Embaixador Suresh Reddy tratou da parceira bilateral que já dura 76 anos, e os desafios e dificuldades enfrentados pelas empresas indianas de TI que atuam no mercado brasileiro, em reunião no MTE.
O embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, acompanhado de um grupo de empresários da indústria de tecnologia digital indiana, foi recebido, em Brasília, no dia 25, pelo secretário executivo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Francisco Macena. O tema central da reunião foi a importância da cooperação entre os dois países, que já dura 76 anos, e as oportunidades para ampliar essa parceria.
Durante o encontro, Reddy ressaltou os investimentos indianos no Brasil, especialmente em empresas de TI e formação de engenheiros e tecnólogos. Ele destacou a necessidade de aprofundar essa cooperação para trazer benefícios mútuos, principalmente em termos de geração de empregos e transferência de conhecimento. “Queremos ampliar o fluxo de comércio entre os dois países e tornar o Brasil um centro de distribuição da indústria indiana na América Latina”, afirmou Reddy. Ele citou a expansão da Tata, que tem a expectativa de dobrar o número de trabalhadores no Brasil, hoje em 5.000 pessoas.
O secretário executivo Francisco Macena enfatizou que o Brasil pode aprender com a experiência indiana, especialmente na área de qualificação profissional. Ele sugeriu repensar as trilhas de formação existentes no país para aproveitar as tecnologias e metodologias indianas. A Índia, com sua forte indústria de software e desenvolvimento tecnológico, pode oferecer valiosas lições e práticas que podem ser adaptadas ao contexto brasileiro.
A transferência de conhecimento e tecnologia foi um dos pontos em destaque, com análises de como as empresas indianas, líderes em áreas como inteligência artificial, blockchain e cibersegurança, podem colaborar com o Brasil para fortalecer esses setores.
Os participantes discutiram ainda os desafios enfrentados pelas empresas indianas de TI que atuam no Brasil. Segundo eles, a pandemia impulsionou o trabalho remoto, resultando na perda de talentos locais para empresas estrangeiras.
Macena reiterou a proposta de criação de um grupo de trabalho, envolvendo diversos ministérios brasileiros, com a finalidade de discutir com empresários e o governo indiano as principais dificuldades para a instalação de empresas no Brasil e as medidas necessárias para dinamizar o processo de investimento.
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego.