Acidente ocorreu em horário de pico, e, segundo autoridades catalãs, os vagões estavam cheios. Segundo companhia ferroviária, os dois trens bateram de frente
Por G1
Uma pessoa morreu em uma batida de dois trens perto de Barcelona, na Espanha, nesta sexta-feira (8). Outros 19 passageiros ficaram feridos, três deles em estado grave, informaram as autoridades de proteção civil da Catalunha.
O serviço de Proteção Civil confirmou que a condutora de um dos trens, uma mulher de 26 anos, morreu no acidente. As equipes de resgate só conseguiram retirar todos os feridos por volta das 18h (de Brasília), quase três horas depois da batida.
De acordo com a companhia estatal de trens Renfe, a informação preliminar é de que as duas composições bateram de frente. Até as 18h (de Brasília) desta sexta-feira, não se sabia o que causou a colisão.
Uma testemunha ouvida pela rede de televisão catalã 3/24 disse que vários passageiros caíram com a força do impacto.
Como o acidente envolveu trens que conectam o centro de Barcelona à periferia em horário de pico, as duas composições estavam bastante cheias, afirmou o chefe do Serviço de Gestão do Risco e Planejamento, Joan Gràcia. Veículos do tipo costumam acomodar passageiros de pé.
O local do acidente é considerado de difícil acesso, segundo a imprensa catalã. Oito ambulâncias e 18 bombeiros atenderam as vítimas.
Mesma linha sofreu acidente em novembro
Um dos trens acidentados nesta sexta-feira pertencia à linha R4 do sistema de trens urbanos Rodalies – a mesma que, em 20 de novembro, sofreu um descarrilamento que matou uma pessoa e feriu 49. As autoridades locais atribuem o acidente a um deslizamento de terra causado pelas chuvas intensas na região.