A UNESCO designou ontem (30) 66 municípios em diferentes continentes para integrar a Rede Global de Cidades Criativas. Belo Horizonte (MG), na categoria gastronomia, e Fortaleza (CE), na categoria design, estão entre as escolhidas. As outras cidades brasileiras que já faziam parte da lista são Paraty (RJ), Salvador (BA), Brasília (DF), Belém (PA), Curitiba (PR), Santos (SP), João Pessoa (PB) e Florianópolis (SC). Confira aqui a lista divulgada hoje pela UNESCO.
Criada em 2004, a Rede promove a cooperação internacional dentro e entre municípios de zonas urbanas que investem na cultura e na criatividade como aceleradoras do desenvolvimento sustentável, a fim de transformar as cidades em locais mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
“Em todo o mundo, essas cidades, cada uma a seu modo, fazem da cultura o seu pilar, e não um acessório de sua estratégia”, afirma a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay. “Isso favorece a inovação política e social e é particularmente importante para as gerações jovens”.
Com seu comprometimento, as cidades e o projeto da UNESCO funcionam como um laboratório de ideias e de práticas inovadoras, trazendo contribuições concretas para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas. As cidades integrantes promovem a criação de políticas públicas e de projetos de base, com a participação de todos os cidadãos, incluindo mulheres, jovens e grupos vulneráveis.
A cidade de Santos (SP) vai sediar o próximo encontro anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, em 2020. O tema será a demonstração do poder da criatividade e da cultura como fatores de desenvolvimento social, urbano e econômico sustentável para redução das desigualdades no mundo.
Dia Mundial das Cidades
A divulgação faz parte da comemoração do Dia Mundial das Cidades, celebrado pela UNESCO hoje, 31 de outubro. O tema deste ano, Changing the World: Innovations and Better Life for Future Generations, será o assunto de uma conferência promovida em Paris, França, pela Organização.
Os principais objetivos do Dia Mundial das Cidades 2019 são: aumentar a conscientização sobre como as inovações digitais podem ser usadas para a prestação de serviços urbanos, a fim de melhorar a qualidade de vida e melhorar o ambiente urbano; mostrar novas tecnologias inovadoras que podem criar cidades mais inclusivas; apresentar oportunidades para geração de energia renovável nas cidades; e explorar como as tecnologias inovadoras podem promover a inclusão social nas cidades.
O próximo encontro anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO será em 2020, na cidade de Santos (SP). A cidade do litoral paulista concorreu para sediar o encontro com outros dois municípios, Belém (PA) e Puebla, no México. O assunto do próximo ano será a demonstração do poder da criatividade e da cultura como fatores de desenvolvimento social, urbano e econômico sustentável para redução das desigualdades no mundo.