São Paulo – As Olimpíadas de Tóquio começam nesta sexta-feira (23) e nesta primeira fase dos jogos o Brasil enfrenta Arábia Saudita, Tunísia, Egito, Marrocos, e Jordânia em modalidades distintas. A seleção brasileira de vôlei masculino estreia contra a Tunísia nesta sexta-feira às 23h pelo horário de Brasília.
Na madrugada do dia 25, Egito e Brasil se enfrentam no judô masculino (categoria abaixo de 66 kg). A disputa é entre o brasileiro Daniel Cargnin e o egípcio Mohamed Abdelmawgoud. No mesmo dia, às 23h, a brasileira Milena Titoneli enfrenta a jordaniana Julyana Al-Sadeq no taekwondo feminino (categoria abaixo de 67 kg). No dia 27, às 3h, Brasil e Marrocos se enfrentam no vôlei de praia masculino.
No futebol masculino, o Brasil encontra a Arábia Saudita na terceira rodada da primeira fase do Grupo D, no dia 28, às 5h. Contra a Costa do Marfim, a Arábia Saudita perdeu de 2×1 na primeira rodada. O Egito também compete no futebol masculino pelo grupo C, e empatou com a Espanha na primeira rodada (0x0).
Todos os 22 países árabes participam do maior evento do esporte mundial em pelo menos uma modalidade. Alguns árabes estão entre as menores delegações desta edição das Olimpíadas. Com apenas dois atletas competindo estão Mauritânia (atletismo) e Somália (boxe e atletismo); Ilhas Comores enviou três atletas (atletismo e judô); com quatro atletas, Djibuti (atletismo, judô e natação), Iraque (remo, tiro e atletismo) e Líbia (remo, natação, judô e atletismo); e com cinco atletas na competição, Emirados Árabes Unidos (atletismo, natação, tiro e judô), Omã (atletismo, natação, tiro e levantamento de peso), Palestina (judô, natação, atletismo e levantamento de peso), Iêmen (atletismo, tiro, natação e judô) e Sudão (natação, judô, remo e atletismo).
O Líbano leva seis atletas nas modalidades de natação, atletismo, judô, levantamento de peso e tiro. A Síria também conta com seis atletas entre natação, hipismo, atletismo, tênis de mesa, triatlo e levantamento de peso.
O Kuwait leva 10 atletas para competir no atletismo, remo, tiro, natação e karatê. A Jordânia tem 14 atletas nos jogos e participa do karatê, boxe, natação, hipismo, atletismo, taekwondo e judô. Com 16 atletas, o Catar participa do atletismo, vôlei de praia, judô, levantamento de peso, natação, tiro e remo.
O Bahrein conta com 32 atletas, entre a seleção masculina de handebol e atletas do atletismo, boxe, tiro e natação. O time de handebol do Bahrein enfrenta o time egípcio às 23h do dia 30 de julho pelo horário de Brasília.
Com 33 atletas, a Arábia Saudita participa do futebol, atletismo, levantamento de peso, remo, tênis de mesa, tiro, judô, karatê e natação.
A Argélia leva 44 atletas de esportes individuais, como atletismo, luta livre, judô, boxe, esgrima e natação. Com 48 atletas, o Marrocos participa no boxe, atletismo, hipismo, surfe, taekwondo, ciclismo, vôlei de praia, esgrima, triatlo, remo, golfe, canoagem, tiro, levantamento de peso e karatê.
A Tunísia leva 63 atletas que competem no vôlei, luta livre, atletismo, esgrima, levantamento de peso, hipismo, canoagem, tiro, tiro com arco, judô, remo, tênis de mesa, vela, natação, boxe, entre outras modalidades.
O Egito conta com 142 atletas em sua delegação e participa de modalidades como natação artística, esgrima, tiro, judô, karatê, tênis de mesa, luta livre, atletismo, saltos ornamentais, futebol, taekwondo, tiro com arco, canoagem, handebol, badminton, entre outras.
Na Equipe Olímpica de Refugiados, dez dos 29 atletas são sírios, entre iranianos, afegãos, venezuelanos, congoleses e outros atletas que tiveram que sair de seus países e disputam sem nacionalidade. Os refugiados sírios competem no judô, natação, badminton, boxe, karatê, ciclismo e luta livre.
O Brasil conta com delegação de 307 atletas e participa do futebol, vôlei, atletismo, ginástica rítmica, ginástica artística, judô, vela, levantamento de peso, hipismo, skate, ciclismo, triatlo, natação, vôlei de praia, handebol, rugby de sete, pentatlo moderno, badminton, tiro com arco, boxe, luta livre, entre outros.
As informações são do site oficial das Olimpíadas de Tóquio.