Os recursos serão usados para responder às demandas prioritárias das autoridades de saúde locais para atender os mais vulneráveis na região. Os recursos serão implementados por meio da NPI Expand e sua rede de parceiros.
“Desde o início do estado de emergência da Covid-19, os governos dos EUA e do Brasil têm trabalhado estreitamente juntos para identificar necessidades e ajudar a suprir as diferentes prioridades que surgem na pandemia. Estou muito contente em poder anunciar esses recursos adicionais neste momento de crise”, disse o embaixador Todd Chapman.
A USAID e NPI Expand têm apoiado parceiros locais por meio da “PPA Solidariedade: Resposta à Covid-19 na Amazônia”, iniciativa multisetorial liderada pela USAID, NPI Expand, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e a SITAWI Finanças do Bem. Com aporte inicial de R$ 10,6 milhões da USAID e NPI Expand, a parceria buscou também alavancar recursos com parceiros do setor privado como Alcoa, Bank of America, Beraca, Cargill, Caterpillar, Fundo de Sustentabilidade Hydro, Mineração do Rio do Norte, Suzano e Vale, que contribuíram com cerca de R$ 18,2 milhões para as ações.
Até o momento, a parceria distribuiu cestas básicas e kits de higiene para mais de 14.500 famílias na Amazônia, capacitou mais de 360 profissionais de saúde, doou mais de 308 mil máscaras feitas por costureiras locais e divulgou mensagens educativas de prevenção para mais de 500 mil pessoas na região. A parceria também apoiou mais de 720 empreendedores e 24 empreendimentos locais com serviços de assessoria financeira e de gestão para mitigar os impactos econômicos da Covid-19 na região amazônica.