Partido aliado pode perder maioria histórica na região
A Baviera, um dos estados mais ricos da Alemanha, realiza eleições legislativas regionais neste domingo (14), em uma votação que se apresenta como um duro teste para aliados da chanceler Angela Merkel.A União Social-Cristã (CSU), parceira do partido de Merkel, a conservadora União Democrata-Cristã (CDU), manteve a maioria absoluta no Parlamento da Baviera nos últimos 56 anos, com exceção de cinco, mas pode perder essa vantagem nas eleições deste domingo.
Segundo as últimas pesquisas, a CSU aparece com pouco menos de 35% das intenções de voto, o que a forçaria a buscar alianças para governar. O Partido Social-Democrata (SPD), de centro-esquerda e que também integra a base aliada de Merkel, tem pouco mais de 10% e deve perder o posto de segunda força na região.Esse papel pode ficar com os Verdes, que aparecem com quase 20% do eleitorado. Já a legenda de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD) está tecnicamente empatada com o SPD. Cerca de 9,5 milhões de eleitores estão habilitados a votar.
A CSU pode perder apoio tanto entre os ultraconservadores, que migraram para o AfD e seu discurso anti-imigração e anti-Islã, como entre fatias do eleitorado liberal que se aproximaram dos Verdes. Especula-se que um mau desempenho nas urnas possa custar o posto do ministro do Interior, Horst Seehofer, um dos expoentes da CSU e que quase derrubou o governo Merkel para forçá-la a endurecer suas políticas migratórias.”Claro que eu espero por um bom resultado da CSU, mas sei que não vivemos tempos fáceis”, disse a chanceler na última sexta-feira (12). (ANSA)