• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 27 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Brasil

Brasil deve aproveitar G20 para projetar sua política externa

por Embassy News
14 de janeiro de 2024
em Brasil
Tempo de Leitura: 5 mins
A A
Brasil deve aproveitar G20 para projetar sua política externa - © Marcelo Camargo/Agência Brasil

Brasil deve aproveitar G20 para projetar sua política externa - © Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil deve aproveitar a presidência do G20, este ano, para projetar os seus objetivos de política externa, como a defesa da reforma do Fundo Monetário Internacional (FMI) e a busca por consolidar o país como liderança na luta contra as mudanças climáticas e pela transição energética.  

O G20 é considerado o principal fórum global sobre finanças e economia, e foi definido como prioridade máxima da agenda internacional do governo brasileiro. Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidência do grupo, possivelmente, é a maior responsabilidade internacional do Brasil. 

Tatiana Berringer coordena a relação da sociedade civil com a Trilha de Finanças do G20 – Foto: Albino Oliveira

“É a importância política de uma projeção da própria imagem do Brasil, do próprio papel que o Brasil pode ter no cenário internacional. O G20 é hoje considerado o principal fórum multilateral de debate de economia política, de temas sociais e dos temas que tangenciam a transição climática. E o Brasil liderar isso, e poder trazer também a sua marca, acho que é uma questão de grande relevância”, destacou a Tatiana Berringer, que coordena a relação da sociedade civil com a Trilha de Finanças do G20, do Ministério da Fazenda. 

Na presidência do bloco pela primeira vez na história, o Brasil sedia as reuniões do G20 que começam na quinta-feira (18). Estão previstos cerca de 120 eventos ao longo do ano até a cúpula final dos chefes de Estado do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.

Criado em 1999 para articular respostas às crises financeiras que assolavam países como o México e a Coreia do Sul, o G20 se fortaleceu após a crise financeira de 2008 e, atualmente, reúne as 19 maiores economias do planeta, mais a União Europeia e a União Africana, que entrou no grupo no ano passado. O G20 agora tem cerca de 100 nações envolvidas.

Prioridades 

O Brasil definiu três prioridades na presidência do G20, o combate à fome, à pobreza e a desigualdade; as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) e a reforma da governança global. 

O coordenador do Grupo de Reflexão sobre o G20 no Brasil, da Universidade de Brasília (UnB), Roberto Goulart Menezes, acredita que o Brasil saberá aproveitar as reuniões para projetar seus objetivos de política externa, mas pondera que essa projeção tem limites, que são fixados pelos compromissos firmados nos encontros anteriores e por aqueles previstos para próximo encontro do bloco em 2025, na África do Sul. 

“A agenda do G20 não pode sofrer um cavalo de pau. Ou seja, a margem de manobra para o Brasil utilizar o G20 financeiro como palco para seus objetivos de política externa é bem limitada”, alerta o professor de Relações Internacionais da UnB. 

Menezes explicou que a construção de consensos dentro do bloco é um processo lento. “Os países estão tentando coordenar posições. Então, às vezes você tem um tema novo na agenda, mas que demora 6 ou 10 anos para esse tema se materializar porque não há consenso”. 

FMI e Banco Mundial 

Em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2023, o presidente Lula defendeu a reforma do FMI e do Banco Mundial. “No ano passado, o FMI disponibilizou US$ 160 bilhões em direitos especiais de saque para países europeus, e apenas US$ 34 bilhões para países africanos. A representação desigual e distorcida na direção do FMI e do Banco Mundial é inaceitável”, criticou.

Professor Roberto Menezes coordena o Grupo de Reflexão sobre o G20 no Brasil – Foto: Arquivo Pessoal

O professor Roberto Menezes acredita que o Brasil, em parceria com outras nações como China, Rússia, Índia e África do Sul, deve manter a pressão por uma reforma nos bancos internacionais, que sempre são presididos pelos Estados Unidos ou por países da Europa. 

“Ou seja, tentar quebrar essa dobradinha dos poderosos, entre Estados Unidos e a União Europeia. Os Estados Unidos não, mas a Europa está sobrerepresentada no FMI. Já passou o tempo de a Europa perder essa posição”, destacou o especialista, lembrando que os bancos refletem o poder econômico dos países, com os Estados Unidos com poder de veto no FMI. 

Menezes acrescentou que o Brasil deve trabalhar com a recém-chegada União Africana nesse sentido. “É claro que o Brasil vai trabalhar para que a União Africana ajude a aumentar a pressão sobre a União Europeia e sobre os Estados Unidos”, avalia. 

Professor Roberto Menezes coordena o Grupo de Reflexão sobre o G20 no Brasil – Foto: Arquivo Pessoal

Mudanças climáticas 

Outro tema prioritário do Brasil é a transição energética. Para Menezes, o Brasil deve pressionar para facilitar o acesso aos recursos dos fundos climáticos. 

“Existem quatro fundos globais, que têm cerca de U$S 11 bilhões, que são exatamente para financiar a mitigação das mudanças climáticas. O Brasil, então, diz ‘olha, os fundos estão lá, mas para conseguir acessar o fundo é muito difícil’”, destacou. 

O tema também deve ser destaque porque a presidência do Brasil no G20 termina poucos meses antes do início da presidência do Brasil na Conferência para Mudanças Climáticas da ONU de 2025 (COP30), em Belém. 

G20 Social 

O Brasil também definiu como prioridade a promoção da participação da sociedade civil no G20, que terá uma cúpula exclusiva para sociedade civil organizada, que deve ocorrer antes da cúpula dos chefes de Estado.

Responsável por coordenar o debate da sociedade civil sobre as questões financeiras discutidas no grupo, Tatiana Berringer disse que a ideia é expandir a discussão para a sociedade. 

“Temos essa prioridade de traduzir também os temas financeiros, que são o núcleo duro do debate, para a população, a sociedade civil, os movimentos populares, as organizações não governamentais, de uma maneira mais clara, mostrando, inclusive, o impacto que existe na vida cotidiana dessas decisões, dessas discussões”, destacou a representante do Ministério da Fazenda.

Fonte: Isto é Dinheiro

Tags: BrasilFMIG20políticaPolítica Externa
Notícia Anterior

Diplomatas se reúnem em Davos para discutir “fórmula da paz” proposta pela Ucrânia

Próxima Notícia

Benefícios do consumo moderado de vinho para a saúde

Notícias Relacionadas

Brasil

Embaixador do Japão é condecorado em Goiás

26 de maio de 2026
Brasil

Brasil dará 2.600 bolsas para mestrado e doutorado a estudantes africanos

26 de maio de 2026
Brasil

Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na pecuária com o Brasil

26 de maio de 2026
Próxima Notícia

Benefícios do consumo moderado de vinho para a saúde

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Embaixador do Japão é condecorado em Goiás - Nog Embaixador do Japão é condecorado em Goiás -

Noguchi Yasushi recebe medalha da assembleia legislativa do estado

O embaixador Noguchi Yasushi foi agraciado, no último sábado (23/5), com a Medalha de Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), a mais alta honraria concedida pela casa.

A medalha foi entregue pelas mãos do Deputado Estadual Delegado Eduardo Prado, autor da proposta da homenagem. O tributo é um reconhecimento da ALEGO às relevantes missões internacionais realizadas pelo embaixador e sua expressiva atuação no fortalecimento das relações bilaterais entre Japão e Brasil.

Na mesma cerimônia, a ALEGO também concedeu a medalha de mérito à Ricardo Shimabukuro, presidente da Associação Nipo Brasileira de Goiás (ANBG), além de prestar homenagem a 120 pessoas ligadas à entidade, que completa 70 an...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embaixador-do-japao-e-condecorado-em-goias/

#ALEGRO #Câmara #Condecoração #Goiás #Japão #legislativa #Medalha #NoguchiYasushi
Embrapa Agroenergia, 20 anos de ciência para a bio Embrapa Agroenergia, 20 anos de ciência para a bioeconomia -

Avançam as interfaces da produção agropecuária com outros setores da economia, exigindo novas abordagens científicas, maior integração de conhecimentos e arranjos institucionais mais complexos 

Maurício Antônio Lopes — pesquisador e ex-presidente da Embrapa

A trajetória da pesquisa agropecuária no Brasil é, em grande medida, uma história de sucesso construída a partir do enfrentamento aos desafios agronômicos típicos dos sistemas de produção vegetal e animal. Ao longo de décadas, ganhos expressivos de produtividade e eficiência foram alcançados com base no domínio de fatores como solo, clima, genética e manejo. Esse processo estruturou uma agricultura altamente competitiva em ambientes tropicais e projetou o Brasil como referência internacional em agricultura tropical, com contribuição relevante para a segurança alimen...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embrapa-agroenergia-20-anos-de-ciencia-para-a-bioeconomia/

#agroenergia #agropecuária #Bioeconomia #Ciência #Economia #Embrapa #MaurícioAntônioLopes
Brasil e Líbano ampliam trocas comerciais - No a Brasil e Líbano ampliam trocas comerciais -

No acumulado deste ano, tanto exportações quanto importações estão em crescimento em relação a 2025. Corrente de comércio soma US$ 171 milhões.

Exportações e importações do Brasil com o Líbano registram expansão entre janeiro e abril deste ano em comparação com o mesmo período de 2025. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) organizados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, nos quatro primeiros meses do ano, o Brasil exportou US$ 170,8 milhões ao Líbano, em alta de 8,1% na comparação com os quatro primeiros meses do ano passado.

As importações somam US$ 842 milhões, em alta de 39,2%. O saldo é superavitário ao Brasil em US$ 169,9 milhões e a corrente de comércio soma US$ 171,6 milhões.

Os principais prod...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/brasil-e-libano-ampliam-trocas-comerciais/

#Brasil #comércio #Exportação #importação #Líbano
Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na pecuária com o Brasil -

Embaixador Bolat Nussupov se reúne em ministério para negociar implementação prática de acordo bilateral

O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, e o Secretário de Cooperação Ministério de Agricultura e Pecuária, Augusto Billy, se reuniram, nesta terça-feira (26), tendo como ponto principal do encontro as negociações da implementação prática do Memorando de Entendimento e Cooperação na área de agricultura e pecuária. O documento foi assinado em 11 de maio deste ano em Astana, entre o Ministério da Agricultura do Cazaquistão e o Ministério Federal da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Nussopov e Billy discutiram as possibilidades de criação, entre os dois países, de um Grupo de Trabalho conjunto, composto por representantes dos ministérios e órgãos competentes de ambos os países, bem como de associaçõe...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/cazaquistao-discute-questoes-de-cooperacao-nas-areas-da-agricultura-e-da-pecuaria/

#Agricultura #BolatNussupov #Brasil #Cazaquistão #Embaixador #ministério #Pecuária #secretário
Dia da África: Brasil amplia agenda de integração Dia da África: Brasil amplia agenda de integração com o continente -

País faz acordos com Angola, Nigéria, Moçambique e África do Sul

Esta segunda-feira (25) marca o Dia da África, continente com o qual o Brasil tem intensificado as relações no atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O movimento faz parte de um esforço para diversificar os parceiros comerciais, além de reforçar laços culturais, diplomáticos, científicos e históricos com os africanos.

Lula fez sete viagens à África na atual gestão, sendo duas à África do Sul, além de Angola, São Tomé e Príncipe, Egito, Etiópia e Moçambique. Nos últimos três anos, o Brasil tem firmado acordos com países africanos em áreas como agricultura, aviação civil, defesa, saúde, educação, turismo, entre outros.

Pelo outro lado, Lula recebeu neste mandato, em Brasília, seis chefes de Es...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/dia-da-africa-brasil-amplia-agenda-de-integracao-com-o-continente/

#África #ÁfricadoSul #Angola #Brasil #integração #LuizInácioLuladaSilva #Lula #Moçambique
Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Brasília -

Embaixadora Maria Laura da Rocha preside evento onde se discutiu a expansão de parcerias em diversos setores. O investimento russo acumulado no Brasil atingiu aproximadamente US$ 2 bilhões

Embaixadora Maria Laura da Rocha, e o Ministro Maksim Reshetnikov

A Secretária-Geral das Relações Exteriores do Brasil, Maria Laura da Rocha, e o Ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maksim Reshetnikov presidiram, nesta segund...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/comissao-brasil-russia-realiza-sessao-plenaria-em-brasilia/

#Brasil #Brasília #COMISSÃO #MaksimReshetnikov #MariaLauradaRocha #ministro #plenária #Rússia
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In