Diplomatas recebem alunos de escola pública para conhecerem a cultura, a gastronomia e a história do país
As crianças da Escola Classe 206 Sul tiveram a oportunidade de conhecer, nesta sexta-feira (07), a cultura de Belarus, um país na Europa Oriental, dentro do programa “Embaixadas de Portas Abertas”. Com a ajuda de diplomatas elas jogaram, dançaram músicas nacionais belarussas, visitaram o Museu da Cultura e prepararam panquecas na sede diplomática daquele país. O programa é coordenado pela Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal. SERINTER.
Os estudantes puderam aprender muitas coisas novas sobre esse país e até mesmo algumas palavras do idioma belarusso! No final do evento, cada uma das crianças pôde cozinhar o verdadeiro “dranik” – panqueca de batata belarusso.
Um dos principais aspectos da reunião com os alunos, representantes da escola e SERINTER foi a demonstração dos valores belarussos sobre a paz, a hospitalidade e a alma aberta do povo de Belarus.
Além disso, os diplomatas de Belarus informaram que o Governo do Distrito Federal está trabalhando em aspectos de cooperação como educação, esportes e cultura, além de um projeto de intercâmbio de estudantes. Existe também o transporte elétrico belarusso na capital brasileira em operação de teste e, possivelmente, o lançamento de uma ligação aérea direta Minsk-Brasília no futuro.