• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 16 abril , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Mundo

Armênia e Azerbaijão encontram o caminho para a paz

por Embassy News
11 de agosto de 2025
em Mundo
Tempo de Leitura: 2 mins
A A
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, à esquerda, e o armênio Nikol Pashinyan assinam acordo de paz junto ao presidente estadunidense, Donald Trump / Foto: Eyepress via Reuters Connect

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, à esquerda, e o armênio Nikol Pashinyan assinam acordo de paz junto ao presidente estadunidense, Donald Trump / Foto: Eyepress via Reuters Connect

Assinatura de acordo conclui negociações para encerrar quase 40 anos de conflito é comemorado pela UE e pelo Brasil

A União Europeia celebrou o acordo de paz entre o Azerbaijão e a Armênia, assinado no dia 08, em Washington (USA). Segundo o texto, o bloco “acolhe calorosamente” a reunião entre o Presidente  Ilham Aliyev, do Azerbaijão, e o Primeiro-Ministro Nikol Pashinyan, da Armênia e saúda igualmente a assinatura do Acordo de Paz e Estabelecimento de Relações Interestatais entre os dois países.

O governo brasileiro também emitiu comunicado felicitando os governos da Armênia e do Azerbaijão pela assinatura da declaração conjunta pelos líderes dos dois países e pela aposição das rubricas de seus chanceleres no Acordo de Paz e Estabelecimento de Relações Interestatais. O evento marca um avanço significativo no caminho para a normalização plena das relações entre as duas nações, após décadas de tensões e conflitos.

O texto oficial divulgado pela União Europeia diz que “Conforme comunicado em diversas ocasiões a ambos os líderes, incluindo mais recentemente à margem da cúpula da CPE em Tirana, em maio de 2025, o Presidente Costa e a Presidente von der Leyen têm se sentido sinceramente encorajados pelas medidas decisivas tomadas pelos líderes azerbaijanos e armênios em sua trajetória bilateral nos últimos anos, com base também na série anterior de discussões em Bruxelas”.

O Brasil reafirmou seu apoio aos esforços diplomáticos voltados à construção de uma paz duradoura e sustentável na região do sul do Cáucaso. O governo brasileiro expressou ainda sua expectativa de que o acordo seja formalmente assinado e ratificado em breve, consolidando o compromisso dos dois países com a estabilidade regional e o diálogo construtivo.

Por quase quatro décadas, Armênia e Azerbaijão lutaram pelo controle da região de Karabakh, conhecida internacionalmente como Nagorno-Karabakh.As duas nações lutaram pelo controle da região, com múltiplos confrontos violentos que deixaram dezenas de milhares de mortos.

Tags: AcordoArmêniaassinaturaAzerbaijãoBrasilConflitoIlham AliyevNikol PashinyanPazUnião Europeia
Notícia Anterior

Paquistaneses reforçam perdido de atenção internacional para a Caxemira e Jammu

Próxima Notícia

Embaixador do Brasil encontra ministra do Kuwait

Notícias Relacionadas

Mundo

Teatro Bolshoi comemora 250 anos de fundação

28 de março de 2026
Mundo

Acordo Mercosul-UE entra em vigor provisoriamente em maio

24 de março de 2026
Mundo

Liga dos Estados Árabes celebra seu 81º Aniversário

21 de março de 2026
Próxima Notícia

Embaixador do Brasil encontra ministra do Kuwait

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Post do Instagram 17853929589631895 Post do Instagram 17853929589631895
Post do Instagram 18523781110069486 Post do Instagram 18523781110069486
A milonga uruguaia animou a festa nacional do Urug A milonga uruguaia animou a festa nacional do Uruguai em Brasília. A reportagem você vai poder ler na Embassy
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In