher um formulário online solicitando uma autorização prévia para viajar para o continente e pagar 5 euros. Se obtida, a permissão será válida por três anos.
Segundo divulgado pela France Presse, o objetivo da medida é comparar as informações fornecidas pelos viajantes com bases de dados da União Europeia e traçar um perfil das pessoas que apresentam “um risco de migração irregular ou de segurança”.
Denominado de ETIAS, o sistema foi criado para que a União Europeia reforce a segurança nas suas fronteiras, detectando antes de sua saída para a Europa alguns indivíduos potencialmente perigosos. O ETIAS também deve reduzir os casos de entradas negadas na fronteira, após chegada no local de destino. Depois da decisão desta sexta, a medida passará pela avaliação do Parlamento Europeu. Estima-se que o novo sistema esteja vigente a partir de 2020.