O Embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy, reuniu-se com Antônio Barra Torres, Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil (Anvisa). Durante a conversa, foram discutidos o andamento da análise do pedido de aprovação para o uso emergencial da vacina Sputnik V no Brasil, bem como a organização da visita dos especialistas técnicos da Anvisa para as empresas-produtoras do imunizante na Rússia. Foi reafirmado o empenho no fortalecimento da cooperação na área de combate à COVID-19.
A Anvisa inicia, na próxima semana, uma inspeção para verificar as Boas Práticas de Fabricação da produção da vacina Sputnik na Rússia. A Inspeção vai acontecer em duas fábricas diferentes. A primeira ocorre dos dias 15 a 21 de abril com três servidores da Anvisa na fábrica responsável pela produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) e da vacina finalizada.
O objetivo da missão é levantar dados faltantes sobre a produção da vacina que são importantes tanto para a avaliação do uso emergencial como para o processo de importação excepcional para o Brasil.
A segunda inspeção deve acontecer de 19 a 23 de abril na empresa responsável pelas etapas finais de envase e embalagem. A data ainda será confirmada com o laboratório na Rússia. Esta segunda inspeção será feita por outra equipe com dois servidores da Anvisa.
As datas das inspeções foram definidas em função da disponibilidade do Fundo Russo que solicitou que a inspeção tivesse início no dia 15 de abril para que houvesse tempo de preparar a documentação necessária para a condução da inspeção. A Anvisa será uma das primeiras agências estrangeira a inspecionar a fabricação da Sputnik.
Vice-presidência – O Embaixador Alexey Labetskiy esteve, em 07 de abril, em audiência com o Vice-Presidente Hamilton Mourão. Eles discutiram os trabalhos preparatórios para os encontros da Comissão de Alto Nível e da Comissão Intergovernamental de cooperação bilateral, bem como abordaram as perspectivas do desenvolvimento da colaboração entre os dois países na área de saúde, ciência e tecnologia, do aumento do intercâmbio econômico e comercial, expressando sua disposição para continuar trabalhando conjuntamente para fortalecer a parceria estratégica russo-brasileira.