Ricardo Santin, da Associação Brasileira de Proteína Animal, é o primeiro brasileiro a comandar a instituição máxima do setor, com associados que representam 73% da produção mundial de carne de aves.
O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin (na imagem acima), foi eleito o novo presidente do Conselho Internacional da Avicultura (IPC, na sigla em inglês). Santin, que já ocupava a vice-presidência da instituição, será o primeiro brasileiro a comandar o IPC. Eleito na sexta-feira (01), terá ao seu lado o vice-presidente Richard Griffths, do British Poultry Council, e o tesoureiro Jim Summer, do USA Poultry and Egg Export Council.
Entre seus objetivos à frente do IPC estão reforçar a presença global da instituição, focada em questões referentes aos desafios sanitários, sobretudo Influenza Aviária; fortalecimento da imagem da cadeia avícola e da representatividade do IPC junto aos principais órgãos internacionais.
O IPC foi fundado em 2005. Representa associações e empresas que correspondem a 73% da produção mundial de carne de aves, que é de aproximadamente 130 milhões de toneladas, e de mais de 86% da exportação avícola global em um setor com um Produto Interno Bruto (PIB) superior a US$ 220 bilhões anuais.
“É uma honra e um grande desafio assumir a presidência do IPC, em um momento especialmente importante para os rumos da avicultura global. Temos questões intrassetoriais a serem superadas e temas que avançam sobre a cadeia alimentar global. Neste sentido, trabalharemos para construir, de forma uníssona, soluções que alcancem todos os elos da cadeia produtiva dentro de seu propósito de produzir alimentos de forma ampla e democrática, auxiliando a segurança alimentar global e reafirmando o papel desta fundamental proteína”, avalia Santin.
Fonte: ANBA