A Ex-ministra da Cultura francesa foi indicada nesta sexta-feira (13) para o cargo de diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, UNESCO. O conselho executivo de 58 membros decidiu indicar Audrey Azoulay em substituição à búlgara Irina Bokova. A indicação será submetida, em 10 de novembro, ao voto da Conferência Geral que reúne todos os 195 Estados-membros da organização a cada dois anos.
Após cinco rodadas de votação iniciadas em 9 de outubro, o presidente do conselho, o alemão Michael Worbs, anunciou o resultado, cumprimentando Azoulay. “Sua experiência anterior como ministra governamental e em outras posições nacionais e internacionais dá a você a expertise, competência e profundidade de conhecimento necessários caso seja encarregada da liderança suprema de nossa organização”, disse ele.
Nascida em 1972, Audrey Azoulay atuou como ministra da Cultura da França de fevereiro de 2016 a maio de 2017. Ela é formada em administração pública pela Escola Nacional de Administração da França, tem MBA pela Universidade de Lancaster (Reino Unido) e um diploma em ciência política pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po).
Os Estados-membros da UNESCO apresentaram nove candidatos para o cargo: Polad Bülbüloglu (Azerbaijão), Qian Tang (China), Moushira Khattab (Egito), Audrey Azoulay (França), Juan Alfonso Fuentes Soria (Guatemala), Saleh Al-Hasnawi (Iraque), Vera El-Khoury Lacoeuilhe (Líbano), Hamad bin Abdulaziz Al-Kawari (Qatar) e Pham Sanh Chau (Vietnã).
Fonte: ONUBr