A visita protocolar à Prefeitura fez parte da agenda das autoridades à Cidade. Entre outros destinos percorridos estiveram o Porto de Santos, terminais portuários, empresas privadas, Alfândega, Associação Comercial de Santos e Museu do Café. A visita também fez alusão aos 100 anos da vinda do Rei Alberto I e Rainha Elizabeth Santos em Santos.
As autoridades estrangeiras foram recidas no Salão Nobre Esmeraldo Tarquinio pelo secretário de Turismo, Odair Gonzalez e pelo Presidente da Fundação Parque Tecnológico, Omar Silva Júnior. Após discursos de boas-vindas, as autoridades trocaram presentes e tiraram fotos oficiais. Na ocasião, o historiador Sérgio Willians relatou algumas curiosidades da relação entre os dois países, como a visita do Rei Alberto à Cidade, em 1920, o que gerou grande participação popular, já que o rei tinha fama de herói de guerra. Willians comentou, inclusive, que uma das principais avenidas da Ponta da Praia leva o nome do Rei Alberto I.
Para o embaixador Hermann, a visita a Santos tem um valor especial. “Viemos para um compromisso importante no âmbito da tecnologia, pesquisa e logística. Também objetivamos criar oportunidades para companhias da Bélgica e empresas de Santos firmarem parcerias comerciais. Mas, pessoalmente, esta visita teve algo de especial: há uma relação familiar com esta terra, meu avô viveu no Rio de Janeiro e em Santos entre 1915 e 1921, então cresci conhecendo histórias daqui e ouvindo palavras em português”.