A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília publicou nota nesta quarta (26) em que o governo dos EUA diz receber “com entusiasmo” a decisão da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, OCDE, de abrir discussões de adesão com Brasil, Argentina e outros quatro países.
Em nota à imprensa, o governo americano diz que “os EUA expressaram, pública e privadamente, seu apoio aos esforços do Brasil para buscar a adesão à OCDE. Como disse o secretário Blinken (foto) na reunião ministerial da OCDE em outubro , os Estados Unidos estão comprometidos em ver a organização continuar a crescer mais forte”.
Como parte do próximo passo no processo, o Brasil e os demais países serão convidados a confirmar sua adesão aos valores, à visão e às prioridades compartilhadas pelos membros da OCDE – incluindo a preservação da liberdade individual, os valores da democracia, o Estado de Direito e a proteção dos direitos humanos; o valor de economias de mercado abertas, competitivas, sustentáveis e transparentes”, acrescenta o texto. A entidade também iniciará análise sobre o ingresso de Argentina, Peru, Croácia, Bulgária e Romênia.
“À medida que respostas positivas forem recebidas, o Brasil e os demais países iniciarão um processo de avaliação rigoroso e aprofundado, que requer que a legislação, políticas e práticas se enquadrem às normas da OCDE. Os EUA esperam trabalhar em conjunto com nossos colegas para apoiar o Brasil neste processo e em seus esforços para cumprir os requisitos de adesão. Por meio da OCDE, trabalhamos com democracias semelhantes para promover o crescimento econômico, a prosperidade e o desenvolvimento sustentável para melhorar a vida de nossos cidadãos e de pessoas em todo o mundo”, esclarece a nota oficial da embaixada americana.