A Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) elevou o Brasil ao status de Parceiro de Diálogo Setorial do bloco. Em seguida à decisão, tomada em agosto, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), organizaram a Missão ASEAN para percorrer países do bloco para avançar na implementação da parceria de de 19 a 30 de setembro.
De acordo com informações da ApexBrasil, a Missão acontece no contexto de avanço da parceria bilateral entre o Brasil e o bloco econômico. A decisão tomada em agosto, significa a elevação do Brasil, que passou de Parceiro de Diálogos Estratégicos a Parceiro de Diálogo Estratégico Setorial da ASEAN. Isto significa a possibilidade de aprofundamento do relacionamento bilateral por meio de um plano de trabalho que inclua discussões de políticas comerciais e de integração econômica e tecnológica com o bloco.
A delegação é chefiada pelo Enviado Especial do Brasil à ASEAN, Embaixador Piragibe Tarragô, e conta com a participação do Diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos, Embaixador Alex Giacomeli, e do Representante do Escritório da ApexBrasil Sul, Gabriel Isaacsson. Até 30 de setembro, a Missão prospectiva e institucional, com uma delegação de 40 representantes de setores – como proteína animal, energia, petróleo e gás e aviação – irá percorrer quatro países do bloco: Filipinas, Indonésia, Singapura e Malásia.
A ASEAN é um parceiro-chave para a economia brasileira. Entre 2016 e 2021, o fluxo de comércio bilateral teve aumento de 91%, passando de USD 15,1 bilhões para USD 28,9 bilhões. No primeiro semestre de 2022, chegou a USD 16,6 bilhões, valor 21,3% superior ao registrado no mesmo período de 2021.
Com informações da ApexBrasil