O presidente Joe Biden e o presidente Jair Bolsonaro se reuniram nessa quinta-feira (9) para reafirmar a importância estratégica da relação entre o Brasil e os Estados Unidos, duas das maiores democracias do mundo. Num momento em que o mundo enfrenta uma sequência de crises, como a guerra da Rússia na Ucrânia, aquecimento global e recuperação pós-pandêmica, a parceria entre o Brasil e os Estados Unidos é vital para os esforços internacionais no enfrentamento da crise climática e garantia da paz.
Os líderes se comprometeram a continuar a colaboração em assuntos comerciais, incluindo o apoio dos EUA à candidatura do Brasil à OCDE. Os presidentes também discutiram como nossos países devem trabalhar juntos para facilitar o desenvolvimento sustentável na Bacia Amazônica para reduzir drasticamente o desmatamento, coordenar estreitamente com o Conselho de Segurança da ONU sobre a invasão da Rússia na Ucrânia e apoiar o fortalecimento contínuo da democracia.
Relações bilaterais – A forte relação que existe há mais de 200 anos entre Brasil e EUA segue firme e com um olhar para um futuro de prosperidade comum e sustentável. Esse foi o clima do encontro entre os presidentes Presidente Joe Biden e Jair Messias Bolsonaro durante a Cúpula das Américas. O interesse mútuo pelo bem dos povos predomina, e o Brasil e os EUA têm uma longa história de construção pelo bem das Américas, que perdura por todos os governos.
Os dois líderes das duas maiores democracias do hemisfério discutiram uma variedade de questões, incluindo como promover a paz, a estabilidade e a prosperidade econômica e compromissos ambientais em ambos os países e na região.
Com informações da embaixada dos EUA