Parlamentar foi buscar a aproximação das relações comerciais do Brasil com o país
O senador Irajá Silvestre (PSD) fez parte da delegação oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na viagem à China. De acordo com o parlamentar, o objetivo da viagem foi é estreitar uma agenda de trabalho para ampliar as relações comerciais entre os países. Irajá é presidente no Senado de um projeto de resolução (PRS 11/2023) que criou a Frente Parlamentar de Relacionamento com o Brics, grupo de países em desenvolvimento do qual fazem parte Rússia, Índia, China e África do Sul, além do Brasil. Irajá esteve ao lado de oito ministros, quatro governadores, 19 deputados federais e outros 7 senadores.
A China é o principal destino das produções de 14 estados brasileiros, entre eles o Tocantins, que envia 54% de tudo que é exportado para o país asiático. “A nossa ideia é estreitar uma agenda de trabalho para ampliar as relações comerciais entre os países”, comentou o senador.
De acordo com o relatório da comissão que aprovou a Frente Parlamentar de Relacionamento com o Brics, o bloco “tem um potencial estrutural para se tornar um bloco bastante influente na governança global, através da atuação do NBD visando atenuar o desequilíbrio de poder que existe hoje nas instituições multilaterais, favorecendo a consolidação de um sistema verdadeiramente multipolar”.
Assista ao vídeo onde o parlamentar faz um balanço da viagem à China